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Como calcular a equação reduzida da reta em C dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 172 vezes
Nesta dica de C veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código C completo para esta tarefa:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float x1, y1, x2, y2, m, n;
  char sinal;
	
  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  printf("Coordenada x do primeiro ponto: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro ponto: ");
  scanf("%f", &y1);
    
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  printf("Coordenada x do segundo ponto: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo ponto: ");
  scanf("%f", &y2);
    
  sinal = '+';
  // vamos calcular o coeficiente angular da reta
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
  // vamos calcular o coeficiente linear
  n = y1 - (m * x1);
 
  // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if (n < 0){
    sinal = '-';
    n = n * -1;
  }
  
  // mostra a equação reduzida da reta
  printf("Equação reduzida: y = %fx %c %f", m, sinal, n);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

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>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.

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Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como remover um elemento de uma determinada posição do ArrayList do Java usando o método remove()

Quantidade de visualizações: 16657 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível remover elementos em uma determinada posição de um objeto ArrayList usando o seu método remove(). Esta função possui duas assinaturas, uma que recebe uma referência ao elemento a ser excluído e outra que recebe o índice do elemento que queremos excluir. No exemplo a seguir abordarei a segunda assinatura:

Object remove(int index) throws
  IndexOutOfBoundsException 


Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser excluído. O retorno será um objeto Object contendo a referência ao elemento que acabamos de excluir. Se o elemento não for encontrado, um erro IndexOutOfBoundsException será exibido e, a menos que seja tratado, a aplicação Java será fechada.

Veja o código completo a seguir:

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import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
    
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
	
    // Vamos remover o segundo elemento
    String elem = nomes.remove(1);

    System.out.println("O elemento removido foi: "
      + elem); 

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O elemento removido foi: Maria


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string contém uma determinada substring em JavaScript usando a função includes()

Quantidade de visualizações: 2327 vezes
O método includes() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6.

Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto possuir uma substring específica e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase contém a palavra "JavaScript":

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<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>JavaScript 6</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  var frase = "Gosto muito de HTML, PHP e JavaScript";
  
  if(frase.includes("JavaScript")){
    document.writeln("A frase contém a palavra JavaScript");  
  }
  else{
    document.writeln("A frase não contém a palavra JavaScript");  
  }
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém a palavra JavaScript

É importante ter em mente que a função includes() diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C# - Como criar uma classe C# e usar new para criar novas instâncias da mesma

Quantidade de visualizações: 15718 vezes
Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe C# e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.cs):

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public class Pessoa{ 
  public String nome;
  public int idade;
}

Salve o código como Pessoa.cs. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome:

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static void Main(string[] args){ 
  // cria um objeto da classe Pessoa
  Pessoa p = new Pessoa();
  p.nome = "Osmar J. Silva";
  Console.WriteLine(p.nome);
} 

Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução:

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Pessoa p = new Pessoa();

Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em C#.


Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular o determinante de uma matriz 3x3 usando a Método de Sarrus em Python - Python para Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 4611 vezes
Os estudos da Geometria Analítica e Álgebra Linear envolvem, em boa parte de seus cálculos, a magnitude de vetores, ou seja, o módulo, tamanho, comprimento ou intensidade dos vetores. E isso não é diferente em relação às matrizes.

Quando uma matriz é envolvida nos cálculos, com muita frequência precisamos obter o seu determinante, que nada mais é que um número real associado à todas as matrizes quadradas.

Nesta dica mostrarei como obter o determinante de uma matriz quadrada de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas, usando o Método de Sarrus (somente matrizes 3x3). Note que é possível obter o mesmo resultado com o Teorema de Laplace, que não está restrito às matrizes quadradas de ordem 3. Veja também que não considerei as propriedades do determinante, o que, em alguns casos, simplifica muito os cálculos.

Então, vamos supor a seguinte matriz 3x3:



O primeiro passo é copiarmos a primeira e a segunda colunas para o lado direito da matriz. Assim:



Agora dividimos a matriz em dois conjuntos: três linhas diagonais descendentes e três linhas diagonais ascendentes:



Agora é só efetuar cálculos. Multiplicamos e somamos os elementos de cada conjunto, subtraindo o segundo conjunto do primeiro. Veja:

(1 x 5 x 9 + 2 x 6 x 7 + 3 x 4 x 8) - (7 x 5 x 3 + 8 x 6 x 1 + 9 x 4 x 2) = 0

Como podemos ver, o determinante dessa matriz é 0.

E agora veja o código Python no qual declaramos e instanciamos uma matriz 3x3, em seguida, calculamos o seu determinante:

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# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

# função principal do programa
def main():
  # vamos criar uma matriz 3x3
  m = np.array([(1, 2, 3), (2, 5, 2), (1, 3, 1)])
  
  # calcula o determinante usando a Regra de Sarrus
  det = ((m[0][0] * m[1][1] * m[2][2]) + (m[0][1]  
    * m[1][2] * m[2][0]) + (m[0][2] * m[1][0] * m[2][1])) - ((m[2][0] 
    * m[1][1] * m[0][2]) + (m[2][1]  * m[1][2] * m[0][0]) + (m[2][2] 
    * m[1][0] * m[0][1]))
    
  # mostramos o resultado
  print("O determinante da matriz é: %f" % det)
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O determinante da matriz é: 2.0

É possível também obter o determinante de uma matriz (não restrita à dimensão 3x3) usando o método linalg.det() da biblioteca NumPy do Python. Veja o código a seguir:

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# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

# função principal do programa
def main():
  # vamos criar uma matriz 3x3
  m = np.array([(1, 2, 3), (2, 5, 2), (1, 3, 1)])
  
  # calcula o determinante usando apenas NumPy
  det = np.linalg.det(m)
    
  # mostramos o resultado
  print("O determinante da matriz é: %f" % det)
  
if __name__== "__main__":
  main()

Veja que usei a mesma matriz e, usando apenas o método linalg.det() nós obtemos o mesmo resultado.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como obter o maior entre dois valores usando a função Max() do Delphi

Quantidade de visualizações: 15616 vezes
A função Max(), presente na unit Math é útil quando precisamos retornar o maior entre dois valores fornecidos. Veja um exemplo:

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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  a, b, maior: Integer;
begin
  // uses Math

  a := 34;
  b := 17;
  maior := Max(a, b);

  // exibe o resultado
  ShowMessage('O maior valor é: ' + IntToStr(maior));
end;

Note que a função Max() é uma função sobrecarregada, ou seja, os valores fornecidos e o retorno da função podem ser do tipo Integer, Int64, Single, Double ou Extended.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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