Forneço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, Delphi, VB.NET
+55 (062) 98553-6711
Forneço ajuda em PHP, Python, C#, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

As maçãs custam R$ 0,30 cada se forem compradas menos do que uma dúzia, e R$ 0,25 se forem compradas pelo menos doze - Exercícios Resolvidos de C#

Quantidade de visualizações: 224 vezes
Pergunta/Tarefa:

As maçãs custam R$ 0,30 cada se forem compradas menos do que uma dúzia, e R$ 0,25 se forem compradas pelo menos doze. Escreva um programa em C# que leia o número de maçãs compradas, calcule e escreva o valor total da compra.

Sua saída deverá ser parecida com:

Quantidade de maçãs compradas: 8
O valor da compra é: R$ 2.4

Quantidade de maçãs compradas: 20
O valor da compra é: R$ 5
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em C#, comentada linha a linha:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // variáveis usadas na resolução do problema
      int quant_macas;
      double valor_total;

      // vamos ler a quantidade de maçãs
      Console.Write("Quantidade de maçãs compradas: ");
      quant_macas = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // é menos de uma dúzia?
      if (quant_macas < 12) {
        valor_total = quant_macas * 0.30;
      }
      else {
        // é igual ou mais que doze?
        valor_total = quant_macas * 0.25;
      }

      // e mostramos o valor da compra
      Console.WriteLine("O valor da compra é: R$ " + valor_total);
      
      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Como testar se um número é potência de dois usando C

Quantidade de visualizações: 444 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 8
O valor 8 é potência de dois
Informe um valor inteiro: 34
O valor 34 não é potência de dois
Informe um valor inteiro: 64
O valor 64 é potência de dois
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função que recebe um número inteiro e informe se ele é
// potência de dois
int is_potencia_dois(int n){
  // usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1
  // é igual a 0
  return (n > 0) && (n & (n - 1)) == 0;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas para 
  int valor;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro
  printf("Informe um valor inteiro: ");
  scanf("%d", &valor);
    
  // vamos testar se o número informado é potência de dois
  if(is_potencia_dois(valor)){
    printf("O valor %d é potência de dois", valor);
  }
  else{
    printf("O valor %d não é potência de dois", valor);
  }
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



CSS ::: Dicas & Truques ::: Media Queries

CSS3 - O que são CSS media queries e como usá-las em suas páginas web para criar designs responsivos

Quantidade de visualizações: 1294 vezes
Os desenvolvedores web acostumados com o CSS2 com certeza vão se lembrar das media types e como as usávamos, ou ainda usamos, para definir o tipo de mídia para a qual uma determinada folha de estilo será aplicada. Com media types é possível, por exemplo, oferecer estilos diferentes dependendo se o tipo de mídia for all, screen ou print, ou seja, todos os tipos (all), somente tela (screen), ou impressão (print).

O CSS3 trouxe ainda mais comodidade por meio das media queries, que, na verdade, são uma extensão das media types. Com as media queries é possível aplicar uma folha de estilo CSS baseado não somente no tipo de mídia, mas também baseado nas características do navegador web, tais como largura e altura do viewport (a área disponível para exibição dos elementos da página web), a largura e altura do dispositivo, sua orientação e resolução, etc.

Veja, por exemplo, como podemos aplicar uma imagem de fundo diferente na página HTML dependendo do tamanho da tela:



E aqui o código completo para a página HTML e as definições CSS:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
<title>Estudando CSS3</title>

<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
 
<style>
/* demais resoluções */
body{
  background-image: url("horizontal.jpg");
  background-repeat: no-repeat;
}

/* max-width (largura máxima)  */
@media screen and (max-width: 600px) {
  body{
    background-image: url("vertical.jpg");
    background-repeat: no-repeat;
  }
} 
</style>

</head>
<body>
 
</body>
</html>

Este exemplo é bem simples, mas dará a você uma idéia de como iniciar hoje o mesmo o uso das media queries em CSS. Note que, se a resolução for no máximo 600px, a página terá como fundo a imagem "vertical.jpg". Se a página for aberta em outras resoluções, a imagem de fundo será "horizontal.jpg".

Abra o exemplo no seu navegador e experimente redimensionar a janela. Veja como a imagem de fundo é trocada automaticamente ao atingir a resolução que definimos para o atributo max-width da media query. Esta técnica é muito utilizada quando queremos criar uma página web responsiva, ou seja, com design responsivo.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas

Quantidade de visualizações: 15157 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas. Se o usuário informar "Osmar J. Silva" seu programa deverá exibir a mensagem:

Seja bem-vindo(a), Osmar J. Silva

Faça duas versões do exercício. Na primeira você deverá usar a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída. Na segunda versão você deverá usar os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane (presente no pacote javax.swing).

Resposta/Solução:

Vamos primeiro à resolução do exercício usando a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
  System.out.print("Informe seu nome: ");
  
  // vamos ler o nome informado
  String nome = entrada.nextLine();

  // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas
  System.out.println("Seja bem-vinda(a), " + nome);
}

Agora veja a resolução usando os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe JOptionPane
  // import javax.swing.JOptionPane;
    
  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
  String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe seu nome");

  // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas
  JOptionPane.showMessageDialog(null, "Seja bem-vinda(a), " + nome);
}



Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros

Como corrigir o erro OperationCanceledException em macros e add-ins do Revit C# API

Quantidade de visualizações: 107 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tratar a exceção OperationCanceledException em macros e plug-ins feitos para o Revit usando a Revit C# API. Esta exceção está no namespace Autodesk.Revit.Exceptions e deve ser declarada por seu nome completo, para não ser confundida com System.OperationCanceledException.

O erro OperationCanceledException ocorre quando uma operação é cancelada de forma inesperada. Por exemplo, no código abaixo nós pedimos para o usuário selecionar um grupo e, em seguida, informar um ponto na área de desenho do Revit para que o grupo seja copiado e colocado no ponto indicado.

Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc, a operação é cancelada automaticamente. O tratamento da exceção OperationCanceledException nos permite reagir a isso, indicando ao usuário o melhor caminho a ser seguido.

O código apresentado aqui já foi visto em dicas e truques sobre a criação e manipulação de grupos de elementos no Revit usando a Revit C# API. No entanto, no código apresentado eu não fiz o tratamento de exceções.

Veja o código Revit C# API completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.DB.Structure;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
 
namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao Document ativo
      Document doc = this.ActiveUIDocument.Document;
      
      // Vamos definir um objeto Reference para guardar
      // o elemento selecionado pelo usuário
      Reference ref_selecionado = null;
  
      // pedimos para o usuário selecionar um grupo
      Selection selecao = this.ActiveUIDocument.Selection;
      
      try {
        ref_selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element,
          "Selecione um grupo");
        Element elem = doc.GetElement(ref_selecionado);
        Group group = elem as Group;
      
        // vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de
        // desenho do Revit
        XYZ ponto = selecao.PickPoint(
          "Selecione um ponto para posicionar o grupo");
      
        // criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do
        // grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário
        Transaction transacao = new Transaction(doc);
        transacao.Start("Copiar Grupo no Revit");
        doc.Create.PlaceGroup(ponto, group.GroupType);
        transacao.Commit();
      
        // mostramos o resultado
        TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso.");
      }
      // Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc
      catch (Autodesk.Revit.Exceptions.OperationCanceledException ex) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: Operação cancelada pelo usuário");
      }
      catch (Exception ex) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: " + ex.Message);
      }
    }
    
    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }
 
    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Se o usuário cancelar a operação, ou seja, não selecionar nenhum grupo (talvez pressionando a tecla Esc), o código reagirá e mostrará a mensagem:

Erro: The user aborted the pick operation.

Se, em vez de selecionar um grupo, o usuário selecionar um outro elemento, então a mensagem de erro será:

Erro: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.


PHP ::: PHP + XML ::: SimpleXML

Como usar a função simplexml_load_file() do PHP para carregar um arquivo XML e convertê-lo em um objeto SimpleXMLElement

Quantidade de visualizações: 4583 vezes
A função simplexml_load_file() pode ser usada quando queremos carregar um arquivo XML e convertê-lo em um objeto da classe SimpleXMLElement. Veja a assinatura desta função:

SimpleXMLElement simplexml_load_file(string $filename [, 
  string $class_name = "SimpleXMLElement" [, int $options = 0 
  [, string $ns = "" [, bool $is_prefix = false]]]])


Este método possui alguns parâmetros que são opcionais. O único parâmetro exigido é o nome e/ou caminho do arquivo XML a ser carregado.

Código para clientes.xml:

<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<cadastro>
  <cliente id="14" ativo="true">
     <nome>Osmar J. Silva</nome>
     <email>osmar@arquivodecodigos.com.br</email>
  </cliente>
  <cliente id="75" ativo="false">
     <nome>Cintia Gomes Arantes</nome>
     <email>cintia@arquivodecodigos.com.br</email>
  </cliente>
</cadastro>


Veja agora como carregar o conteúdo deste arquivo e convertê-lo em um objeto SimpleXMLElement:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?
  $xml = simplexml_load_file("clientes.xml");
  print_r($xml);
?>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

SimpleXMLElement Object ( [cliente] => Array ( 
  [0] => SimpleXMLElement Object ( [@attributes] => Array ( 
  [id] => 14 [ativo] => true ) [nome] => Osmar J. Silva 
  [email] => osmar@arquivodecodigos.net ) [1] => 
  SimpleXMLElement Object ( [@attributes] => Array ( 
  [id] => 75 [ativo] => false ) [nome] => Cintia Gomes Arantes 
  [email] => cintia@arquivodecodigos.net ) ) )


Neste documento XML nós temos dois clientes, ou seja, temos um objeto SimpleXMLElement que contém um array de outros dois objetos SimpleXMLElement (um para cada cliente). Para verificarmos se isso é realmente verdade, veja o trecho de código abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?
  // carrega o arquivo XML e o converte em um objeto SimpleXMLElement
  $xml = simplexml_load_file("clientes.xml");
  
  // vamos mostrar os dados do primeiro cliente
  echo "Nome: " . $xml->cliente[0]->nome . "<br>";
  echo "E-Mail: " . $xml->cliente[0]->email;
?>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Nome: Osmar J. Silva
E-Mail: osmar@arquivodecodigos.com.br



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

Veja mais Dicas e truques de PHP

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 63 usuários muito felizes estudando em nosso site.