Você está aqui: Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de LISP - Como converter minutos em segundos em LISP usando uma função - Desafio de Programação Resolvido em LispQuantidade de visualizações: 263 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa LISP para converter minutos em segundos. Você deverá criar uma função converter() que receberá, como argumento, um número inteiro representando os minutos e retornará, também como um inteiro, os segundos correspondentes. Os minutos deverão ser informados pelo usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe os minutos: 15 A quantidade de segundos é: 900 Veja a resolução comentada deste exercício em LISP: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; Função usada para converter minutos em segundos (defun converter(minutos) ; vamos declarar as variáveis locais que precisamos (let ((segundos)) ; Fazemos a conversão dos minutos em segundos (setq segundos (* minutos 60)) ; retornamos os segundos segundos ) ) ; Esta é a função principal (defun principal() ; vamos declarar as variáveis locais que precisamos (let ((minutos)(segundos)) ; vamos pedir para o usuário informar os minutos (princ "Informe os minutos: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) (setq minutos (read)) ; agora vamos chamar a função converter() para converter ; os minutos em segundos (setq segundos (converter minutos)) ; E mostramos o resultado (format t "A quantidade de segundos é: ~D" segundos) ) ) ; Auto-executa a função principal() (principal) |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Lisp ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço loop para contar de 1 até 10 em LispQuantidade de visualizações: 591 vezes |
A estrutura de repetição loop da linguagem Common Lisp é o laço mais simples fornecido pela linguagem. Este laço nos permite repetir uma ou mais instruções de código repetidamente, até que o comando return seja encontrado, o que faz com que o laço seja interrompido. Veja no trecho de código abaixo como podemos usar o laço loop da Common Lisp para contar e exibir os valores de 1 até 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ( ; vamos declarar a variável que vamos usar let (numero) ; vamos inicializar a variável com o valor 1 (setq numero 1) ; agora iniciamos o laço (loop ; escrevemos o valor da variável (write numero) ; aumentamos o valor da variável em 1 (setq numero (+ numero 1)) ; provocamos uma quebra de linha (terpri) ; e fazemos o teste da continuidade (when (> numero 10) (return)) ) ) Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja que usamos a macro when para testar o ponto de parada do laço. Note ainda o uso da função terpri da Common Lisp para provocar uma quebra de linha na saída do programa. |
Lisp ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis locais em Lisp usando o comando letQuantidade de visualizações: 677 vezes |
Em várias situações nós gostaríamos de declarar variáveis que serão usadas em um espaço limitado, ou seja, dentro de uma função Common Lisp ou até mesmo em um bloco de código. Entram em cena as variáveis locais. Variáveis locais, como o próprio nome indica, são visíveis apenas dentro do corpo de uma função ou dentro do bloco no qual elas são declaradas. Em Common Lisp as variáveis locais são declaradas usando-se o comando let. Veja um exemplo no qual nós declaramos três variáveis locais e que serão usadas no corpo de uma função Multiplicar(): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; vamos definir a função Multiplicar() (defun Multiplicar() ; vamos usar o comando let para declarar ; três variáveis locais (let ((a 3)(b 9)(produto)) ; agora vamos obter o produto das variáveis ; a e b (setq produto (* a b)) ; e mostramos o resultado (format t "O produto dos dois valores é ~D" produto) ) ) ; chamamos a função Multiplicar() (Multiplicar) Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O produto dos dois valores é 27 Agora veja como podemos declarar variáveis locais dentro de um bloco de código em Common Lisp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; vamos usar o comando let para declarar ; três variáveis locais (dentro de um bloco ; de código) (let ((a 7)(b 5)(produto)) ; agora vamos obter o produto das variáveis ; a e b (setq produto (* a b)) ; e mostramos o resultado (format t "O produto dos dois valores é ~D" produto) ) Execute este código e você terá o seguinte resultado: O produto dos dois valores é 35 Nos dois trechos de código, se tentarmos acessar as variáveis locais fora de seus escopos, nós teremos o seguinte erro: The variable PRODUTO is unbound. |
Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares em LISP - LISP para EngenhariaQuantidade de visualizações: 564 vezes |
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é: __$r = \sqrt{x^2+y2}__$ __$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$ E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; programa LISP que converte Coordenadas Cartesianas ; em Coordenadas Polares (let((x)(y)(raio)(theta)(angulo_graus)) ; vamos ler as coordenadas cartesianas (princ "Valor de x: ") (force-output) (setq x (read)) (princ "Valor de y: ") (force-output) (setq y (read)) ; vamos calcular o raio (setq raio (sqrt (+ (expt x 2) (expt y 2)))) ; agora calculamos o theta (ângulo) em radianos (setq theta (atan y x)) ; queremos o ângulo em graus também (setq angulo_graus (* 180 (/ theta pi))) ; e exibimos o resultado (princ "As Coordenadas Polares são: ") (format t "raio = ~F, theta = ~F, ângulo em graus: ~F" raio theta angulo_graus) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Valor de x: -1 Valor de y: 1 As Coordenadas Polares são: raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0 Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais. |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais As variações de temperatura causam ações nas estruturas. Tanto isso é verdade que é recomendado, em lajes com área grande, as tão conhecidas juntas de dilatação para evitar que ocorram fissuras no concreto devido às deformações causadas pelo carregamento térmico. A ação devido às variações de temperatura é classificada como? A) Ação acidental direta. B) Ação permanente indireta. C) Ação permanente direta. D) Ação acidental indireta. E) Ação excepcional. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares de extremidade O índice de esbeltez de um pilar de extremidade pode ser considerado um parâmetro de verificação da resistência desses elementos à flambagem. Em sua determinação, consideram-se o comprimento equivalente e o raio de giração do pilar. Analise o pilar a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao coeficiente de esbeltez nas direções x e y do referido pilar. A) 50,63 na direção x e 15,5 na direção y. B) 35,75 na direção x e 58,63 na direção y. C) 85,45 na direção x e 25,67 na direção y. D) 71,51 na direção x e 23,84 na direção y. E) 70,35 na direção x e 35,68 na direção y. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Responsabilidade civil no código de defesa do consumidor Um consumidor contrata um eletricista para consertar falhas na instalação elétrica de sua casa. Depois de alguns dias de trabalho e o serviço finalizado, o consumidor percebe que o problema não foi solucionado. Nessa situação, podemos perceber que: A) está presente o fato do serviço ou defeito. B) está presente o fato do serviço, mas também há vício do serviço. C) ocorreu vício do serviço. D) há vício do produto. E) ocorreu fato do produto ou defeito. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Sistema domiciliar de abastecimento de água Instalações hidrossanitárias compreendem subsistemas de uma edificação para a correta captação, transporte e armazenagem de fluidos. Para o perfeito funcionamento dessas instalações, conhecer seus principais componentes é fundamental. Dessa forma, conforme a NBR 5626:2020, qual das opções a seguir está correta? A) Cavalete: conjunto padronizado de tubulações e conexões destinado à instalação do hidrômetro, situado no ramal predial. B) Extravasor: é caracterizado pela tubulação derivada do barrilete e destinado a alimentar os reservatórios. C) Alimentador predial: tubulação que se origina no reservatório e do qual derivam as colunas de distribuição se o tipo de abastecimento for indireto. D) Fonte de abastecimento: reservatório localizado na parte mais elevada de uma residência, destinada ao seu abastecimento direto. E) Instalação elevatória: sistema destinado a fornecer água para o sistema. Pode ser a rede pública da concessionária ou qualquer sistema particular de fornecimento de água. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Qual afirmação é verdadeira em relação aos Survey Points (pontos de levantamento) do AutoCAD Civil 3D? A) Eles podem ser editados na paleta de propriedades. B) Eles possuem um ícone ao seu lado que se parece com um círculo sobreposto por uma cruz. C) Eles não podem ser movidos usando comandos básicos que não sejam específicos do Civil 3D. D) Eles podem ser editados na janela Panorama -> tab Point Editor. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Veja mais Dicas e truques de Lisp |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |