Você está aqui: AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção

Como retornar a quantidade de objetos selecionados na área de desenho do AutoCAD usando as funções ssget e sslength da AutoLISP

Quantidade de visualizações: 283 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar as funções ssget e sslength da linguagem AutoLISP para pedir para o usuário selecionar um ou mais objetos na área de desenho do AutoCAD e retornar a quantidade de objetos selecionados.

Veja que o usuário pode selecionar os objetos clicando um por um ou usando a seleção por retângulo (completo ou parcial). No final da seleção o usuário deverá pressionar a tecla Enter para a execução do código AutoLISP continuar.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

; função usada para pedir para o usuário selecionar
; um ou mais objetos na área de desenho do AutoCAD e,
; em seguida, mostrar a quantidade de objetos selecionados
(defun c:selecionar ()
  ; guardamos os objetos selecionados na variável
  ; selecionados
  (setq selecionados (ssget))

  ; usamos a função sslength para retornar a quantidade
  ; de objetos selecionados e guardamos na variável
  ; quant_selecionados  
  (setq quant_selecionados (sslength selecionados))
  
  ; finalmente mostramos o resultado
  (princ (strcat "Você selecionou " 
    (rtos quant_selecionados) " objetos."))
  (princ) 
)

Ao executar este exemplo você terá um resultado parecido com:

Você selecionou 5 objetos.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de AutoLISP

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 40 usuários muito felizes estudando em nosso site.