Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Ponto, Pontos, Comando POINT

Como posicionar um ponto em coordenadas polares na área de desenho do AutoCAD usando a função polar da AutoLISP

Quantidade de visualizações: 285 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função polar da linguagem AutoLISP para posicionar um ponto na área de desenho do AutoCAD usando coordenadas polares. Para isso nós vamos pedir para o usuário informar o primeiro ponto (usando a função getpoint).

Após o usuário informar o primeiro ponto, nós usaremos a função getreal para ler o ângulo em graus e a distância do segundo ponto para o primeiro. Depois de converter os ângulos em graus para ângulos radianos nós chamamos a função polar para retornar as coordenadas x, y e z do segundo ponto. O passo final é chamar o comando POINT e desenhar o ponto na área de desenho do AutoCAD.

Note o uso das funções car, cadr e caddr para extrair as coordenadas x, y e z do ponto retornado.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

; Esta função permite ao usuário informar as
; coordenadas de um ponto na área de desenho do
; AutoCAD e, em seguida, informar o ângulo em graus
; e a distância do segundo ponto. Usamos então a função
; polar da AutoLISP para calcular as coordenadas
; polares do segundo ponto e desenhá-lo.
(defun c:posicionar-ponto-polar()
  ; vamos pedir para o usuário indicar o
  ; primeiro ponto
  (setq p (getpoint "\nCoordenadas do primeiro ponto: ")) 
   
  ; vamos pedir para o usuário indicar o ângulo
  ; em graus
  (setq angulo_graus (getreal "\nInforme o ângulo em graus: "))
 
  ; vamos pedir para o usuário indicar a distância
  (setq distancia (getreal "\nInforme a distância: "))
 
  ; vamos converter ângulos em graus para ângulos


Ao executar este código AutoLISP nós teremos o seguinte resultado:

Coordenadas do primeiro ponto: [Escolhe o ponto]
Informe o ângulo em graus: 25
Informe a distância: 30
[O ponto é desenhado nas coordenadas polares]
O ponto foi desenhado nas coordenadas: X = 37.685; Y = 52.5238; Z = 0

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de AutoLISP

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 31 usuários muito felizes estudando em nosso site.