Você está aqui: Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar os elementos únicos em um array do NumPy do Python usando a função unique()Quantidade de visualizações: 187 vezes |
Podemos usar a função unique() da biblioteca NumPy do Python quando queremos retornar apenas os elementos únicos de um vetor ou matriz, ou seja, sem as repetições. Veja no código abaixo como isso pode ser feito: Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O array original é: [5 2 1 4 7 7 3 4 5 2] Os elementos únicos são: [1 2 3 4 5 7] |
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PHP ::: PHP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em PHPQuantidade de visualizações: 2323 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando PHP. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código PHP. Veja um trecho de código PHP completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas $matriz = array( array(3, 7, 9), array(2, 4, 1), array(5, 6, 8) ); // guarda a soma dos elementos na diagonal principal $soma_diagonal = 0; // vamos mostrar a matriz da forma que ela // foi informada echo "<br>"; // percorre as linhas for($i = 0; $i < count($matriz); $i++){ // percorre as colunas for($j = 0; $j < count($matriz[0]); $j++){ echo $matriz[$i][$j] . " "; } // passa para a próxima linha da matriz echo "<br>"; } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal // principal for($i = 0; $i < count($matriz); $i++){ for($j = 0; $j < count($matriz[0]); $j++){ if($i == $j){ $soma_diagonal = $soma_diagonal + $matriz[$i][$j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal echo "<br>A soma dos elementos da diagonal principal é: " . $soma_diagonal; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como habilitar ou desabilitar um TEdit usando a função EnableWindow() da API do Windows usando C++ BuilderQuantidade de visualizações: 5964 vezes |
Embora o C++ Builder já nos forneça as ferramentas necessárias para habilitar ou desabilitar um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função EnableWindow() com os valores true ou false. A função EnableWindow() possui a seguinte assinatura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- BOOL EnableWindow( HWND hWnd, BOOL bEnable ); Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e um valor BOOL. Se fornecermos false, a caixa de texto será desabilitada. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos desabilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor false if(EnableWindow(Edit1->Handle, false)){ ShowMessage("A caixa de texto foi desabilitada com sucesso."); } } Para habilitar a caixa de texto novamente, só precisamos fornecer o valor true para o parâmetro bEnable: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos habilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor true if(EnableWindow(Edit1->Handle, true)){ ShowMessage("A caixa de texto foi habilitada com sucesso."); } } É importante observar que o retorno da função EnableWindow será FALSE se tentarmos habilitar uma caixa de texto que já está habilitada ou tentarmos desabilitar uma caixa de texto que já está desabilitada. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante em Ruby usando a função to_f da classe StringQuantidade de visualizações: 6899 vezes |
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo ponto-flutuante (float ou double). Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_f da classe String. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # um número fracionário declarado como string valor = "3.5" # vamos somar este número a um outro resultado = 30 + valor.to_f # exibe o resultado puts resultado Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: 33.5 |
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
Como marcar ou desmarcar uma CheckBox do C# Windows Forms via códigoQuantidade de visualizações: 14280 vezes |
É possível marcar ou desmarcar uma CheckBox do C# Windows Forms via código. Para isso só precisamos manipular sua propriedade Checked. Se quisermos que a CheckBox seja marcada, basta fornecermos o valor true para esta propriedade. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos marcar a CheckBox checkBox1.Checked = true; } Se quisermos desmarcar, basta fornecermos o valor false. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos desmarcar a CheckBox checkBox1.Checked = false; } |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Regras para a escolha de nomes de variáveis e constantes em JavaQuantidade de visualizações: 15426 vezes |
Cada linguagem de programação tem seu conjunto próprio de regras e convenções para os tipos de nomes que você pode usar, e Java não é diferente. As regras e convenções para nomear variáveis em Java são as seguintes: 1) Nomes de variáveis são sensíveis a minúsculas e maiúsculas. Isso quer dizer que "cliente" é diferente de "Cliente". O nome de uma variável pode ser qualquer identificador legal: Uma sequência sem limites de tamanho de letras Unicode e dígitos, começando com uma letra, "$" ou o caractere de sublinhado "_" (underscore). A convenção, contudo, é sempre começar um nome de variável com uma letra e não "$" ou "_". Além disso, por convenção, o caractere $ nunca é usado. Você pode encontrar situações em que nomes gerados automaticamente podem conter o sinal $, mas evite usá-lo sempre que possível. O mesmo acontece com "_". Embora permitido, evite começar nomes de variáveis com "_". Espaços não são permitidos em nomes de variáveis. 2) Caracteres subsequentes podem ser letras, dígitos, $ ou "_". Convenções (e senso comum) se aplicam a esta regra também. Quando escolher nomes para suas variáveis, use nomes completos em vez de abreviações confusas. Isso tornará seu código mais legível. Nomes tais como "cliente", "nota", "quantidade", etc, são bem mais fáceis de entender e lembrar que "cl", "n", "qt", etc. Tenha também em mente que palavras-chaves e palavras reservadas da linguagem não podem ser usadas como nomes de variáveis. 3) Se o nome de variável que você escolher consistir de apenas um palavra, escreva-a toda em letras minúsculas. Ex.: cliente. Se consistir de mais de uma palavra, escreva a primeira letra da segunda palavra usando letra maiúscula. Ex.: nomeCliente. Se o nome for de uma constante, ele deve ser escrito todo em letras maiúsculas. Ex.: MODELO = 102. Se o nome da constante possuir mais de uma palavra, separe-as com o caractere "_". Ex.: NIVEL_BOLETO = 2. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
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C - Como escrever uma função C personalizada que copia os caracteres de uma string para outra string |
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