Você está aqui: AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Ponto, Pontos, Comando POINT |
Como posicionar um ponto em coordenadas polares na área de desenho do AutoCAD usando a função polar da AutoLISPQuantidade de visualizações: 285 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função polar da linguagem AutoLISP para posicionar um ponto na área de desenho do AutoCAD usando coordenadas polares. Para isso nós vamos pedir para o usuário informar o primeiro ponto (usando a função getpoint). Após o usuário informar o primeiro ponto, nós usaremos a função getreal para ler o ângulo em graus e a distância do segundo ponto para o primeiro. Depois de converter os ângulos em graus para ângulos radianos nós chamamos a função polar para retornar as coordenadas x, y e z do segundo ponto. O passo final é chamar o comando POINT e desenhar o ponto na área de desenho do AutoCAD. Note o uso das funções car, cadr e caddr para extrair as coordenadas x, y e z do ponto retornado. Veja o código AutoLISP completo para o exemplo: ; Esta função permite ao usuário informar as ; coordenadas de um ponto na área de desenho do ; AutoCAD e, em seguida, informar o ângulo em graus ; e a distância do segundo ponto. Usamos então a função ; polar da AutoLISP para calcular as coordenadas ; polares do segundo ponto e desenhá-lo. (defun c:posicionar-ponto-polar() ; vamos pedir para o usuário indicar o ; primeiro ponto (setq p (getpoint "\nCoordenadas do primeiro ponto: ")) ; vamos pedir para o usuário indicar o ângulo ; em graus (setq angulo_graus (getreal "\nInforme o ângulo em graus: ")) ; vamos pedir para o usuário indicar a distância (setq distancia (getreal "\nInforme a distância: ")) ; vamos converter ângulos em graus para ângulos Ao executar este código AutoLISP nós teremos o seguinte resultado: Coordenadas do primeiro ponto: [Escolhe o ponto] Informe o ângulo em graus: 25 Informe a distância: 30 [O ponto é desenhado nas coordenadas polares] O ponto foi desenhado nas coordenadas: X = 37.685; Y = 52.5238; Z = 0 |
![]() |
Veja mais Dicas e truques de AutoLISP |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |