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Ler um número inteiro, separar seus dígitos e imprimí-los individualmente separados por espaços - Exercícios Resolvidos de CQuantidade de visualizações: 284 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que leia um número inteiro de três dígitos, separe o valor em seus dígitos correspondentes e imprima-os individualmente separados por espaço. Por exemplo, se o usuário informar o valor 398, seu programa deverá exibir 3 9 8. Veja a saída que deverá ser gerada (use apenas os operadores aritméticos para a realização desta tarefa): Informe um valor inteiro de três dígitos: 398 Os dígitos separados são: 3 9 8 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema int valor, primeiro, segundo, terceiro; // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 100 a 999 (incluindo) printf("Informe um valor inteiro de três dígitos: "); scanf("%d", &valor); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if ((valor < 100) || (valor > 999)) { printf("Valor fora da faixa permitida"); } else { // vamos extrair os dígitos indidualmente, da esquerda para a direita // vamos obter o primeiro dígito primeiro = valor / 100; valor = valor % 100; // vamos obter o segundo dígito segundo = valor / 10; valor = valor % 10; // vamos obter o terceiro valor terceiro = valor; printf("Os dígitos separados são: %d %d %d", primeiro, segundo, terceiro); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem CQuantidade de visualizações: 32336 vezes |
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos). O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variável do tipo int int valor = 10; // ponteiro para uma variável do tipo int int *p = &valor; // exibe o valor da variável "valor", apontada // pelo ponteiro p printf("%d", *p); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int valor = 10; int *p = &valor; A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor. Observe a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- printf("%d", *p); Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- *p = 30; Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas)Quantidade de visualizações: 9694 vezes |
Esta dica mostra como escrever uma função em linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas, ou seja, case insensitive). O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> #include <ctype.h> // função personalizada que permite verificar // se duas strings são iguais ou diferentes sem // considerar maiúsculas e minúsculas int str_equal(const char *str1, const char *str2){ while((toupper(*str1) == toupper(*str2)) && (*str1)){ str1++; str2++; } return((*str1 == 0) && (*str2 == 0)); } int main(int argc, char *argv[]){ char palavra1[] = "Java"; char palavra2[] = "Java"; if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1) printf("As palavras sao iguais"); else printf("As palavras sao diferentes"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em C - Como inserir antes de um determinado nó em uma lista encadeada simples usando CQuantidade de visualizações: 1822 vezes |
Em algumas situações nós precisamos inserir o novo nó antes de um determinado nó na lista encadeada simples. Veja, por exemplo, uma lista com o seguintes valores: 45 | 3 | 98 | 47 Suponha que queremos inserir o valor 50 antes do 98, então o novo conteúdo da lista será: 45 | 3 | 50 | 98 | 47 Observe que neste exemplo eu tratei o caso de inserir antes do primeiro nó, ou seja, antes do 45, mas não tratei a lista vazia. Há também a questão do laço infinito caso o usuário queira inserir antes de um nó não existente (não tratada). Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // estrutura Nó struct No{ int valor; struct No *proximo; }; // fim da estrutura Nó // função que permite exibir os valores de // todos os nós da lista void exibir(struct No *n){ if(n != NULL){ do{ printf("%d\n", n->valor); n = n->proximo; }while(n != NULL); } else printf("A lista esta vazia\n\n"); } // função que permite inserir um novo nó // antes de um determinado valor struct No *inserir_antes_valor(struct No *n, int v, int v_antes){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // guarda o nó antes do valor que procuramos struct No *anterior = NULL; struct No *temp = n; // aponta para o início da lista // enquanto for diferente do valor que estamos procurando while(temp->valor != v_antes){ anterior = temp; // anterior recebe temp // e temp recebe o seu próximo temp = temp->proximo; } // ATENÇÃO: não estamos tratando a condição // de lista vazia. Para isso veja minha dica // sobre como inserior no início da lista // devemos inserior no início da lista? if(anterior == NULL){ // o próximo do novo nó é o início da lista novo->proximo = n; n = novo; // início da lista é o novo nó } else{ // o proximo do anterior é o novo nó anterior->proximo = novo; // e o próximo do novo nó é temp novo->proximo = temp; } return n; } // função que permite inserir nós no // final da lista. // veja que a função recebe o valor a ser // armazenado em cada nó e um ponteiro para o // início da lista. A função retorna um // ponteiro para o início da lista struct No *inserir_final(struct No *n, int v){ // reserva memória para o novo nó struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No)); novo->valor = v; // verifica se a lista está vazia if(n == NULL){ // é o primeiro nó...não deve apontar para // lugar nenhum novo->proximo = NULL; return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista } else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó while(temp->proximo != NULL){ temp = temp->proximo; } // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve // apontar para NULL novo->proximo = NULL; // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado temp->proximo = novo; return n; // vamos retornar o início da lista intacto } } int main(int argc, char *argv[]) { // declara a lista struct No *inicio = NULL; // vamos inserir quatro valores no final // da lista inicio = inserir_final(inicio, 45); inicio = inserir_final(inicio, 3); inicio = inserir_final(inicio, 98); inicio = inserir_final(inicio, 47); // vamos exibir a lista puts("Valores atuais:\n"); exibir(inicio); // vamos inserir o valor 50 antes do 98 inicio = inserir_antes_valor(inicio, 50, 98); // vamos exibir a lista novamente puts("\nValores agora:\n"); exibir(inicio); puts("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual é a forma correta de se criar funções em Python? A) defun calcular(): B) def calcular(): C) void calcular(): D) def calcular(){} E) function calcular(): Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD) Um boletim de sondagem SPT está indicando uma camada de solo residual de granito de 4m com N variando de 3 a 8 golpes. Atingido os 4m, verificou-se que o solo é impenetrável à percussão. O engenheiro solicitou que fizesse outro ensaio ao lado daquele (2m) e o perfil obtido foi de uma camada de solo variando de 3 a 25 golpes até a profundidade de 8m. O que o engenheiro pretendeu comprovar, realizando outro ensaio logo ao lado do primeiro? A) A tentativa foi de comprovar que o solo era de péssima qualidade. B) A tentativa foi de comprovar que se tratava de um solo com uma camada de menor resistência logo abaixo. C) A tentativa foi de provar que se tratava de argilas de consistência mole. D) A tentativa foi de comprovar que no solo residual de granito podem ocorrer matacões. E) A tentativa foi de comprovar que o ensaio SPT não é eficiente para solos residuais. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Características do concreto armado No campo da engenharia, a reologia desempenha um papel crucial no estudo do comportamento de materiais, especialmente quando submetidos a forças ou tensões. Ela investiga como os materiais reagem a essas forças e como suas propriedades podem variar de acordo com fatores como taxa de deformação, temperatura e pressão. No contexto do concreto armado, um fenômeno reológico em particular ocorre quando a deformação do material aumenta com o tempo sob carregamento constante em comparação com a deformação inicial. Como esse fenômeno é classificado na reologia do concreto armado? A) Retração. B) Expansão. C) Fluência. D) Variação de temperatura. E) Deformações excessivas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptfunction somar(array) { array[1]++; array = array + array; } valores = new Array(1, 3, 2, 5); somar(valores); Qual é o conteúdo do array valores após a execução deste código? A) o array contém a string "1,4,2,5,1,4,2,5" B) o array passa a ter 8 elementos: 1,4,2,5,1,4,2,5 C) o array permanece o mesmo: 1,3,2,5 D) o array contém os valores 1,4,2,5 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Fases de uma obra O memorial descritivo de um projeto paisagístico, obrigatoriamente, deverá conter: A) Relação do número de funcionários que irá trabalhar em cada etapa da obra, inclusive do setor administrativo. B) Relatório dos órgãos fiscalizadores, a ser anexado ao projeto paisagístico. C) Descrição da forma de pagamento de todas as obras que serão efetuadas. D) Relação contendo, pelo menos, três empresas que fornecerão as mudas e sementes. E) Descrição da forma de ocupação do terreno. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
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