![]() |
|
||||
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Element, Class Element |
Como retornar a caixa delimitadora (BoundingBox) de um elemento do Revit usando a função get_BoundingBox() da API do Revit e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 264 vezes |
Cada elemento do Revit (aqueles que descendem da classe Element) possuem uma caixa retângular 3D associada a eles. Esta caixa delimitadora (ou BoundingBox) tridimensional apresenta as coordenadas de localização e orientação do elemento. Um uso muito interessante da caixa delimitadora de um elemento do Revit é quando queremos calcular a área ou volume de uma parede via programação. Nas dicas de Revit Python Shell aqui do site você encontrará exemplos de como isso pode ser feito. Para retornar a BoundingBox associada a um elemento, nós só precisamos efetuar uma chamada à função get_BoundingBox() do elemento desejado. Isso vai nos retornar um objeto da classe BoundingBoxXYZ. Veja um trecho de código Revit Python Shell no qual pedimos para o usuário selecionar uma parede e retornamos a caixa delimitadora associada. Note o uso das propriedades Max e Min para retornar os pontos máximos e mínimos da BoundingBoxXYZ retornada: # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar uma # parede TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione uma parede") # obtemos uma referência ao objeto Selection do # UIDocument ativo selecao = uidoc.Selection # e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione uma parede") # agora testamos se o usuário realmente selecionou um # elemento if selecionado != None: # vamos obter o elemento selecionado a partir da # referência parede = doc.GetElement(selecionado) # vamos obter o elemento BoundingBoxXYZ bounding_box = parede.get_BoundingBox(None) ...... Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos o seguinte resultado: Você selecionou uma parede. O ponto geométrico mínimo da caixa é: X = 11.18515491529932; Y = 4.5868046877840216; Z = 18.044619422573337 O ponto geométrico máximo da caixa é: X = 25.292766463855756; Y = 5.2429726667866916; Z = 44.291338582678321 |
![]() |
Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups |
Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 241 vezes |
O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário. Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial. O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa. Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit. Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo") selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo") # obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document grupo = doc.GetElement(selecionado) # vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de # desenho do Revit TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto") ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo") ...... |
Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 262 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell para pedir para o usuário selecionar somente um elemento na área de desenho do Revit. Note que o objeto Selection é obtido a partir do objeto uidoc, carregado automaticamente pelo Revit Python Shell. Depois que o usuário seleciona o elemento, nós usamos a função doc.GetElement() para receber a referência ao elemento e convertê-la para um elemento real. Então, para finalizar, nós acessamos a propriedade Id do elemento e a exibimos na tela. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um elemento") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do ...... Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos o seguinte resultado: O id do elemento selecionado é: 359410 Veja como usei as funções __window__.Hide(), __window__.Show() e __window__.Topmost = True para ocultar a janela do Revit Python Shell e exibí-la novamente depois que o usuário fizer a seleção do elemento. Sem essas funções essa operação não pode ser realizada. |
Veja mais Dicas e truques de Revit Python Shell |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |