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Um programa que calcule e mostre a tabuada de multiplicação de um número digitado pelo usuário (entre 1 e 10) - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 254 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que usa o laço PARA para calcular a tabuada de multiplicação para um número digitado pelo usuário. Este número deve estar entre 1 e 10 (inclusive). Sua saída deve ser parecida com: Informe um valor entre 1 e 10: 8 A tabuada do número 8 é: 8 X 1 = 8 8 X 2 = 16 8 X 3 = 24 8 X 4 = 32 8 X 5 = 40 8 X 6 = 48 8 X 7 = 56 8 X 8 = 64 8 X 9 = 72 8 X 10 = 80 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Mostrar a tabuada de multiplicação em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema numero, i: inteiro inicio // vamos solicitar que o usuário informe um inteiro entre 1 e 10 escreva("Informe um valor entre 1 e 10: ") leia(numero) // vamos verificar se o valor está na faixa desejada se (numero < 1) ou (numero > 10) entao escreva("O número deve ser entre 1 e 10") senao // o número é válido....vamos exibir a tabuada escreval() escreval("A tabuada do número ", numero, " é:") escreval() para i de 1 ate 10 faca escreval(numero, " X ", i, " = ", (numero * i)) fimpara fimse fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlgQuantidade de visualizações: 273 vezes |
Pergunta/Tarefa: A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo. Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do carro sem desconto: 25000 Informe o ano do carro: 2010 Desconto concedido: 1750 Valor do carro com desconto: 23250 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 30500 Informe o ano do carro: 1985 Desconto concedido: 3660 Valor do carro com desconto: 26840 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 16800 Informe o ano do carro: 1990 Desconto concedido: 2016 Valor do carro com desconto: 14784 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N Total de carros com ano até 2000: 2 Total geral a pagar: 64874 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real total_geral: real ano: inteiro total_carros_ano_2000: inteiro resposta: caractere inicio // vamos inicializar os valores de algumas variáveis total_geral <- 0 total_carros_ano_2000 <- 0 // repete até que o usuário informe o valor "N" repita // vamos ler o valor do carro sem desconto escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ") leia(valor_carro) // vamos ler o ano do carro escreva("Informe o ano do carro: ") leia(ano) // o ano é menor ou igual a 2000 se ano <= 2000 entao valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0) // vamos somar mais este carro total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1 senao valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0) fimse // calculamos o valor do carro com o desconto valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto) escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto) // somamos mais este valor ao total geral total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ") leia(resposta) // adiciona uma quebra de linha escreval() ate resposta = "N" // mostramos os resultados escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000) escreval("Total geral a pagar: ", total_geral) fimalgoritmo |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 980 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo VisuAlg que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 34 Informe o segundo número: 83 Informe o terceiro número: 72 O segundo número é o maior Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior" Var // variáveis usadas na resolução do problema num1, num2, num3: inteiro Inicio // vamos solicitar os três números inteiros escreva("Informe o primeiro número: ") leia(num1) escreva("Informe o segundo número: ") leia(num2) escreva("Informe o terceiro número: ") leia(num3) // o primeiro número é o maior? se (num1 > num2) e (num1 > num3) entao escreva("O primeiro número é o maior") senao // o segundo número é o maior? se (num2 > num1) e (num2 > num3) entao escreva("O segundo número é o maior") senao // o terceiro número é o maior? se (num3 > num1) e (num3 > num2) entao escreva("O terceiro número é o maior") senao // os números não são diferentes escreva("Os três números não são diferentes") fimse fimse fimse Fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)Quantidade de visualizações: 327 vezes |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas) Pergunta/Tarefa: Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do produto: 520 Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO Informe a idade: 23 Informe o sexo: F FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20% Valor a pagar: 416.0 Informe o valor do produto: 830 Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA Informe a idade: 38 Informe o sexo: M OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5% Valor a pagar: 788.5 Veja a resolução deste exercício em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..." var valor: real nome, sexo: caractere idade: inteiro inicio // vamos ler o valor do produto escreva("Informe o valor do produto: ") leia(valor) // agora vamos ler o nome do cliente escreva("Informe o nome do cliente: ") leia(nome) // agora vamos ler a idade escreva("Informe a idade: ") leia(idade) // e finalmente vamos ler o sexo do cliente escreva("Informe o sexo: ") leia(sexo) // vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto // de 20% se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao valor <- valor - (valor * (20 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%") escreval("Valor a pagar: ", valor) senao valor <- valor - (valor * (5 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%") escreval("Valor a pagar: ", valor) fimse fimalgoritmo |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Peso específico relativo O peso específico relativo para líquidos é relacionado com o peso específico da água em condições padrão de temperatura e pressão. Sabendo que o peso específico relativo de uma substância é de 0,8, determine o seu peso específico. A) 0,8N/m3. B) 8N/m3. C) 8000N/m3. D) 0,8kg/m3. E) 0,8m3/kg. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
As bacias hidrográficas do Brasil, em razão da sua extensão, abarcam ainda países vizinhos ao território brasileiro. São exemplos de bacias localizadas no Brasil e em partes dos países vizinhos: A) Bacia Amazônica e São Francisco. B) Bacia do Uruguai e Nordestina. C) Bacia do São Francisco e Platina. D) Bacia Amazônica e Platina. E) Bacia do Tocantins e Paraguaia. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação da Continuidade Uma tubulação vertical de 200mm de diâmetro apresenta, em um pequeno trecho, uma seção contraída de 100mm, onde a pressão é de 1 atm. A 4 metros acima desse ponto, a pressão eleva-se para 18mca. Calcular a velocidade e a vazão no trecho de diâmetro 200mm. Considerar escoamento permanente e sem perda de energia. A) V = 3,91m/s e Q = 0,12m3/s. B) V = 15,64m/s e Q =0,12m3/s. C) V = 3,91m/s e Q = 0,03m3/s. D) V = 15,64m/s e Q = 0,49m3/s. E) V = 2,29m/s e Q = 0,07m3/s. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas As instalações elétricas são compostas por dispositivos cuja função é distribuir a energia elétrica, proveniente da rede de abastecimento, entre os pontos de utilização. Analise as afirmativas a seguir, referentes aos dispositivos que compõem as instalações elétricas. I. O quadro de distribuição consiste no dispositivo responsável pela divisão dos circuitos elétricos de uma edificação. II. Os condutores consistem em fios ou cabos de cobre ou alumínio, cuja função é transmitir a corrente elétrica. III. As tomadas de corrente são dispositivos cuja função é gerar corrente elétrica, permitindo a alimentação de equipamentos. IV. Os dispositivos de manobra são aqueles que permitem a interrupção da transmissão da corrente elétrica. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas. A) Apenas a afirmativa I está correta. B) Apenas a afirmativa III está correta. C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valores = [5, 2, 7, 1, 4, 9, 6] contador = len(valores) while contador >= 0: print(valores[contador], end=" ") contador = contador - 2 A) Erro IndexError: list index out of range na linha 4 B) 6 4 7 5 C) Erro SyntaxError: invalid syntax na linha 5 D) 2 1 9 E) 1 4 9 6 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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