Você está aqui: Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico |
Como efetuar a troca dos valores de duas variáveis em Portugol - Desafio de Programação Resolvido em PortugolQuantidade de visualizações: 651 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol para ler dois valores A e B, efetuar a troca dos valores de forma que a variável A passe a possuir o valor da variável B, e a variável B passe a possuir o valor da variável A. Apresentar os valores trocados. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor da variável A: 6 Informe o valor da variável B: 3 Valor informado para a variável A: 6 Valor informado para a variável B: 3 Valor da variável A depois da troca: 3 Valor da variável B depois da troca: 6 Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol: |
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Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 150 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell para pedir para o usuário selecionar somente um elemento na área de desenho do Revit. Note que o objeto Selection é obtido a partir do objeto uidoc, carregado automaticamente pelo Revit Python Shell. Depois que o usuário seleciona o elemento, nós usamos a função doc.GetElement() para receber a referência ao elemento e convertê-la para um elemento real. Então, para finalizar, nós acessamos a propriedade Id do elemento e a exibimos na tela. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um elemento") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do # Revit Python Shell novamente __window__.Show() __window__.Topmost = True # obtemos o elemento a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document elemento = doc.GetElement(selecionado) # e mostramos o resultado print("O id do elemento selecionado é: {0}".format(elemento.Id)) Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos o seguinte resultado: O id do elemento selecionado é: 359410 Veja como usei as funções __window__.Hide(), __window__.Show() e __window__.Topmost = True para ocultar a janela do Revit Python Shell e exibí-la novamente depois que o usuário fizer a seleção do elemento. Sem essas funções essa operação não pode ser realizada. |
Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço do..while da linguagem DartQuantidade de visualizações: 1489 vezes |
O laço do...while (faça...enquanto) do Dart é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções ENQUANTO uma condição estiver sendo satisfeita. A diferença entre o laço do...while e o laço while é que o primeiro testa a condição de continuidade no final, enquanto o segundo testa a condição de continuidade no início. Por essa razão, o do...while será executado pelo menos uma vez. Veja um exemplo no qual contamos de 1 até 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- void main() { int cont = 1; // vamos contar de 1 até 10 do { print(cont); cont++; } while (cont <= 10); } A execução deste código mostrará o seguinte resultado: c:\estudos_dart>dart laco_do_while.dart 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja agora um exemplo no qual pedimos para o usuário informar vários valores inteiros e mostraremos a soma. O valor -1 interrompe a leitura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { int valor; // guarda o valor informado pelo usuário int soma = 0; // guarda a soma dos valores do { // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro stdout.write("Digite um número inteiro (-1 para parar): "); valor = int.parse(stdin.readLineSync()); // este valor pode ser somado? if (valor != -1) { soma = soma + valor; } } while (valor != -1); // saímos do laço print("A soma dos valores lidos é $soma"); } Execute este código e você terá um resultado parecido com: c:\estudos_dart>dart laco_do_while.dart Digite um número inteiro (-1 para parar): 5 Digite um número inteiro (-1 para parar): 2 Digite um número inteiro (-1 para parar): 4 Digite um número inteiro (-1 para parar): -1 A soma dos valores lidos é 11 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar métodos e variáveis de classes em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 7770 vezes |
Variáveis e métodos de classe, ao contrário de variáveis e métodos de instâncias, pertencem às classes e não às suas instâncias. Desta forma, uma variável ou método de classe é compartilhado por todos os objetos criados a partir de tal classe. Para que você entenda melhor, o exemplo abaixo mostra uma classe que contém uma variável e um método de classe. Execute o código e veja como o valor de @@quant_clientes é incrementado todas as vezes que um novo objeto da classe Cliente é criado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos criar a classe Cliente class Cliente # variável de classe @@quant_clientes = 0; def initialize @@quant_clientes = @@quant_clientes + 1 end # método de classe def Cliente.obter_quant_clientes @@quant_clientes end end # vamos criar três objetos da classe Cliente cliente1 = Cliente.new cliente2 = Cliente.new cliente3 = Cliente.new # vamos obter a quantidade de clientes criados quant = Cliente.obter_quant_clientes # exibe o resultado puts "Há " + quant.to_s + " clientes criados" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Há 3 clientes criados |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número inteiro aleatório em Ruby usando a função rand() do módulo KernelQuantidade de visualizações: 7495 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rand() do módulo Kernel da linguagem Ruby para gerar um número randômico dentro de uma determinada faixa. No exemplo nós vamos gerar um número aleatório entre 0 e 6 (não incluído). Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # gera um número aleatório entre 0 e 5 numero = rand(6) puts sprintf("O numero aleatório é: %d", \ numero) Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O numero aleatório é: 5 |
Java ::: Pacote java.util ::: Iterator |
Como usar o método next() da interface Iterator do Java para obter o próximo elemento da iteraçãoQuantidade de visualizações: 3841 vezes |
O método next() da interface Iterator é usado quando queremos acessar o próximo elemento de uma iteração. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- E next() Veja que o tipo retornado equivale ao tipo do elemento usado na declaração do iterador. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Iterator; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma ArrayList ArrayList<String> pessoas = new ArrayList(); pessoas.add("Osmar"); pessoas.add("Carlos"); pessoas.add("Fernanda"); // vamos obter um iterador para a lista Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator(); // vamos obter o próximo elemento (neste caso, o primeiro) String s1 = pessoa.next(); System.out.println(s1); // vamos obter o próximo elemento (o segundo) String s2 = pessoa.next(); System.out.println(s2); // vamos obter o próximo elemento (o terceiro) String s3 = pessoa.next(); System.out.println(s3); // vamos obter o próximo elemento (vai dar erro. não há um quarto elemento) String s4 = pessoa.next(); System.out.println(s4); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Osmar Carlos Fernanda Exception in thread "main" java.util.NoSuchElementException at java.util.ArrayList$Itr.next(ArrayList.java:834) at estudos.Estudos.main(Estudos.java:30) Java Result: 1 Veja que o método next() atira uma exceção do tipo NoSuchElementException se o iterador não possuir mais elementos. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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