Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresCódigo-Fonte Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: C ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a área de um Triângulo Equilátero em C - C para Geometria, Trigonometria e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 387 vezes
Um Triângulo Equilátero é o triângulo que possui os três lados iguais, e cujos ângulos internos são todos 60 graus (somando 180).

Veja na figura abaixo as características de um Triângulo Equilátero:



Nesta dica de C eu mostrarei como calcular a área do triângulo equilátero. Para isso, vamos revisar a fórmula para o cálculo da área do triângulo equilátero:

\[\text{Área K} = \dfrac{1}{4} \times \sqrt{3} \times L^2 \]

E veja o código C para o cálculo:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o lado do triângulo: 5
A área do triângulo equilátero é: 10.825317547305483

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a altura da queda livre de um corpo dado o tempo de queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 1788 vezes
A Queda livre é um movimento unidimensional e uniformemente acelerado. Tal movimento ocorre quando algum corpo é solto do repouso a partir de certa altura. Uma vez que a aceleração da gravidade é constante, se desconsiderarmos a ação de forças dissipativas, o tempo de descida nesse movimento será sempre igual.

Na prática, o movimento de queda livre ideal é bastante próximo daquele em que um objeto é solto a uma pequena altura em relação ao chão. No entanto, rigorosamente, esse movimento só acontece quando algum objeto é solto no vácuo. De acordo com as equações do movimento de queda livre, o tempo de queda não depende da massa dos objetos, mas da aceleração da gravidade e da altura em que esse objeto é solto.

A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local.

Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão. O fato de uma pena não chegar ao chão no mesmo tempo em que uma bola de boliche, quando soltas na superfície da Terra, está associado ao atrito com o ar, que é quase desprezível para objetos pesados e aerodinâmicos, como a bola de boliche.

A altura da queda livre de um objeto, quando temos apenas o tempo (duração da queda), pode ser obtida por meio da seguinte fórmula:

\[ \text{H} = \frac{\text{g} \cdot t^2}{2} \]

Onde:

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

g ? aceleração da gravidade (m/s2).

t ? tempo da queda (em segundos).

Em alguns livros de Física esta fórmula é encontrada também na forma:

\[ \text{h} = \frac{1}{2} \text{g} \cdot t^2 \]

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Sabendo que um corpo leva 2s para chegar ao chão após ter sido abandonado a uma altura H em relação ao solo, calcule a altura em que esse corpo foi abandonado, em metros.

Note que o tempo de queda é de 2 segundos. Então, como sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o exemplo:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A altura da queda livre é: 19.613300 metros.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Struct (Estruturas, Registros)

Exercício Resolvido de C - Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos

Quantidade de visualizações: 2863 vezes
Pergunta/Tarefa:

Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos. Em seguida imprima a matrícula, o nome e a média de cada um deles.

Seu código deverá, obrigatoriamente, usar a estrutura abaixo para a representação de cada aluno:

// estrutura Aluno
typedef struct{
  int matricula;
  char nome[100];
  float nota1;
  float nota2;
} Aluno;
Sua saída deverá ser parecida com:

LEITURA DOS ALUNOS:

Matrícula do Aluno 1: 123
Nome do Aluno 1: OSMAR J SILVA
Nota 1 do Aluno 1: 8,5
Nota 2 do Aluno 1: 9,3
Matrícula do Aluno 2: 432
Nome do Aluno 2: FABIANA CASTRO
Nota 1 do Aluno 2: 9
Nota 2 do Aluno 2: 8,2

DADOS DOS ALUNOS:

DADOS DO ALUNO 1: 
Matrícula: 123
Nome: OSMAR J SILVA
Nota 1: 8,50
Nota 2: 9,30
Média: 8,90

DADOS DO ALUNO 2:
Matrícula: 432
Nome: FABIANA CASTRO
Nota 1: 9,00
Nota 2: 8,20
Média: 8,60
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

Código para alunos.c:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço while em C - Linguagem C para iniciantes em programação

Quantidade de visualizações: 33411 vezes
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 34 usuários muito felizes estudando em nosso site.