Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Escreva um programa em Java para ler, calcular e escrever a média aritmética entre dois números - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 346 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa em Java para ler, calcular e escrever a média aritmética entre dois números. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 9 Informe outro número: 2 A média entre os dois números é: 5.5 Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double n1, n2, media; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o primeiro número System.out.print("Informe um número: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos ler o segundo número System.out.print("Informe outro número: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular a média aritmética media = (n1 + n2) / 2; // e mostramos o resultado System.out.println("A média entre os dois números é: " + media); } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de Java - Um programa que solicita ao usuário que informe um número e verifica se tal número é um número perfeitoQuantidade de visualizações: 2636 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que solicita ao usuário que informe um número e verifica se tal número é um número perfeito Pergunta/Tarefa: Em Matemática, um número perfeito é um número inteiro para o qual a soma de todos os seus divisores positivos próprios (excluindo ele mesmo) é igual ao próprio número. Por exemplo, o número 6 é um número perfeito, pois: 6 = 1 + 2 + 3. O próximo número perfeito é o 28, pois 28 = 1 + 2 + 4 + 7 + 14. Todo número perfeito é um número triangular, bem como um número hexagonal. Escreva um programa Java que solicita um número inteiro ao usuário e verifica se tal número é um número perfeito. Sua saída deve ser parecida com: Informe um número: 6 O número informado é um número perfeito. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir que o usuário informe um número System.out.print("Informe um número: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar se o número informado é um número perfeito int soma = 0; // vamos contar de 1 até a metade do número informado for(int i = 1; i <= numero / 2; i++){ if(numero % i == 0){ // o número informado é divisível pelo valor de i? soma = soma + i; } } // a soma é igual ao numero informado? if(soma == numero){ System.out.println("O número informado é um número perfeito."); } else{ System.out.println("O número informado não é um número perfeito."); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangenteQuantidade de visualizações: 391 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente do número aleatório gerado. Sua saída deve ser parecida com: O número gerado foi: 26 O seno do número gerado é: 0.7625584504796028 O cosseno do número gerado é: 0.6469193223286404 A tangente do número gerado é: 1.1787535542062797 O número gerado foi: 40 O seno do número gerado é: 0.7451131604793488 O cosseno do número gerado é: -0.6669380616522619 A tangente do número gerado é: -1.117214930923896 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Random; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_rand; double seno, cosseno, tangente; // vamos gerar o número aleatório na faixa 20-40 Random rand = new Random(); numero_rand = rand.nextInt(21) + 20; System.out.println("O número gerado foi: " + numero_rand); // vamos gerar o seno do número sorteado seno = Math.sin(numero_rand); System.out.println("O seno do número gerado é: " + seno); // vamos gerar o cosseno do número sorteado cosseno = Math.cos(numero_rand); System.out.println("O cosseno do número gerado é: " + cosseno); // agora a tangente do número sorteado tangente = Math.tan(numero_rand); System.out.println("A tangente do número gerado é: " + tangente); } } |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas no Java Swing usando o método drawLine() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 15218 vezes |
O método drawLine() da classe Graphics nos permite desenhar linhas retas. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Neste método, os parâmetros x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Veja um trecho de código no qual desenhamos quatro linhas em um JLabel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar Linhas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ Graphics graphics = label.getGraphics(); // desenha linhas no JLabel graphics.drawLine(10, 15, 100, 10); graphics.drawLine(20, 30, 80, 150); graphics.drawLine(50, 50, 120, 30); graphics.drawLine(100, 100, 310, 100); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual é a forma correta de se declarar uma variável do tipo inteiro em Python? A) valor = int(20) B) valor = 20 C) As formas A e B estão corretas D) valor = integer(20) E) As formas B e D estão corretas Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Locação da obra Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância da construção. Sobre essa etapa, assinale a alternativa que apresenta a afirmação verdadeira. A) A demarcação dos pontos que definem o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica. B) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura. C) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e a execução das fundações. D) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro. E) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Perfil em aço O perfil de aço apresenta diversas características e uma infinidade de composições que podem permanecer resistentes por meio da conexão de diferentes peças mediante conexões. A esse respeito, assinale a alternativa que indica corretamente o elemento de conexão de perfis de aço que oferece a possibilidade de união das peças de uma moldura de aço como se fosse um todo monolítico. A) Rebite. B) Pinos de alta resistência. C) Pinos de aço-carbono. D) Pinos de controle de tensão. E) Solda. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Responsabilidade civil dos prepostos e preponentes De acordo com as definições de preponente, assinale a alternativa correta. A) O preponente responde com o gerente pelos atos que este pratique em seu próprio nome, mas à conta daquele. B) O preposto pode, a qualquer tempo no exercício do seu oficio, fazer-se substituir por alguém de sua confiança no desempenho da preposição. C) Ao preposto não é vedado negociar por conta própria ou de terceiro, tampouco lhe é vedado participar, desde que indiretamente, de operação do mesmo gênero da que lhe foi cometida. D) O gerente não pode estar em juízo em nome do preponente, mesmo que pelas obrigações resultantes do exercício da sua função. E) A responsabilidade dos preponentes pelos atos de quaisquer prepostos, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa, é limitada aos atos autorizados por escrito. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação da Continuidade Uma tubulação vertical de 200mm de diâmetro apresenta, em um pequeno trecho, uma seção contraída de 100mm, onde a pressão é de 1 atm. A 4 metros acima desse ponto, a pressão eleva-se para 18mca. Calcular a velocidade e a vazão no trecho de diâmetro 200mm. Considerar escoamento permanente e sem perda de energia. A) V = 3,91m/s e Q = 0,12m3/s. B) V = 15,64m/s e Q =0,12m3/s. C) V = 3,91m/s e Q = 0,03m3/s. D) V = 15,64m/s e Q = 0,49m3/s. E) V = 2,29m/s e Q = 0,07m3/s. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
C# - Como excluir todos os itens selecionados em uma ListBox de múltipla seleção do C# Windows Forms Python - Como gerar permutações de uma string em Python usando o objeto permutations do módulo Itertools |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |