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Como criar o seu primeiro plug-in para o AutoCAD usando ObjectARX, Visual Studio 2019 e C#Quantidade de visualizações: 389 vezes |
Nesta dica mostrarei passo-a-passo como você pode criar o seu primeiro plug-in para o AutoCAD 2023 usando ObjectARX, Visual Studio 2019 e C#. O primeiro passo é ter em mente que o AutoCAD 2023 requer códigos C# ou VB.NET que têm como alvo o .NET Framework 4.8. Mesmo se a versão do seu .NET Framework for superior a isso, teremos que alterar o alvo para 4.8. Mais adiante eu mostro como isso pode ser feito. Como o tempo passa muito rápido, pode ser que você esteja lendo essa dica com uma instalação do AutoCAD 2024 ou mais recente. Antes de continuar, pesquise a versão do .NET Framework exigida pela sua versão. Então, vamos começar. Na minha máquina eu tenho o AutoCAD 2023, o Visual Studio 2019 (embora eu já tenha o VS 2022, uso a versão 2019 para o desenvolvimento de plug-ins para o AutoCAD e o Revit) e o .NET Framework 5.0. Lembre-se: mais adiante vou mostrar como colocar como target o .NET Framework 4.8. Como instalar o ObjectARX SDK Antes de iniciarmos o desenvolvimento de plug-ins para o AutoCAD, nós precisamos do SDK do ObjectARX. Para fazer o download, acesse a URL https://www.autodesk.com/developer-network/platform-technologies/autocad/objectarx-download e escolha a versão para a sua instalação do AutoCAD. Na minha máquina o diretório "inc" do ObjectARX que contém os assemblies que vamos usar no nosso plug-in está localizado em "C:\Autodesk\ObjectARX\inc". Criando o projeto C# no Visual Studio Inicie o Visual Studio 2019 e vá no menu Arquivo -> Novo -> Projeto. Na janela "Criar um novo projeto", selecione Biblioteca de Classes e marque a linguagem C#. Clique o botão Próximo. Na janela "Configurar seu novo projeto", dê o nome "PrimeiroPluginAutoCAD" para o campo Nome do projeto e, em seguida, escolha o local que você quer salvá-lo. Para este exemplo eu salvei o projeto no diretório "C:\estudos_autocad". Clique o botão Próximo. Na janela "Informações adicionais" nós podemos selecionar a Estrutura de Destino. Se você não tiver o .NET Framework 4.8, escolha a mais superior e recente. Para esta dica eu coloquei .NET 5.0. Mais adiante a gente vai editar o arquivo de configuração do projeto para termos como alvo o .NET Framework 4.8. Clique o botão Criar. Até o momento o nosso plug-in contém o seguinte código: using System; namespace PrimeiroPluginAutoCAD { class Program { static void Main(string[] args) { Veja que ainda está longe do nosso objetivo, mas vamos com calma. Como adicionar referências aos assemblies do ObjectARX SDK Antes de continuarmos nós precisamos resolver as dependências para os assemblies do ObjectARX SDK. Para isso, vá no Gerenciador de Soluções, expanda o item PrimeiroPluginAutoCAD, clique com o botão direito no nó Dependências e escolha a opção Adicionar Referência de Projeto. Na janela Gerenciador de Referências, vá na opção Procurar -> Recente. Clique o botão Procurar e vá até o diretório "C:\Autodesk\ObjectARX\inc". Localize o arquivo AcMgd.dll, selecione-o e clique o botão Adicionar. Faça o mesmo com os arquivos AcDbMgd.dll e AcCoreMgd.dll. Para finalizar, clique o botão Ok na janela Gerenciador de Referências, expanda cada uma das referências que adicionamos e marque a opção Local da Cópia como "não". Código completo para o plug-in do AutoCAD usando ObjectARX, Visual Studio 2019 e C# Já temos tudo que precisamos. Está na hora de escrever o código do Plug-in. Modifique o conteúdo do arquivo Program.cs para a seguinte versão: using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.Geometry; [assembly: CommandClass(typeof(PrimeiroPluginAutoCAD.Class1))] namespace PrimeiroPluginAutoCAD { public class Class1 { [CommandMethod("desenharlinha")] public void HelloCommand() { // acessamos o documento ativo do AutoCAD e a base de dados Document doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; Database db = doc.Database; // criamos uma nova sessão using (Transaction transacao = db.TransactionManager.StartTransaction()) { // acessamos a tabela de blocos para escrita BlockTable tabelaBlocos; tabelaBlocos = transacao.GetObject(db.BlockTableId, OpenMode.ForWrite) as BlockTable; BlockTableRecord regTabelaBlocos; Agora, vá até o diretório "C:\estudos_autocad\PrimeiroPluginAutoCAD" e abra o arquivo PrimeiroPluginAutoCAD.csproj para edição (pode ser no Bloco de Notas, Notepad++, etc). Altere o valor do elemento <TargetFramework> para: <TargetFramework>net48</TargetFramework> Hora de compilar o plug-in. Clique na opção Compilação -> Compilar Solução. Se tudo correu bem você encontrará um arquivo PrimeiroPluginAutoCAD.dll no diretório "C:\estudos_autocad\PrimeiroPluginAutoCAD\", dentro da pasta "bin\Debug\net4.8". Este é o arquivo do nosso plug-in do AutoCAD. Como executar o meu plug-in C# no AutoCAD Agora que já temos o arquivo PrimeiroPluginAutoCAD.dll, abra o AutoCAD e digite NETLOAD na janela de comando e pressione Enter. Na janela Choose .NET Assembly você deverá selecionar o arquivo PrimeiroPluginAutoCAD.dll e clicar o botão Open. Não se assuste com o texto "O autor deste complemento não pôde ser verificado. O que deseja fazer?". Este aviso é muito comum quando estamos instalando plug-ins no AutoCAD. Se você tem certeza que o plug-in foi baixado de uma fonte confiável, basta clicar no botão Sempre Carregar e ir em frente. Agora é só digitar "DESENHARLINHA" na janela de comandos e ver uma linha ser desenhada automaticamente nas coordenadas (0, 0, 0) e (50, 100, 0). Deu tudo certo? Agora é só aprofundar os seus conhecimentos no desenvolvimento de plug-ins para o AutoCAD usando ObjectARX, Visual Studio 2019 e C#. |
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