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Como retornar todos os elementos de uma list da LISP, exceto o primeiro, usando a função cdrQuantidade de visualizações: 127 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar a função cdr da linguagem LISP para retornar todos os elementos de uma lista, com exceção do primeiro, ou seja, o primeiro elemento não é incluído nos elementos retornados. Veja o código LISP completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; vamos declarar uma lista chamada valores ; contendo 6 números inteiros (let ((terceiro)(nova_lista)(valores (list 5 8 2 3 9 7))) ; vamos mostrar o conteúdo original da lista (format t "A lista original é: ~D" valores) ; agora vamos retornar todos os elementos da ; lista original, exceto o primeiro (setq nova_lista (cdr valores)) ; e mostramos o resultado (format t "~%A nova lista é: ~D" nova_lista) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: A lista original é: (5 8 2 3 9 7) A nova lista é: (8 2 3 9 7) |
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Lisp ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço loop para contar de 1 até 10 em LispQuantidade de visualizações: 576 vezes |
A estrutura de repetição loop da linguagem Common Lisp é o laço mais simples fornecido pela linguagem. Este laço nos permite repetir uma ou mais instruções de código repetidamente, até que o comando return seja encontrado, o que faz com que o laço seja interrompido. Veja no trecho de código abaixo como podemos usar o laço loop da Common Lisp para contar e exibir os valores de 1 até 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ( ; vamos declarar a variável que vamos usar let (numero) ; vamos inicializar a variável com o valor 1 (setq numero 1) ; agora iniciamos o laço (loop ; escrevemos o valor da variável (write numero) ; aumentamos o valor da variável em 1 (setq numero (+ numero 1)) ; provocamos uma quebra de linha (terpri) ; e fazemos o teste da continuidade (when (> numero 10) (return)) ) ) Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja que usamos a macro when para testar o ponto de parada do laço. Note ainda o uso da função terpri da Common Lisp para provocar uma quebra de linha na saída do programa. |
Lisp ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter radianos em graus em LISP - Trigonometria em LISPQuantidade de visualizações: 513 vezes |
Todas as funções trigonométricas em Common Lisp (ou AutoLISP, para programadores AutoCAD) recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin(). Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código LISP: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; programa LISP que converte radianos em graus (let((radianos)(graus)) ; valor em radianos (setq radianos 1.5) ; obtém o valor em graus (setq graus (* radianos (/ 180 pi))) ; mostra o resultado (format t "~F radianos em graus é ~F" radianos graus) ) Ao executarmos este código LISP nós teremos o seguinte resultado: 1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. |
Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de LISP - Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovadoQuantidade de visualizações: 355 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa LISP ou Common Lisp que leia duas notas (como double ou float), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras: 1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado"; 2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame"; 3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado". Sua saída deverá ser parecida com: Informe a primeira nota: 8 Informe a segunda nota: 7.4 A média obtida foi: 7.7 Aprovado Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp (a padronização da linguagem LISP): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; Algoritmo LISP para calcular a média de um aluno ; variáveis que vamos usar no programa (let ((n1)(n2)(media)) ; vamos solicitar as duas notas do aluno (princ "Informe a primeira nota: ") (force-output) (setq n1 (read)) (princ "Informe a segunda nota: ") (force-output) (setq n2 (read)) ; vamos calcular a média aritmética (setq media (/ (+ n1 n2) 2)) (format t "A média obtida foi ~F" media) ; vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado (cond ((< media 4.0) ; reprovado (format t "~%Reprovado")) ((and (>= media 4.0)(< media 7.0)) ; exame (format t "~%Exame")) (t (format t "~%Aprovado")) ) ) |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Evolução das estruturas A alvenaria é das mais antigas técnicas de construção. É também das mais ricas e variadas. Assinale abaixo a opção que não corresponde às "unidades de alvenaria", ou seja, às peças que não constituem a formação da alvenaria: Selecione a resposta: A) Tijolos cerâmicos maciços. B) Blocos de pedra. C) Blocos de concreto. D) Tijolos cerâmicos vazados. E) Peças de madeira. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é o resultado da execução do seguinte código JavaScript?var resultado = Boolean(5 < 3); document.write(resultado); A) true B) NaN C) false D) Um erro de execução Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é o local correto para a inserção de códigos JavaScript em um documento HTML? A) Seção <head> B) Seção <body> C) Os códigos JavaScript podem ser colocados tanto na seção <head> quanto na seção <body> Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão No ambiente corporativo você pode deparar-se com comportamentos ou sinais de condutas antiéticas. Com base nos ensinamentos estudados no livro, qual é a forma mais apropriada de identificar um sinal de comportamento antiético? A) Coletando fatos e comparando-os com padrões éticos. B) A partir da aplicação natural do bom senso. C) Pela observação das pessoas envolvidas que podem esboçar expressões suspeitas. D) A partir de denúncias. E) Questionando diretamente as pessoas com comportamentos suspeitos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Viscosidade dinâmica A viscosidade dinâmica é uma substância dada em função do aumento das tensões de cisalhamento aplicadas à substância. A proporção em que o fluido se deforma em função do tempo é chamada de: A) velocidade do fluido. B) viscosidade do fluido. C) taxa de deformação do fluido. D) densidade do fluido. E) força aplicada ao fluido. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Lisp |
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Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Delphi dados dois pontos no plano cartesiano Java - Como usar null em Java |
Códigos Fonte |
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