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Como pesquisar um nível por nome no documento Revit e retornar o seu id usando a Revit C# API

Quantidade de visualizações: 221 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função C# chamada retornarIdNivel() que recebe uma string contendo o nome de um nível e retorna um ElementId contendo o id do nível encontrado.

Note que a função também recebe um objeto this.ActiveUIDocument.Document. E é a partir desse objeto que nós criamos um objeto FilteredElementCollector. Então, de posse do filtro, nós o usamos para retornar uma ICollection<Element> contendo todos os elementos do tipo Level.

O passo seguinte foi usar uma query Linq para pesquisar o nível cujo nome foi informado como argumento para a função.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
      
      // vamos pesquisar o nível com o nome desejado
      ElementId idNivel = retornarIdNivel("01 Primeiro", doc);
      
      // e mostramos o resultado
      if (idNivel == ElementId.InvalidElementId) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "O nível com este nome não foi encontrado.");    
      }
      else {
        TaskDialog.Show("Aviso", "O nível pesquisado foi encontrado com o id: " +
          idNivel.ToString());
      }
    }
 
    // função que recebe uma string com o nome do nível, o documento
    // atual e retorna o id do nível encontrado
    private ElementId retornarIdNivel(String nome, Document doc) {
      // primeiro vamos criar um FilteredElementCollector
      FilteredElementCollector collector = new 
        FilteredElementCollector(doc);
      // agora obtemos um ICollection com todos os nívels do documento
      ICollection<Element> niveis = collector.OfClass(typeof(
        Level)).ToElements();
      // usamos uma query Linq para buscar o nível fornecido como argumento
      var query = from element in collector where 
        element.Name == nome select element;

      // agora obtemos o nível cujo nome foi informado
      List<Element> nivel_encontrado = query.ToList<Element>();
      if (nivel_encontrado.Count > 0){
        return nivel_encontrado[0].Id;
      }
      else {
        return new ElementId(-1); // id inválido
      }
    }
      
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# API nós teremos o seguinte resultado:

O nível pesquisado foi encontrado com o id: 694

Se o nível pesquisado não for encontrado, o valor -1 será retornado, e poderemos testar a validade do id usando ElementId.InvalidElementId.

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Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Colunas e Pilares

Como rotacionar colunas e pilares no Revit via programação usando a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 305 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils da Revit C# API para rotacionar uma coluna ou pilar no Revit, tudo isso via programação.

Essa dica é muito útil para programadores Revit C#, pois traz as técnicas necessárias para selecionar um único elemento na área de desenho do Revit, assim como obter sua caixa delimitadora (BoundingBox), seu ponto geométrico central e, o mais importante, fazer a rotação do elemento em seus eixos.

O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar o pilar ou a coluna usando a função PickObject() da classe Selection, que retorna uma Reference. Após a seleção do elemento nós usamos a função GetElement() da classe Document para retornar o elemento como uma variável FamilyInstance, ou seja, uma instância de família do Revit.

De posse da instância de família nós usamos a função get_BoundingBox() para obter e retornar um objeto da classe BoundingBoxXYZ. É esse objeto que usamos para obter o ponto máximo, o ponto mínimo e o ponto geométrico central da coluna ou pilar.

O passo final é usar a função RotateElement() da classe ElementTransformUtils para rotacionar a coluna ou pilar de acordo com o ângulo de rotação desejado. Note que fiz a conversão de ângulos em graus para ângulos em radianos antes de efetuar a rotação.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using Autodesk.Revit.DB.Architecture;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; 
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar uma
      // coluna ou pilar
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione uma coluna ou pilar");
        
      // obtemos uma referência ao objeto Selection do
      // UIDocument ativo
      Selection selecao = uidoc.Selection;
      
      // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento
      Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element,
        "Selecione uma coluna ou pilar");
      
      // agora testamos se o usuário realmente selecionou um
      // elemento
      if (selecionado != null) {
        // vamos obter o elemento selecionado a partir da
        // referência
        FamilyInstance coluna = uidoc.Document.GetElement(selecionado) 
          as FamilyInstance;
        // vamos obter o elemento BoundingBoxXYZ
        BoundingBoxXYZ bounding = coluna.get_BoundingBox(null);
         
        // vamos obter as informações da BoundingBoxXYZ
        // primeiro o ponto mínimo (canto esquerdo inferior e
        // a parte de trás da caixa delimitadora)
        XYZ pontoMinimo = bounding.Min;
        // agora o ponto máximo (canto direito superior e
        // a parte da frente da caixa delimitadora)
        XYZ pontoMaximo = bounding.Max;
        
        // agora obtemos o ponto central da coluna         
        XYZ centro = (pontoMaximo + pontoMinimo) * 0.5;
        // construímos a linha que servirá de eixo de rotação
        Line eixos = Line.CreateBound(centro, centro + XYZ.BasisZ);
        // definimos o ângulo de rotação em graus        
        double angulo_rotacao_graus = 45;
        // convertemos para radianos
        double angulo_rotacao_radianos = angulo_rotacao_graus * (Math.PI / 180);        
        
        // iniciamos a transação
        Transaction transacao = new Transaction(doc);
        transacao.Start("Como rotacionar colunas e pilares no Revit");
        
        // rotacionamos a coluna ou pilar
        ElementTransformUtils.RotateElement(doc, coluna.Id, eixos,
          angulo_rotacao_radianos);
        
        // fazemos o commit da transação
        transacao.Commit();      
     
        // e mostramos o resultado
        TaskDialog.Show("Aviso", "A coluna foi rotacionada com sucesso.");
      }
    }
      
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}



Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Colunas e Pilares

Como listar os tipos de colunas e pilares disponíveis no Revit usando a Revit C# API

Quantidade de visualizações: 248 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos obter e retorna uma lista com as colunas e pilares disponíveis na sua instalação do Revit. Esse passo é muito importante quando precisamos informar o id do símbolo de família, ou seja, o tipo de coluna ou pilar que queremos criar, em um determinado momento, via programação Revit C# API.

O primeiro passo é acessar o documento atual do Revit usando uma chamada à this.ActiveUIDocument.Document. Em seguida nós obtemos um objeto FilteredElementCollector para filtrar e retornar os símbolos de família que se enquadrem na categoria OST_StructuralColumns. Para finalizar, nós convertemos os elementos Element em FamilySymbol.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using Autodesk.Revit.DB.Architecture;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
       
      // vamos obter um FilteredElementCollector contendo apenas
      // elementos que sejam ElementType e pertençam à categoria
      // OST_StructuralColumns
      try {
      FilteredElementCollector elementos = new FilteredElementCollector(doc)
        .WhereElementIsElementType().OfCategory(BuiltInCategory.OST_StructuralColumns);
  
      String lista = "";
      // vamos percorrer os elementos retornados
      foreach(Element elemento in elementos) {
        // vamos converter o Element em FamilySymbol
        FamilySymbol coluna = elemento as FamilySymbol;
        // agora montamos a lista de colunas (ou pilares)
        lista = lista + "Id: " + elemento.Id.IntegerValue + "; Nome: "
            + elemento.Name + "; Tipo: " + elemento.Category.Name +
            "; Família: " + coluna.Family.Name + "\n";
      }
   
      // mostramos o resultado
      TaskDialog.Show("Aviso", lista);
      }
      catch (Exception ex) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: " + ex.Message);
      }
    }
      
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# nós teremos o seguinte resultado:

Id: 12190; Nome: UC305x305x97; Tipo: Pilares estruturais; Família: UC-Universal Columns-Column
Id: 355634; Nome: 80 x 50; Tipo: Pilares estruturais; Família: Pila de Concreto - Retangular
Id: 355636; Nome: 50 x 50; Tipo: Pilares estruturais; Família: Pila de Concreto - Retangular


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção

Como pedir para o usuário selecionar vários elementos no Revit usando a função PickObjects() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 341 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObjects() do objeto Selection da Revit C# API para pedir ao usuário que selecione vários elementos na área de desenho do Revit e então efetuar alguma operação envolvendo todos eles, de uma só vez.

Veja que o objeto Selection é retornado a partir de um UIDocument, que é obtido a partir de uma chamada this.ActiveUIDocument. Então nós chamamos a função PickObjects(), fornecendo o parâmetro ObjectType.Element e guardamos as referências retornadas como um objeto IList.

O passo seguinte é acessar a propriedade Count da IList para mostrar a quantidade de objetos selecionados. Note que é preciso clicar o botão Concluir (fica entre o botão Cancelar e a caixa de seleção Múltiplo) para indicar que o usuário concluiu a seleção e nosso código poder prosseguir.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ou mais elementos");
      
      // obtemos uma referência ao objeto Selection do
      // UIDocument ativo
      Selection selecao = uidoc.Selection;
    
      // e finalmente esperamos que o usuário selecione um ou
      // mais elementos e os guardamos em uma lista
      IList<Reference> selecionados = selecao.PickObjects(ObjectType.Element);
    
      // agora mostramos a quantidade de elementos selecionados
      TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou " + selecionados.Count +
        " elementos.");
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Execute a macro, selecione um ou mais elementos, clique o botão Concluir e você verá uma janela TaskDialog com a seguinte mensagem:

Você selecionou 5 elementos.


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