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Escreva um programa C para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias - Desafio de Programação Resolvido em CQuantidade de visualizações: 255 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em C, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo; float area_comodo, potencia_total; int quant_lampadas; // vamos ler a potência da lâmpada printf("Informe a potência da lâmpada (em watts): "); scanf("%f", &potencia_lampada); // vamos ler a largura do cômodo printf("Informe a largura do cômodo (em metros): "); scanf("%f", &largura_comodo); // agora vamos ler o comprimento do cômodo printf("Informe o comprimento do cômodo (em metros): "); scanf("%f", &comprimento_comodo); // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo; // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total = area_comodo * 18; // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas = (int)(potencia_total / potencia_lampada); // será necessário no mínimo uma lâmpada if (quant_lampadas == 0) { quant_lampadas = quant_lampadas + 1; } // e mostramos o resultado printf("Serão necessárias %d lâmpadas.", quant_lampadas); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir arquivos em C usando a função remove()Quantidade de visualizações: 19140 vezes |
A função remove(), disponível no header stdio.h, pode ser usada para excluir arquivos. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int remove(const char *filename); Veja que esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser excluído e retorna um valor inteiro. Se o arquivo for excluído com sucesso, o valor 0 será retornado. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // nome do arquivo a ser excluído char *arquivo = "c:\\testes.txt"; // vamos excluir if(remove(arquivo) == 0) printf("Arquivo foi excluido com sucesso."); else printf("Nao foi possivel excluir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sêniorQuantidade de visualizações: 162 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras: a) De 5 a 7 anos - Infantil; b) De 8 a 10 anos - Juvenil; c) De 11 a 15 anos - Adolescente; d) De 16 a 30 anos - Adulto; e) Acima de 30 anos - Sênior. Sua saída deverá ser parecida com: Informe sua idade: 19 Sua categoria é Adulto Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema int idade; // vamos solicitar a idade do nadador printf("Informe sua idade: "); scanf("%d", &idade); // vamos verificar a categoria do nadador if((idade >= 5) && (idade <= 7)) { printf("Sua categoria é Infantil"); } else if((idade >= 8) && (idade <= 10)) { printf("Sua categoria é Juvenil"); } else if((idade >= 11) && (idade <= 15)) { printf("Sua categoria é Adolescente"); } else if((idade >= 16) && (idade <= 30)) { printf("Sua categoria é Adulto"); } else if(idade > 30) { printf("Sua categoria é Sênior"); } else { printf("Não pertence a nenhuma categoria."); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em CQuantidade de visualizações: 1332 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas printf("Informe o valor x da coordenada: "); scanf("%d", &x); printf("Informe o valor y da coordenada: "); scanf("%d", &y); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y); } // a coordenada está na origem else{ printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Postura ética profissional A ética na engenharia envolve muitas questões, entre elas o estudo das decisões, das políticas e dos valores que são moralmente desejáveis na prática dessa profissão. Sendo assim, estudar ética na engenharia tem como objetivo: A) Capacitar os engenheiros a identificarem oportunidades para que seus projetos sejam aceitos. B) Capacitar os engenheiros a enfrentarem a complexidade moral envolvida nas decisões e ações do exercício. C) Priorizar a conformidade com normas técnicas em detrimento de considerações éticas mais amplas. D) Minimizar a importância do consentimento informado em projetos que impactam comunidades locais. E) Priorizar sempre o lucro das empresas sobre os valores éticos na execução de projetos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
O projeto de instalação hidrossanitária Em relação ao histograma, considere as seguintes sentenças: I - Histograma consiste em um gráfico que apresenta a distribuição de frequências de uma variável por meio de retângulos justapostos, feitos sobre as classes dessa variável, sendo que a área de cada retângulo é proporcional à frequência observada da correspondente classe. II - Histogramas são obrigatórios em todos os projetos civis, sendo, inclusive, exigidos pelos órgãos para liberação do habite-se; III - Histogramas são recomendáveis apenas em projetos muito grandes ou de grande complexidade. Assinale a alternativa correta: A) Apenas as sentenças I e II estão corretas. B) Apenas as sentenças II e III estão corretas. C) Apenas a sentença I está correta. D) Apenas a sentença III está correta. E) Todas as sentenças estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Topografia |
Escalas FGV-2015 - Em uma carta topográfica, uma ferrovia de 30 km foi representada por uma linha de 6 cm de comprimento. Assim, é correto afirmar que a escala dessa carta é: A) 1:200.000. B) 1:500.000. C) 1:1.000.000. D) 1:2.000.000. E) 1:5.000.000. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações rasas Uma fundação do tipo radier é, convencionalmente, uma laje de concreto usada quando, EXCETO: A) O solo é mole, com baixa capacidade de carga. B) É necessário combater a sobrepressão hidrostática. C) Há ocorrência de bolsões de solos moles variáveis sob a projeção da estrutura. D) A sapata corrida cobre 40% acima da área de fundação por causa de cargas elevadas de pilares. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Materiais empregados para instalação de água fria e esgoto Em terminais de pias e acessórios embutidos na parede, onde são rosqueadas mangueiras e conexões, é indicada a aplicação de joelhos reforçados, em que a rosca é metálica, embutida sob pressão no PVC. A identificação dessa conexão é por um anel azul em sua face. Em relação ao joelho convencional, que é todo em PVC, a vantagem é: A) estética, uma vez que a face do joelho proporciona um acabamento rente ao azulejo superior à comum. B) econômica pois elimina uma série de outros componentes e conexões. C) o sistema de engate rapido por meio de utilização de anel de vedação junto à rosca. D) o fato de que, com o joelho reforçado, o risco de acontecer trinca resultante de aperto é menor. E) que fica exposta, eliminando o encaixe na alvenaria, diferentemente das comuns. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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