Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Colunas e Pilares

Como criar colunas e pilares no Revit via programação usando a Revit C# API

Quantidade de visualizações: 310 vezes
Nesta dica eu mostrarei uma das técnicas mais importantes da criação e manipulação de elementos no Revit usando a Revit C# API. Trata-se da criação de colunas e pilares via programação. Esse conhecimento é muito importante, pois nos permite distribuir pilares e colunas de forma mais precisa e baseado em cálculos geométricos mais complexos.

A criação de pilares e colunas no Revit via programação C# é feita por meio da função Create.NewFamilyInstance() do objeto Document, que é obtido com uma chamada a this.ActiveUIDocument.Document. A assinatura da função Create.NewFamilyInstance() que usei neste exemplo pede a posição XYZ na qual a coluna ou pilar será colocada, o símbolo da família, o nível e o tipo da coluna ou pilar (que informei o valor StructuralType.Column).

Durante o código eu informei o id do símbolo da família de coluna ou pilar Pilar de Concreto - Retangular 80 x 50. Você pode ajustar esse id para o tipo que você achar mais adequado. Note ainda o uso de uma função personalizada MetrosParaPes() que recebe as distâncias x e y em metros e as converte para pés. Via programação o Revit só entende medidas em pés, nunca em metros.

Para o posicionamento da coluna ou pilar eu defini a distância de 10 metros para a coordenada x e 5 metros para a coordenada y, saindo da origem (0, 0, 0). Não faz sentido definir um valor para a coordenada z, pois estamos informando os níveis de base e superior para a coluna ou pilar.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using Autodesk.Revit.DB.Architecture;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
       
      // vamos colocar a operação em um bloco try...catch
      try {
        // precisamos do id do símbolo da família de colunas. Para este
        // exemplo eu peguei o id 355634. Na minha instalação do Revit este
        // id se refere a um Pilar de Concreto - Retangular 80 x 50 
        ElementId id_simbolo = new ElementId(355634);
        // agora que já temos o id do símbolo da família, vamos construir
        // um objeto FamilySymbol
        FamilySymbol simbolo = doc.GetElement(id_simbolo) as FamilySymbol;
        
        // e agora a posição do pilar. Como a API C# do Revit trabalha
        // com pés (mesmo se a configuração do documento estiver em
        // metros), nós precisamos converter as coordenadas em metros
        // para pés
        double distancia_x = 10; // em metros
        double distancia_y = 5; // em metros        
        // retornamos um objeto da classe XYZ
        XYZ posicao = new XYZ(MetrosParaPes(distancia_x),
          MetrosParaPes(distancia_y), 0);
        
        // iniciamos a transação
        Transaction transacao = new Transaction(doc);
        transacao.Start("Criação de pilares no Revit");
        
        // é aqui que a mágica acontece. Note que forneci o id 694 para obter
        // e retornar o nível da base para o pilar como um objeto da classe
        // Level
        FamilyInstance coluna = doc.Create.NewFamilyInstance(posicao, simbolo,


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de Revit C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 33 usuários muito felizes estudando em nosso site.