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As maçãs custam R$ 0,30 cada se forem compradas menos do que uma dúzia, e R$ 0,25 se forem compradas pelo menos doze - Lista de Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 180 vezes
Pergunta/Tarefa:

As maçãs custam R$ 0,30 cada se forem compradas menos do que uma dúzia, e R$ 0,25 se forem compradas pelo menos doze. Escreva um programa em Java que leia o número de maçãs compradas, calcule e escreva o valor total da compra.

Sua saída deverá ser parecida com:

Quantidade de maçãs compradas: 8
O valor da compra é: R$ 2.4

Quantidade de maçãs compradas: 20
O valor da compra é: R$ 5
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int quant_macas;
    double valor_total;

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a quantidade de maçãs
    System.out.print("Quantidade de maçãs compradas: ");
    quant_macas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

    // é menos de uma dúzia?
    if (quant_macas < 12) {
      valor_total = quant_macas * 0.30;
    }
    else {
      // é igual ou mais que doze?
      valor_total = quant_macas * 0.25;
    }

    // e mostramos o valor da compra
    System.out.println("O valor da compra é: R$ " + valor_total);
  }
}


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Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como testar condições em Python usando a estrutura condicional if...elif...else (se, senão se, senão)

Quantidade de visualizações: 9558 vezes
A instrução condicional if (se) é usada para verificar uma condição na linguagem Python. Se esta condição for verdadeira, um bloco de códigos é executado. Opcionalmente um bloco de códigos pode também ser executado caso a condição seja falsa.

Veja um exemplo:

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def main():
  numero = 10
  valor = int(input("Informe um inteiro: "))
 
  if valor == numero:
    print("Parabéns, você acertou de primeira")
    print("Já tentou a Megasena?")
  elif valor < numero:
    print("Tente um número maior")
  else:
    print("Tente um número menor")
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe um inteiro: 3
Tente um número maior

Observe que as instruções a serem executadas em um bloco são agrupadas por indentação.


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como usar o método prependTo() do jQuery para adicionar todo o conteúdo de um elemento ao final de outro elemento HTML

Quantidade de visualizações: 7090 vezes
O método prependTo() é usado quando queremos adicionar todo o conteúdo dos elementos retornados sob uma determinada condição no início de outro ou outros elementos HTML.

Veja um trecho de código no qual adicionamos o conteúdo de um parágrafo no início de um elemento DIV:

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<script type="text/javascript">
<!--
  function adicionarConteudo(){
    var texto = "Mais uma linha.<br>";
    $("#parag").prependTo("#div_1");
  }
//-->
</script>

O método prependTo() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados TINYINT do MySQL

Quantidade de visualizações: 20374 vezes
O tipo de dados TINYINT do MySQL é usado quando precisamos armazenar valores inteiros que se encaixem na faixa de -128 a 127. Este tipo ocupa 1 byte de espaço (8 bits).

Veja um trecho de código no qual criamos uma tabela MySQL chamada produtos contendo três campos:

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CREATE TABLE produtos(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  categoria TINYINT UNSIGNED NOT NULL,
  nome` VARCHAR(45) NOT NULL,
  PRIMARY KEY(id)
)
ENGINE = InnoDB;


Aqui nós usamos o tipo TINYINT para a categoria do produto. Isso quer dizer que poderemos ter no máximo 127 categorias diferentes no sistema. Mas, note o uso do modificador UNSIGNED após o nome do tipo de dados. Este modificador faz com que o valor seja somente positivo, o que altera a faixa de valores positivos para 0 até 255. Valores negativos não serão permitidos.

Veja agora uma instrução SQL INSERT que insere um novo produto na tabela recém-criada:

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INSERT INTO produtos VALUES(null, 23, 'CAMISETA REGATA AX');

Se o valor fornecido para a categoria estiver fora da faixa permitida para um TINYINT você verá a seguinte mensagem de erro:

Out of range value adjusted for column 'categoria' at row 1 (Erro: 1264)

Vamos verificar o comportamento deste tipo de dados em uma função MySQL? Veja o código que cria uma função somar():

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DELIMITER $$

DROP FUNCTION IF EXISTS somar $$
CREATE FUNCTION somar(a TINYINT, b TINYINT) RETURNS TINYINT
BEGIN
  RETURN a + b;
END $$

DELIMITER ;

Veja que os parâmetros e o retorno da função são do tipo TINYINT. Eis uma demonstração de como chamá-la:

SELECT somar(4, 3) AS soma;

Experimente fornecer valores que, quando somados, excedam a capacidade de um TINYINT e observe o comportamento da função.

Para finalizar, note que é comum informarmos o tipo TINYINT com um valor inteiro em parênteses, por exemplo, TINYINT(2). Este número nos parênteses não interfere em nada nos valores a serem armazenados. Ele é usado para controlar a largura do campo na exibição do valor nos resultados de uma query SELECT ou como um lembrete da quantidade de dígitos a serem usados no campo.


Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layout

Quantidade de visualizações: 1496 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas:

a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void;
b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu.

Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml):

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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/button_send"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:onClick="enviarMensagem"
    />

</LinearLayout>

Veja agora o código Java no MainActivity.java:

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package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.app.AlertDialog;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
  }

  // método público que será chamado ao clicarmos no botão
  public void enviarMensagem(View view) {
    AlertDialog dialogo = new 
      AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
    dialogo.setTitle("Aviso");
    dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
    dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
      new DialogInterface.OnClickListener() {
        public void onClick(DialogInterface dialog, 
          int which){
          dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
        }
      }
    );

    dialogo.show();
  }
}



Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QMainWindow

Como criar a janela principal de uma aplicação Python PyQt usando a classe QMainWindow

Quantidade de visualizações: 1141 vezes
Em geral toda aplicação GUI, ou seja, uma aplicação de interface visual, rodando no Window, Linux, MAC, etc, possui uma janela principal. No PyQt tal janela é criada como uma instância da classe QMainWindow.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do PyQt:

QObject, QPaintDevice
  QWidget
    QMainWindow


Uma janela QMainWindow possui o seu próprio layout, no qual podemos adicionar uma barra de ferramentas QToolBar, um QDockWidget (que serve para controles que "grudam" em lados diferentes da tela), uma barra de menus QMenuBar e uma barra de status QStatusBar.

O layout oferecido pela classe QMainWindow possui uma área central que pode ser ocupada por qualquer tipo de controle visual. É nessa área central que podemos colocar outros tipos de gerenciadores de layouts, que servirão como containers para os componentes visuais da aplicação.

Veja uma aplicação PyQt completa na qual temos uma janela principal QMainWindow e um botão QPushButton. Observe como tiramos proveito da programação orientada em Python para criar uma classe JanelaPrincipal que herda de QMainWindow:

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# vamos importar os módulos necessários
import sys
from PyQt6.QtCore import *
from PyQt6.QtGui import *
from PyQt6.QtWidgets import *

# vamos criar uma classe que herda de QMainWindow
class JanelaPrincipal(QMainWindow):
  # construtor da classe
  def __init__(self):
    super().__init__()

    # definimos o título da janela 
    self.setWindowTitle("Cadastro de Produtos")
    
    # vamos criar um botão QPushButton
    botao = QPushButton("Novo Produto")

    # definimos este botão como o controle central
    # da janela principal
    self.setCentralWidget(botao)

if __name__== "__main__":
  # cria a aplicação
  app = QApplication(sys.argv)

  # cria a janela principal e a coloca visível
  janela_principal = JanelaPrincipal()
  janela_principal.show()

  # executa a aplicação
  app.exec()



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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