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Uma função Portugol que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primo - Desafio de Programação Resolvido em Portugol

Quantidade de visualizações: 246 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são.

Escreva uma função Portugol que recebe um valor inteiro e informe se o mesmo é um número primo. Você deverá usar a seguinte assinatura para a função:

funcao primo(inteiro valor) {
  // implementação aqui
}
Note que a função retornará verdadeiro se o valor for primo e falso em caso contrário. Chame esta função a partir da função principal de forma que sua saída seja parecida com:

Informe um valor inteiro: 7
O numero informado é primo
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Portugol Studio:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Uma função Portugol para informar se um número é primo
programa {
  // função que retorna verdadeiro se o número fornecido
  // como argumento for primo
  funcao primo(inteiro valor) {
    logico numero_primo = verdadeiro

    // se o valor fornecido for 7, a variável i do laço contará
    // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o
    // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo
    // for igual a 0, então o número não é primo
    para (inteiro i = 2; i <= inteiro(valor / 2); i++) {
      se (valor % i == 0) {
        numero_primo = falso // não é primo
        interrompa
      }
    }

    retorne numero_primo
  }
  
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    inteiro numero

    // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
    escreva("Informe um valor inteiro: ")
    leia(numero)

    // vamos verificar se o valor informado é um número primo
    se (primo(numero) == verdadeiro) {
      escreva("O numero informado é primo.")
    }
    senao {
      escreva("O numero informado NÃO é primo.")
    }
  }
}


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Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de Portugol - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo Portugol

Quantidade de visualizações: 676 vezes
Pergunta/Tarefa:

A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo Portugol que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo.

Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o valor do carro sem desconto: 25000
Informe o ano do carro: 2010
Desconto concedido: 1750
Valor do carro com desconto: 23250
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 30500
Informe o ano do carro: 1985
Desconto concedido: 3660
Valor do carro com desconto: 26840
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 16800
Informe o ano do carro: 1990
Desconto concedido: 2016
Valor do carro com desconto: 14784
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N

Total de carros com ano até 2000: 2
Total geral a pagar: 64874
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto
    real total_geral
    inteiro ano
    inteiro total_carros_ano_2000
    caracter resposta
    
    // vamos inicializar os valores de algumas variáveis
    total_geral = 0
    total_carros_ano_2000 = 0

    // repete até que o usuário informe o valor "N"
    faca {
      // vamos ler o valor do carro sem desconto
      escreva("\nInforme o valor do carro sem desconto: ")
      leia(valor_carro)
      
      // vamos ler o ano do carro
      escreva("Informe o ano do carro: ")
      leia(ano)

      // o ano é menor ou igual a 2000
      se (ano <= 2000) {
        valor_desconto = valor_carro * (12.0 / 100.0)
        // vamos somar mais este carro
        total_carros_ano_2000 = total_carros_ano_2000 + 1
      }
      senao {
        valor_desconto = valor_carro * (7.0 / 100.0)
      }

      // calculamos o valor do carro com o desconto
      valor_carro_desconto = valor_carro - valor_desconto
      escreva("Desconto concedido: ", valor_desconto)
      escreva("\nValor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto)

      // somamos mais este valor ao total geral
      total_geral = total_geral + valor_carro_desconto

      // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros
      escreva("\nDeseja adicionar mais carros? [S, N]: ")
      leia(resposta)
    } enquanto((resposta != 'N') e (resposta != 'n'))  

    // mostramos os resultados
    escreva("\nTotal de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000)
    escreva("\nTotal geral a pagar: ", total_geral)
  }
}



Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 432 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem Portugol que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Matematica
  inclua biblioteca Matematica --> mat
  
  funcao inicio() {
    // coordenadas dos dois pontos
    real x1, y1, x2, y2
    // guarda o coeficiente angular
    real m

    // x e y do primeiro ponto
    escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ")
    leia(x1)
    escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ")
    leia(y1)

    // x e y do segundo ponto
    escreva("Coordenada x do segundo ponto: ")
    leia(x2)
    escreva("Coordenada y do segundo ponto: ")
    leia(y2)

    // vamos calcular o coeficiente angular
    m = (y2 - y1) / (x2 - x1)

    // mostramos o resultado
    escreva("O coeficiente angular é: ", m) 
  }
}

Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico

Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 383 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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programa {
  // vamos incluir a biblioteca Tipos
  inclua biblioteca Tipos --> tp
  
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo
    real area_comodo, potencia_total
    inteiro quant_lampadas
 
    // vamos ler a potência da lâmpada   
    escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
    leia(potencia_lampada)
    
    // vamos ler a largura do cômodo
    escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
    leia(largura_comodo)
 
    // agora vamos ler o comprimento do cômodo
    escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
    leia(comprimento_comodo)

    // agora vamos calcular a área do cômodo
    area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo

    // calculamos a potência total necessária para iluminar
    // todo o cômodo
    potencia_total = area_comodo * 18

    // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
    quant_lampadas = tp.real_para_inteiro(potencia_total / potencia_lampada)

    // será necessário no mínimo uma lâmpada
    se (quant_lampadas == 0) {
      quant_lampadas = quant_lampadas + 1
    }

    // e mostramos o resultado
    escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

O aço no edifício

A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura a seguir, que é formada por paredes rígidas, feitas de aço, concreto ou alvenaria de concreto armado, pode ser chamada de:



A) Estrutura contraventada.

B) Moldura amarrada excentricamente.

C) Moldura resistente a momentos.

D) Paredes de cisalhamento.

E) Nenhuma das alternativas anteriores.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD)

Um boletim de sondagem SPT está indicando uma camada de solo residual de granito de 4m com N variando de 3 a 8 golpes. Atingido os 4m, verificou-se que o solo é impenetrável à percussão. O engenheiro solicitou que fizesse outro ensaio ao lado daquele (2m) e o perfil obtido foi de uma camada de solo variando de 3 a 25 golpes até a profundidade de 8m. O que o engenheiro pretendeu comprovar, realizando outro ensaio logo ao lado do primeiro?

A) A tentativa foi de comprovar que o solo era de péssima qualidade.

B) A tentativa foi de comprovar que se tratava de um solo com uma camada de menor resistência logo abaixo.

C) A tentativa foi de provar que se tratava de argilas de consistência mole.

D) A tentativa foi de comprovar que no solo residual de granito podem ocorrer matacões.

E) A tentativa foi de comprovar que o ensaio SPT não é eficiente para solos residuais.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Alinhamentos no AutoCAD Civil 3D

Qual dos objetos abaixo é constituido de uma série de linhas e curvas que representam mudanças na elevação ao longo de um alinhamento?

A) Assembly (Montagem)

B) Profile (Perfil)

C) Corridor (Corredor)

D) Surface (Superfície)
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Responsabilidade civil dos prepostos e preponentes

De acordo com as definições de preposto gerente, assinale a alternativa correta.

A) O gerente é autorizado a praticar todos os atos necessários ao exercício dos poderes que lhe foram outorgados, mesmo que a lei exija poderes especiais para tal.

B) O gerente responde sozinho pelos atos praticados em seu nome e em nome do preponente.

C) O preponente pode estar em juízo em nome do gerente, pelas obrigações resultantes do exercício da sua função.

D) Considera-se gerente o preposto permanente no exercício da empresa, em sua sede, filial ou agência.

E) Os gerentes são responsáveis pelos atos dos preponentes, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa, ainda que não autorizados por escrito.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Perfil em aço

As conexões dos perfis de aço contribuem para a projetação das estruturas de uma edificação, sendo responsáveis pela ligação entre pilares e vigas ou entre outros elementos. Elas podem variar, dependendo do tipo de esforço que se pretende resistir com o elemento estrutural.

Considerando a figura apresentada a seguir, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de conexão que está sendo utilizado para unir essas peças.



A) Conexão de cisalhamento.

B) Conexão de momento com pinos.

C) Conexão de cisalhamento com solda.

D) Conexão de momento com solda.

E) Conexão de tensão com solda.
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