Você está aqui: Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Paredes - Walls |
Como retornar a quantidade de paredes em um documento do Revit usando o objeto FilteredElementCollector da API do Revit e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 131 vezes |
Em várias situações nós precisamos saber a quantidade de paredes em um documento do Revit. Para isso nós podemos usar o objeto FilteredElementCollector para retornar uma lista de elementos do tipo Wall. O primeiro passo é obter uma referência ao documento atual usando uidoc.Document. De posse do documento nós podemos criar um FilteredElementCollector e usá-lo para obter uma coleção de elementos, fornecendo o tipo DB.Wall para a função OfClass(). O passo final é acessar e retornar o valor da propriedade Count da ICollection retornada. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # faz os imports necessários from Autodesk.Revit import DB, UI # vamos obter uma referência ao Document ativo doc = uidoc.Document # criamos um novo objeto FilteredElementCollector collector = FilteredElementCollector(doc) # obtemos uma coleção com todos os elementos Wall paredes = collector.OfClass(DB.Wall).ToElements() # e mostramos a quantidade de paredes encontrados no documento print("Quantidade de paredes no documento Revit: {0}".format(paredes.Count)) Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos o seguinte resultado: Quantidade de paredes no documento Revit: 2 |
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Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups |
Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 141 vezes |
O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário. Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial. O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa. Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit. Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo") selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo") # obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document grupo = doc.GetElement(selecionado) # vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de # desenho do Revit TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto") ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo") # criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do # grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo") # iniciamos a transação transacao.Start() # copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no # ponto indicado doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) # fechamos a transação transacao.Commit() # e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do # Revit Python Shell novamente __window__.Show() __window__.Topmost = True |
Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 168 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell para pedir para o usuário selecionar somente um elemento na área de desenho do Revit. Note que o objeto Selection é obtido a partir do objeto uidoc, carregado automaticamente pelo Revit Python Shell. Depois que o usuário seleciona o elemento, nós usamos a função doc.GetElement() para receber a referência ao elemento e convertê-la para um elemento real. Então, para finalizar, nós acessamos a propriedade Id do elemento e a exibimos na tela. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um elemento") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do # Revit Python Shell novamente __window__.Show() __window__.Topmost = True # obtemos o elemento a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document elemento = doc.GetElement(selecionado) # e mostramos o resultado print("O id do elemento selecionado é: {0}".format(elemento.Id)) Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos o seguinte resultado: O id do elemento selecionado é: 359410 Veja como usei as funções __window__.Hide(), __window__.Show() e __window__.Topmost = True para ocultar a janela do Revit Python Shell e exibí-la novamente depois que o usuário fizer a seleção do elemento. Sem essas funções essa operação não pode ser realizada. |
Veja mais Dicas e truques de Revit Python Shell |
Dicas e truques de outras linguagens |
C++ Builder - Como obter a quantidade de caracteres em um TEdit usando a função GetTextLen() do C++ Builder |
Quem Somos |
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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