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Como testar se um número é um quadrado perfeito em VisuAlg - Solução usando RaizQ() e Int() - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 274 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg contendo uma função testar_quadrado_perfeito() que recebe um número inteiro e devolve um valor lógico informando se o número passado como argumento para a função é um quadrado perfeito. Seu código poderá usar qualquer técnica de resolução, porém, a solução apresentada por nós se apoia no uso das funções RaizQ() e Int().

O que são os números quadrados perfeitos?

A definição de um número quadrado perfeito pode ser entendida como: um número natural (inteiro positivo) cuja raiz quadrada é, também, um número natural (inteiro positivo).

Em outras palavras, é um número que, ao extrair a raiz quadrada, o resultado é exato.

Assim temos: 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81, 100...

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 64
O número 64 é um quadrado perfeito
Informe um valor inteiro: 28
O número 28 não é um quadrado perfeito
Informe um valor inteiro: 16
O número 16 é um quadrado perfeito
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Número quadrado perfeito em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor: inteiro

funcao testar_quadrado_perfeito(numero: inteiro): logico
var
  raiz_quadrada: real

inicio
  // primeiro calculamos a rais quadrada do número recebido
  raiz_quadrada <- RaizQ(numero)

  // agora testamos se a raiz quadrada do número menos o arredondamento
  // dele para baixo é igual a 0
  retorne ((raiz_quadrada - Int(raiz_quadrada)) = 0)
fimfuncao

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro
  escreva("Informe um valor inteiro: ")
  leia(valor)

  // vamos testar se o número informado é um quadrado perfeito
  se testar_quadrado_perfeito(valor) entao
    escreva("O número ", valor, " é um quadrado perfeito")
  senao
    escreva("O número ", valor, " não é um quadrado perfeito")
  fimse

fimalgoritmo


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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg

Quantidade de visualizações: 333 vezes
Pergunta/Tarefa:

A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo.

Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o valor do carro sem desconto: 25000
Informe o ano do carro: 2010
Desconto concedido: 1750
Valor do carro com desconto: 23250
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 30500
Informe o ano do carro: 1985
Desconto concedido: 3660
Valor do carro com desconto: 26840
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 16800
Informe o ano do carro: 1990
Desconto concedido: 2016
Valor do carro com desconto: 14784
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N

Total de carros com ano até 2000: 2
Total geral a pagar: 64874
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real
  total_geral: real
  ano: inteiro
  total_carros_ano_2000: inteiro
  resposta: caractere

inicio
  // vamos inicializar os valores de algumas variáveis
  total_geral <- 0
  total_carros_ano_2000 <- 0

  // repete até que o usuário informe o valor "N"
  repita
    // vamos ler o valor do carro sem desconto
    escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ")
    leia(valor_carro)

    // vamos ler o ano do carro
    escreva("Informe o ano do carro: ")
    leia(ano)

    // o ano é menor ou igual a 2000
    se ano <= 2000 entao
      valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0)
      // vamos somar mais este carro
      total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1
    senao
      valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0)
    fimse

    // calculamos o valor do carro com o desconto
    valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto
    escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto)
    escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto)

    // somamos mais este valor ao total geral
    total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto

    // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros
    escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ")
    leia(resposta)

    // adiciona uma quebra de linha
    escreval()
  ate resposta = "N"

  // mostramos os resultados
  escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000)
  escreval("Total geral a pagar: ", total_geral)

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 376 vezes
Pergunta/Tarefa:

Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais:

Galinhas = 2 patas
Vacas = 4 patas
Porcos = 4 patas

O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de galinhas: 8
Informe a quantidade de vacas: 3
Informe a quantidade de porcos: 11
Quantidade de animais: 22
Quantidade de patas: 72
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro
  quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro
  
inicio
  // vamos ler a quantidade de cada animal
  escreva("Informe a quantidade de galinhas: ")
  leia(quant_galinhas)
  escreva("Informe a quantidade de vacas: ")
  leia(quant_vacas)
  escreva("Informe a quantidade de porcos: ")
  leia(quant_porcos)

  // vamos calcular a quantidade de animais
  quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos
  escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais)

  // vamos calcular a quantidade de patas
  quant_patas_total <- quant_galinhas * 2
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4)
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4)
  escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total)

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 758 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

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algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
  leia(ch)

  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo <- Asc(ch)

  // e mostramos o resultado
  escreval("Você informou o caractere: ", ch)
  escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)

fimalgoritmo

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno

Quantidade de visualizações: 1026 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o lado 1 do triângulo: 6
Informe o lado 2 do triângulo: 8
Informe o lado 3 do triângulo: 2
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg:

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Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado1, lado2, lado3: real

Inicio
  // vamos ler os lados do triângulo
  escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ")
  leia(lado1)
  escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ")
  leia(lado2)
  escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ")
  leia(lado3)

  // vamos testar se o triângulo é equilátero
  // os três lados iguais
  se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao
    escreval("O triângulo é equilátaro.")
  senao
    // vamos testar se o triângulo é escaleno
    // os três lados diferentes
    se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao
      escreval("O triângulo é escaleno")
    senao
      // vamos testar se o triângulo é isósceles
      // dois lados iguais e um diferente
      se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      fimse
    fimse
  fimse
Fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 762 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ano: inteiro

inicio
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  escreva("Informe o ano: ")
  leia(ano)

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao
    escreva("O ano informado é bissexto.")
  senao
    escreva("O ano informado não é bissexto.")
  fimse

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior

Quantidade de visualizações: 1194 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo VisuAlg que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 34
Informe o segundo número: 83
Informe o terceiro número: 72
O segundo número é o maior
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Algoritmo "Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  num1, num2, num3: inteiro

Inicio
  // vamos solicitar os três números inteiros
  escreva("Informe o primeiro número: ")
  leia(num1)
  escreva("Informe o segundo número: ")
  leia(num2)
  escreva("Informe o terceiro número: ")
  leia(num3)

  // o primeiro número é o maior?
  se (num1 > num2) e (num1 > num3) entao
    escreva("O primeiro número é o maior")
  senao
    // o segundo número é o maior?
    se (num2 > num1) e (num2 > num3) entao
      escreva("O segundo número é o maior")
    senao
      // o terceiro número é o maior?
      se (num3 > num1) e (num3 > num2) entao
        escreva("O terceiro número é o maior")
      senao
        // os números não são diferentes
        escreva("Os três números não são diferentes")
      fimse
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)

Quantidade de visualizações: 382 vezes
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)

Pergunta/Tarefa:

Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do produto: 520
Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO
Informe a idade: 23
Informe o sexo: F
FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20%
Valor a pagar: 416.0

Informe o valor do produto: 830
Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA
Informe a idade: 38
Informe o sexo: M
OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5%
Valor a pagar: 788.5
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste exercício em VisuAlg:

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algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..."
var
  valor: real
  nome, sexo: caractere
  idade: inteiro

inicio
  //  vamos ler o valor do produto
  escreva("Informe o valor do produto: ")
  leia(valor)

  // agora vamos ler o nome do cliente
  escreva("Informe o nome do cliente: ")
  leia(nome)

  // agora vamos ler a idade
  escreva("Informe a idade: ")
  leia(idade)

  // e finalmente vamos ler o sexo do cliente
  escreva("Informe o sexo: ")
  leia(sexo)

  // vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto
  // de 20%
  se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao
    valor <- valor - (valor * (20 / 100))
    escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%")
    escreval("Valor a pagar: ", valor)
  senao
    valor <- valor - (valor * (5 / 100))
    escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%")
    escreval("Valor a pagar: ", valor)
  fimse
  
fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular salário líquido em VisuAlg - Calculando o salário líquido de um professor

Quantidade de visualizações: 886 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor da hora aula: 28
Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12
Informe o percentual de desconto do INSS: 8
Salário Bruto: R$ 336,00
Total de Descontos: R$ 26,88
Salário Líquido: R$ 309,12
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Algoritmo "Cálculo de Salário Bruto e Líquido em VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas para resolver o problema
  valor_hora_aula: real
  horas_trabalhadas: inteiro
  percentual_desconto_inss: real
  salario_bruto: real
  salario_liquido: real
  total_desconto: real

Inicio
  // vamos ler o valor do hora aula
  escreva("Informe o valor da hora aula: ")
  leia(valor_hora_aula)

  // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
  escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ")
  leia(horas_trabalhadas)

  // vamos ler o percentual de desconto do INSS
  escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ")
  leia(percentual_desconto_inss)

  // vamos calcular o salário bruto
  salario_bruto <- valor_hora_aula * horas_trabalhadas

  // agora calculamos o total do desconto
  total_desconto <- (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto

  // finalmente calculamos o salário líquido
  salario_liquido <- salario_bruto - total_desconto

  // mostramos o resultado
  escreval("Salário Bruto: R$ ", salario_bruto:2:2)
  escreval("Total de Descontos: R$ ", total_desconto:2:2)
  escreval("Salário Líquido: R$ ", salario_liquido:2:2)

Fimalgoritmo



Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Cálculo de velocidade de escoamento e vazão de canais usando a Equação de Manning

Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d'água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por Km. Utilize &#951;=0,012.



Selecione a resposta correta:

A) 1,06 m3/s

B) 0,84 m3/s

C) 6,63 m3/s

D) 4,22 m3/s

E) 7,00 m3/s
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações profundas

A grande vantagem das estacas moldadas in solo em relação às pré-moldadas é permitir que o comprimento estritamente necessário seja concretado.

O tipo de fundação profunda constituída por concreto, moldada in loco e executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto pela própria haste do trado, é a:

A) estaca escavada mecanicamente.

B) estaca injetada.

C) estaca hélice contínua.

D) estaca Franki.

E) estaca-raiz.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Perfil de velocidade turbulento

A Lei da Parede para a determinação do perfil de velocidade empírico-turbulento envolve a determinação da velocidade de atrito na subcamada viscosa. Além do método da Lei da Parede, quais outros métodos existem para estimar o perfil de velocidade turbulento?

A) Fator de atrito de Darcy, Lei da Potência e Lei Logarítmica.

B) Princípio de Arquimedes, Lei da Potência e Lei do Defeito da Velocidade.

C) Lei Logarítmica, Lei do Defeito da Velocidade e Lei da Potência.

D) Lei da Potência, Lei de Hooke e Lei do Defeito da Velocidade.

E) Fator de atrito de Darcy, Lei Logarítmica e Princípio de Arquimedes.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Evolução das estruturas

Até o início do século XIX os metais exerciam uma função estrutural limitada nas edificações. O aço em abundância e econômico tornou-se disponível pela primeira vez na década de 1850. Assinale a opção correta quanto aos motivos que levaram à expansão da utilização de elementos metálicos em estruturas:

Selecione a resposta:

A) A utilização do ferro forjado e o sentido estético da época levaram a maior utilização da estrutura metálica.

B) Devido à introdução do Processo Bessemer, em que grandes quantidades de ferro podiam ser transformadas em aço, em aproximadamente 20 minutos resultando em um metal com propriedades estruturais bastante superiores ao do ferro fundido.

C) A carência de profissionais capacitados, artesãos, em trabalhar a alvenaria de pedra como elemento estrutural levaram a uma mudança em termos de tecnologia estrutural, havendo a utilização da estrutura metálica em larga escala.

D) O incremento da urbanização e a necessidade da rapidez na construção de casas para as pessoas que vinham para as cidades trabalhar nas fábricas levaram à larga utilização da estrutura metálica, reduzindo assim, o seu custo.

E) A verticalização das cidades e a ousadia dos arquitetos e dos construtores de se construir edifícios cada vez mais altos.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Princípios específicos do Direito do Consumidor

No rol dos princípios que podem ser aplicados às relações de consumo reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor se inclui:

A) Força obrigatória dos contratos.

B) Confiança.

C) Autonomia da vontade.

D) Efeito relativo do contrato.

E) In dubio pro fornecedor.
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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
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Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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