Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Entidades e Objetos

Como listar todos os objetos na área de desenho do AutoCAD usando as funções entnext e entget da AutoLISP

Quantidade de visualizações: 416 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos listar todos os objetos e entidades na área de desenho do AutoCAD usando as funções entnext e entget da AutoLISP.

A função entnext, quando usada sem argumentos, nos retorna a entidade mais antiga na área de desenho. Quando ela é chamada com um argumento do tipo nome de entidade, ela nos retorna o próximo objeto a partir da entidade recebida.

Dessa forma, ao percorrer todos os objetos do desenho do AutoCAD, nós usamos a função entget para obter a entidade representada por entnext e combinamos as funções cdr, assoc e o valor 0 para acessar o tipo da entidade. Nesse caso o retorno será POINT, LINE, LWPOLYLINE, etc.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

; Esta função permite listar todas as entidades e
; e objetos na área de desenho do AutoCAD usando as
; funções entnext, entget
(defun c:mostrar_objetos()
  (princ "\nObjetos neste desenho:")
  ; primeiro apontamos para a primeira entidade
  ; no desenho usando a função entnext
  (setq nome_entidade (entnext))
  ; enquanto houver mais entidades
  (while nome_entidade


Ao executar este código AutoLISP nós teremos o seguinte resultado:

Objetos neste desenho:
POINT
POINT
POINT
POINT
POINT
POINT
LINE
CIRCLE
LWPOLYLINE

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de AutoLISP

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 42 usuários muito felizes estudando em nosso site.