Você está aqui: Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Níveis - Levels

Como retornar a quantidade de níveis em um documento do Revit usando a Revit C# API

Quantidade de visualizações: 288 vezes
Nesta dica eu mostrarei como podemos contar os níveis em um arquivo do Revit usando a Revit C# API. Para isso nós vamos criar um FilteredElementCollector, passando como argumento o documento atual this.ActiveUIDocument.Document.

Depois de criado o FilteredElementCollector, nós o usamos para retornar uma ICollection<Element> contendo somente os elementos do tipo Level. Para finalizar nós acessamos o valor da propriedade Count do objeto ICollection.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
       
      // criamos um novo objeto FilteredElementCollector
      FilteredElementCollector collector = new FilteredElementCollector(doc);
      
      // obtemos uma coleção com todos os elementos Level
      ICollection<Element> niveis = collector.OfClass(typeof(Level)).ToElements();
     
      // e mostramos a quantidade de níveis encontrados no documento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Quantidade de níveis no documento Revit: " +
        niveis.Count);
    }
 
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# nós teremos o seguinte resultado:

Quantidade de níveis no documento Revit: 6

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Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção

Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 399 vezes
Durante o desenvolvimento de plug-ins e macros para o Revit usando C# e a API do Revit, nós precisamos pedir para o usuário selecionar um elemento e efetuar alguma operação com ele. Para isso nós podemos usar a função PickObject() do objeto Selection.

O objeto Selection é obtido a partir de um UIDocument, que, por sua vez, é obtido usando this.ActiveUIDocument. Após a aquisição do objeto Selection, nós chamamos a função PickObject() e retornamos um objeto Reference, para representar o elemento selecionado pelo usuário na área de desenho do Revit.

Se o objeto Reference retornado for diferente de null, então sabemos que o usuário selecionou o elemento e podemos proseguir com a execução do código do Plug-in ou macro.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um elemento");
      
      // obtemos uma referência ao objeto Selection do
      // UIDocument ativo
      Selection selecao = uidoc.Selection;
    
      // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento
      Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element);
    
      // agora testamos se o usuário realmente selecionou um
      // elemento
      if (selecionado != null) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou um elemento.");  
      }
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}



Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Revit C# Windows Forms

Como criar um formulário Windows Forms a partir do Revit C#

Quantidade de visualizações: 557 vezes
Nesta dica mostrarei os passos necessários para se criar uma aplicação Revit C# contendo uma formulário Windows Forms. O objetivo é demonstrar como o usuário pode interagir com os elementos do formulário para acessar e manipular objetos do Revit a partir de códigos C#.

Antes de continuarmos, veja a janela Windows Forms que criamos logo abaixo:



Veja que temos um formulário contendo 6 Labels e 6 TextBox contendo as coordenadas inicias e finais de uma linha geométrica usada para criar um novo eixo na área de desenho do Revit. Ao informar as coordenadas e clicar o botão Desenhar Eixo, um novo objeto da classe Grid da Revit API é criado e desenhado no documento atual.

Este código é muito útil para iniciantes em programação Revit C# porque mostra como acessar o documento ativo usando ActiveUIDocument e em seguida passar este objeto para uma outra classe C#. De posse deste objeto nós podemos realizar várias tarefas, entre elas criar uma nova linha geométrica usando Line.CreateBound() e, em seguida, criar um novo Grid usando Grid.Create().

Veja o código completo para uma macro chamada Estudos do tipo Aplicativo. Se tiver dificuldades para executar, chama a gente nos contatos na parte superior do site que teremos prazer em ajudá-lo.

Eis a listagem do código C#:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Windows.Forms;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      JanelaPrincipal janela = new JanelaPrincipal();
      janela.uidoc = this.ActiveUIDocument;
      janela.ShowDialog();
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
    this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
    this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
  
  // classe para representar o formulário
  public class JanelaPrincipal : System.Windows.Forms.Form {
    public UIDocument uidoc;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY0;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX1;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY1;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ1;
    
    // construtor da classe
    public JanelaPrincipal() {
      this.Text = "Meu Formulário Revit C# Windows Forms"; // título da janela 
      this.Width = 390; // largura da janela
      this.Height = 240; // altura da janela
      // define a posição atual da janela
      this.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen;
      
      // vamos criar quatro labels e quatro caixas de texto
      Label label1 = new Label();
      label1.Text = "X Inicial:";
      label1.Location = new System.Drawing.Point(20, 20);
      label1.Height = 15;
      label1.Width = 80;

      Label label2 = new Label();
      label2.Text = "Y Inicial:";
      label2.Location = new System.Drawing.Point(120, 20);
      label2.Height = 15;
      label2.Width = 80;
      
      Label label3 = new Label();
      label3.Text = "Z Inicial:";
      label3.Location = new System.Drawing.Point(220, 20);
      label3.Height = 15;
      label3.Width = 80;
      
      txtX0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX0.Location = new System.Drawing.Point(20, 40);
      txtX0.Width = 80;
      txtX0.Height = 15;
      
      txtY0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY0.Location = new System.Drawing.Point(120, 40);
      txtY0.Width = 80;
      txtY0.Height = 15;
      
      txtZ0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ0.Location = new System.Drawing.Point(220, 40);
      txtZ0.Width = 80;
      txtZ0.Height = 15;
      
      Label label4 = new Label();
      label4.Text = "X Final:";
      label4.Location = new System.Drawing.Point(20, 80);
      label4.Height = 15;
      label4.Width = 80;

      Label label5 = new Label();
      label5.Text = "Y Final:";
      label5.Location = new System.Drawing.Point(120, 80);
      label5.Height = 15;
      label5.Width = 80;
      
      Label label6 = new Label();
      label6.Text = "Z Final:";
      label6.Location = new System.Drawing.Point(220, 80);
      label6.Height = 15;
      label6.Width = 80;
      
      txtX1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX1.Location = new System.Drawing.Point(20, 97);
      txtX1.Width = 80;
      txtX1.Height = 15;
      
      txtY1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY1.Location = new System.Drawing.Point(120, 97);
      txtY1.Width = 80;
      txtY1.Height = 15;
      
      txtZ1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ1.Location = new System.Drawing.Point(220, 97);
      txtZ1.Width = 80;
      txtZ1.Height = 15;
      
      // botão que desenha o eixo nas coordenadas indicadas      
      Button button1 = new Button();
      button1.Text = "Desenhar Eixo";
      button1.Location = new System.Drawing.Point(95, 160);
      button1.Width = 150;
      button1.Click += new System.EventHandler(DesenharEixo);
                
      // botão que fecha a janela      
      Button button2 = new Button();
      button2.Text = "Fechar";
      button2.Location = new System.Drawing.Point(265, 160);
      button2.Width = 80;
      button2.Click += new System.EventHandler(FecharJanela);
      
      // adiciona os controles à janela
      this.Controls.Add(label1);
      this.Controls.Add(label2);
      this.Controls.Add(label3);
      this.Controls.Add(label4);
      this.Controls.Add(label5);
      this.Controls.Add(label6);
      this.Controls.Add(txtX0);
      this.Controls.Add(txtY0);
      this.Controls.Add(txtZ0);
      this.Controls.Add(txtX1);
      this.Controls.Add(txtY1);
      this.Controls.Add(txtZ1);
      this.Controls.Add(button1);
      this.Controls.Add(button2);
    }
    
    // função usada para desenhar um novo eixo no documento atual
    private void DesenharEixo(object sender, System.EventArgs e) {
      // primeiro obtemos uma referência ao documento atual
      Document doc = uidoc.Document;
			
      // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo 	
      XYZ inicio = new XYZ(Double.Parse(txtX0.Text), Double.Parse(txtY0.Text),
        Double.Parse(txtZ0.Text));
      XYZ final = new XYZ(Double.Parse(txtX1.Text), Double.Parse(txtY1.Text),
        Double.Parse(txtZ1.Text));
     
      // construímos a linha
      Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final);

      // iniciamos uma nova transação
      using(Transaction t= new Transaction(doc)) {
	t.Start("Criar um novo Grid");
	Grid grid = Grid.Create(doc, linhaGeometrica);
	t.Commit();
      }
    }
    
    // função usada para fechar a janela
    private void FecharJanela(object sender, System.EventArgs e) {
      this.Close();  
    }
  }
}

Não se esqueça de adicionar referências a System.Windows.Forms e System.Drawing. Basta, dentro do SharpDevelop, ir no menu Projeto -> Adicionar Referência.


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas

Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 289 vezes
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ.

O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc.

Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho");
      
      // vamos escolher o tipo de snap
      ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints |
        ObjectSnapTypes.Intersections;
      
      // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na
      // variável ponto, do tipo XYZ
      XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, 
        "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção");

      // acessamos as coordenadas do ponto 
      string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y +
        "\nZ = " + ponto.Z;

      // e mostramos o resultado
      TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + 
        coordenadas);
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com:

As coordenadas do ponto são:
X = 4.7533122
Y = 11.429872
Z = 23.3871198


Veja mais Dicas e truques de Revit C#

Dicas e truques de outras linguagens

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