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Supondo que a população de um país A seja da ordem de 80.000 habitantes com uma taxa anual de crescimento de - Lista de Exercícios Resolvidos de Java

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Pergunta/Tarefa:

Supondo que a população de um país A seja da ordem de 80.000 habitantes com uma taxa anual de crescimento de 3% e que a população de B seja 200.000 habitantes com uma taxa de crescimento de 1.5%.

Faça um programa Java que calcule e escreva o número de anos necessários para que a população do país A ultrapasse ou iguale a população do país B, mantidas as taxas de crescimento.

Sua saída deverá ser parecida com:

Foram necessários 63 anos.
População do país A: 515033
População do país B: 510964
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double populacao_a = 80000;
    double populacao_b = 200000;
    double taxa_cresc_a = (3.0 / 100.0);
    double taxa_cresc_b = (1.5 / 100.0);
    int quant_anos = 0;
    
    // enquanto a população do país A for menor que a
    // população do país B
    while (populacao_a < populacao_b) {
      // conta mais um ano
      quant_anos = quant_anos + 1;
      // aumenta a população do país A
      populacao_a = populacao_a + (populacao_a * taxa_cresc_a);
      // aumenta a população do país B
      populacao_b = populacao_b + (populacao_b * taxa_cresc_b);
    }

    // mostra o resultado
    System.out.println("Foram necessários " + quant_anos + " anos.");
    System.out.println("População do país A: " + (int)populacao_a);
    System.out.println("População do país B: " + (int)populacao_b);
  }
}


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Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable

Como inserir novas colunas em uma JTable do Java Swing em tempo de execução usando o método addColumn() da classe DefaultTableModel

Quantidade de visualizações: 168 vezes
Em algumas situações nós precisamos adicionar uma ou mais colunas em uma JTable do Java Swing. Entre as formas possíveis, uma é por meio do uso da função addColumn() da classe DefaultTableModel. Este método recebe, no exemplo abaixo, uma String contendo o nome da coluna a ser criada.

Veja o código completo para a aplicação Java Swing:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
		
    final DefaultTableModel modelo = new 
       DefaultTableModel();
    
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(modelo);
    
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
    
    JButton btn = new JButton("Adicionar Colunas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
      	public void actionPerformed(ActionEvent e){
      	  String titulo = JOptionPane.showInputDialog(
            null, "Informe o título da nova coluna:");
      	  
      	  // Adiciona uma coluna
          modelo.addColumn(titulo);
        }
      }	
    ); 
    
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(
        new Dimension(350, 50));
	
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
			
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
    	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
	
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente

Quantidade de visualizações: 391 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente do número aleatório gerado.

Sua saída deve ser parecida com:

O número gerado foi: 26
O seno do número gerado é: 0.7625584504796028
O cosseno do número gerado é: 0.6469193223286404
A tangente do número gerado é: 1.1787535542062797

O número gerado foi: 40
O seno do número gerado é: 0.7451131604793488
O cosseno do número gerado é: -0.6669380616522619
A tangente do número gerado é: -1.117214930923896
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudos;

import java.util.Random;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int numero_rand;
    double seno, cosseno, tangente;
    
    // vamos gerar o número aleatório na faixa 20-40
    Random rand = new Random();
    numero_rand = rand.nextInt(21) + 20;
    System.out.println("O número gerado foi: " + numero_rand);
    
    // vamos gerar o seno do número sorteado
    seno = Math.sin(numero_rand);
    System.out.println("O seno do número gerado é: " + seno);
    
    // vamos gerar o cosseno do número sorteado
    cosseno = Math.cos(numero_rand);
    System.out.println("O cosseno do número gerado é: " + cosseno);
    
    // agora a tangente do número sorteado
    tangente = Math.tan(numero_rand);
    System.out.println("A tangente do número gerado é: " + tangente);
  }
}



Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução

Como corrigir um erro ClassCastException em Java - Como tratar a exceção ClassCastException do Java

Quantidade de visualizações: 16640 vezes
A exceção ClassCastException é um erro de tempo de execução que ocorre quando tentamos fazer um cast (coerção - conversão explícita) de uma classe para outra classe diferente desta ou que não seja uma superclasse desta. Em outras palavras, casts válidos para classes e interfaces devem seguir as regras abaixo:

1) Se NovoTipo é uma classe, a classe da expressão sendo convertida deve ser do tipo NovoTipo ou herdar de NovoTipo.
2) Se NovoTipo é uma interface, a classe da expressão sendo convertida deve implementar NovoTipo.

Considere o código a seguir:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Object x = new Integer(0);
    System.out.println((String)x);
  }
}

Este código compila normalmente. Porém, ao ser executado, a seguinte mensagem de erro é exibida:

Exception in thread "main" 
java.lang.ClassCastException: java.lang.Integer 
cannot be cast to java.lang.String
  at Estudos.main(Estudos.java:4)


Esta mensagem nos informa que a classe Integer não pode sofrer um cast para String, uma vez que Integer não é e nem herda de String. Veja agora a nova versão:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Object x = new Integer(0);
    System.out.println((Integer)x);
  }
}

Veja que agora nós estamos fazendo o cast de uma referência Object para Integer. Embora Object não seja e nem herde de Integer, o sistema de tempo de execução sabe que x guarda atualmente uma referência a um Integer:

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Object x = new Integer(0);



Vamos testar seus conhecimentos em

Vigas a flexão simples: seções retangulares

As ações permanentes atuam na estrutura durante toda a sua vida útil, podendo apresentar poucas variações. Em vigas de concreto armado, essas ações normalmente são os carregamentos de paredes, das lajes apoiadas sobre elas e do seu próprio peso.

Imagine uma viga de concreto V (15x40) que sustenta uma parede com 18cm de espessura e suporta duas lajes. O pé-direito da edificação é de 3,00m e tanto a viga que sustenta a parede quanto a no topo desta têm altura de 40cm. Considere que as reações de apoio das lajes nessa viga são de 3,55kN/m e 5,40kN/m.

Nesse cenário, qual é o carregamento dessa viga?

A) 10,45kN/m.

B) 11,84kN/m.

C) 13,89kN/m.

D) 15,39kN/m.

E) 16,15kN/m.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Alinhamentos no AutoCAD Civil 3D

Qual dos objetos abaixo é constituido de uma série de linhas e curvas que representam mudanças na elevação ao longo de um alinhamento?

A) Assembly (Montagem)

B) Profile (Perfil)

C) Corridor (Corredor)

D) Surface (Superfície)
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Noções de licitação pública

O procedimento licitatório compreende duas fases: a fase interna, ocorrida dentro do órgão ou da entidade, e a fase externa.

Sobre as fases da licitação pública, assinale "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as falsas.

( ) Cabem à comissão de licitação a homologação e a adjudicação do certame.

( ) A fase de habilitação poderá ser invertida a critério da administração e mediante apresentação de justificativa da referida inversão.

( ) A publicação do instrumento convocatório é a última etapa da fase interna da licitação.

A alternativa que apresente a sequência correta é:

A) V, V, V.

B) F, F, F.

C) V, V, F.

D) F, V, V.

E) F, V, F.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Fenômeno de Transportes

De uma grande barragem, parte uma canalização de 250mm de diâmetro, de onde a água passa para a atmosfera sob a forma de jato. A vazão deste jato é 360L/s. Calcular a velocidade Vj do jato e a altura (H) na barragem. Considere que não há perda de energia no processo e que a velocidade de decaimento do nível da barragem é nula.



A) Vj = 7,33m/s e H = 2,74m.

B) Vj = 1,83m/s e H = 0,17m.

C) Vj = 2,46m/s e H = 0,31m.

D) Vj = 7,33m/s e H = 0,37m,

E) Vj =7,33 X 10-3m/s e H = 2,74 X 10-6m.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

A responsabilidade moral

O humano é um ser social e, para tal fim, estabelece valores e princípios como regras e normas de convivência para sua sobrevivência. Isso significa que:

A) o homem possui, em sua essência, a necessidade de interação com os outros seres da mesma espécie.

B) o ser humano precisa viver sozinho.

C) os animais não podem viver com humanos.

D) o ser humano não gosta de viver em sociedade.

E) humanos e animais não têm instinto.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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