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Como testar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em Portugol - Exercícios Resolvidos de PortugolQuantidade de visualizações: 308 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado: // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros inteiro valores[] = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10} Informe um valor: 4 O valor foi encontrado: 3 vezes Informe um valor: 8 O valor foi encontrado: 1 vezes Informe um valor: 3 O valor foi encontrado: 0 vezes Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Studio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro valores[] = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10} inteiro pesquisa, repeticoes // vamos ler um valor inteiro escreva("Informe um valor: ") leia(pesquisa) // vamos verificar quantas vezes o valor informado está // contido no vetor repeticoes = 0 para (inteiro i = 0; i < 10; i++) { se (valores[i] == pesquisa) { // encontrou? vamos contar esta ocorrência repeticoes = repeticoes + 1 } } // vamos mostrar o resultado escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes") } } |
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Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuárioQuantidade de visualizações: 26 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuário digitar um número (chave) e seu programa deve mostrar em que posições essa chave foi encontrada. Mostre também quantas vezes a chave foi sorteada. Sua saída deverá ser parecida com: Digite um número a ser localizado: 8 O número 8 aparece nas seguintes posições: [8] posição => 5 [8] posição => 22 [8] posição => 26 O número 8 apareceu => 3 vez(es). Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { // vamos incluir a biblioteca de utilidades inclua biblioteca Util --> u funcao inicio() { // vamos declarar as variáveis necessárias inteiro numeros[30] inteiro chave, vezes = 0 // vamos sortear 30 números de 1 até 15 (incluindo os dois) para (inteiro i = 0; i < 30; i++) { numeros[i] = u.sorteia(1, 15) } // vamos pedir para o usuário informar a chave e vamos verificar em // quais posições essa chave foi encontrada escreva("Digite um número a ser localizado: ") leia(chave) escreva("\nO número " + chave + " aparece nas seguintes posições:") escreva("\n") para (inteiro i = 0; i < 30; i++) { se (numeros[i] == chave) { // registra a quantidade de vezes vezes = vezes + 1 escreva("\n[" + numeros[i] + "]" + " posição => " + i) } } // agora mostramos quantas vezes o número pesquisado apareceu escreva("\n\nO número " + chave + " apareceu => " + vezes + " vez(es).") escreva("\n") } } |
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Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 463 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { // vamos incluir a biblioteca Tipos inclua biblioteca Tipos --> tp funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema real potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo real area_comodo, potencia_total inteiro quant_lampadas // vamos ler a potência da lâmpada escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ") leia(potencia_lampada) // vamos ler a largura do cômodo escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ") leia(largura_comodo) // agora vamos ler o comprimento do cômodo escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ") leia(comprimento_comodo) // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total = area_comodo * 18 // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas = tp.real_para_inteiro(potencia_total / potencia_lampada) // será necessário no mínimo uma lâmpada se (quant_lampadas == 0) { quant_lampadas = quant_lampadas + 1 } // e mostramos o resultado escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.") } } |
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Exercício Resolvido de Portugol - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100Quantidade de visualizações: 41 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algorítmo) Portugol Web Studio que usa um laço PARA, ENQUANTO ou FACA...ENQUANTO para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo). Sua saída deverá ser parecida com: Numeros primos entre 2 e 100: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Web Studio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { funcao inicio() { // limite dos números primos (incluindo) inteiro limite = 100 logico primo // Lembre-se! O número 1 não é primo escreva("Numeros primos entre 2 e " + limite + ":\n") // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado para (inteiro i = 2; i <= limite; i++) { primo = verdadeiro // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo para (inteiro j = 2; j <= (i / 2); j++) { se (i % j == 0) { primo = falso // não é primo pare } } se (primo == verdadeiro) { escreva(i, " ") } } } } |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa que leia o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação em relação ao alistamento militarQuantidade de visualizações: 16 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que leia o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação em relação ao alistamento militar. - Se estiver antes dos 18 anos, mostre em quantos anos faltam para o alistamento. - Se já tiver depois dos 18 anos, mostre quantos anos já se passaram do alistamento. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 1980 Você tem 45 anos. Já se passaram 27 anos do alistamento militar. Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 2007 Você tem 18 anos. Você já tem idade suficiente para fazer o alistamento militar. Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 2009 Você tem 16 anos. Faltam 2 anos para você fazer o alistamento militar. Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Web Studio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro ano_nasc, ano_atual, idade, anos_faltam, anos_passaram // vamos pedir para o usuário informar o ano atual escreva("Informe o ano atual: ") leia(ano_atual) // vamos pedir para o usuário informar o ano de nascimento escreva("Informe o ano do seu nascimento: ") leia(ano_nasc) // vamos calcular a idade do usuário idade = ano_atual - ano_nasc // vamos calcular os anos que faltam para o alistamento anos_faltam = 18 - idade // vamos calcular os anos que já se passaram do alistamento anos_passaram = idade - 18 // vamos mostrar os resultados se (idade < 18) { escreva("\nVocê tem " + idade + " anos.") escreva("\nFaltam " + anos_faltam + " anos para você fazer o alistamento militar.") } senao se (idade == 18) { escreva("\nVocê tem " + idade + " anos.") escreva("\nVocê já tem idade para o alistamento militar.") } senao { escreva("\nVocê tem " + idade + " anos.") escreva("\nJá se passaram " + anos_passaram + " anos do alistamento militar.") } } } |
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Exercício Resolvido de Portugol - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 3208 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo em Portugol que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 5 Informe o segundo número: 8 Informe o terceiro número: 3 O segundo número é o maior Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro num1, num2, num3 // vamos solicitar os três números inteiros escreva("Informe o primeiro número: ") leia(num1) escreva("Informe o segundo número: ") leia(num2) escreva("Informe o terceiro número: ") leia(num3) // o primeiro número é o maior? se (num1 > num2 e num1 > num3) { escreva("O primeiro número é o maior") } senao { // o segundo número é o maior? se (num2 > num1 e num2 > num3) { escreva("O segundo número é o maior") } senao{ // o terceiro número é o maior? se (num3 > num1 e num3 > num2) { escreva("O terceiro número é o maior") } // os número não são diferentes senao { escreva("Os três números não são diferentes") } } } } |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 495 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem Portugol que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol programa { // vamos incluir a biblioteca Matematica inclua biblioteca Matematica --> mat funcao inicio() { // coordenadas dos dois pontos real x1, y1, x2, y2 // guarda o coeficiente angular real m // x e y do primeiro ponto escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ") leia(x1) escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ") leia(y1) // x e y do segundo ponto escreva("Coordenada x do segundo ponto: ") leia(x2) escreva("Coordenada y do segundo ponto: ") leia(y2) // vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1) // mostramos o resultado escreva("O coeficiente angular é: ", m) } } Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição |
Como somar os dígitos de um número em Portugol usando o laço ENQUANTO - Solução para número inteiro de qualquer tamanhoQuantidade de visualizações: 341 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter e retornar a soma dos dígitos de um número inteiro positivo. Em nosso site você encontra alguns exemplos de como isso pode ser feito. No entanto, ao contrário das outras dicas, aqui eu mostro como somar os dígitos de um número informado pelo usuário sem fixar o seu tamanho, ou seja, não há limites para a quantidade de dígitos. Veja o código Portugol completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Como somar os dígitos de um número em Portugol programa { funcao inicio() { inteiro numero, soma // inicia a soma como zero soma = 0 // vamos pedir um número inteiro positivo escreva("Informe um número inteiro positivo: ") // lê o número informado leia(numero) // enquanto o número for diferente de 0 enquanto (numero != 0) { // adiciona à soma o resultado da divisão do número por 10 soma = soma + (numero % 10) // agora dividimos os número por 10 (divisão inteira) e continuamos numero = inteiro(numero / 10) } // e mostramos o resultado escreva("A soma dos dígitos é: ", soma) } } Ao executar este código Portugol Web Studio nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 1273 A soma dos dígitos é: 13 |
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Como resolver uma equação do segundo grau em Portugol - Como calcular Bhaskara em PortugolQuantidade de visualizações: 2424 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta Portugol Studio, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo Portugol vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Portugol (escrevi e testei no Portugol Webstudio). Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // "Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol programa { // inclui a biblioteca Matematica inclua biblioteca Matematica --> mat // função principal do programa funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes real a, b, c // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante real raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se (discriminante > 0) { raiz1 = ((b * -1) + mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) raiz2 = ((b * -1) - mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação possui uma única solução real? senao se (discriminante == 0){ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação não possui solução real? senao{ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) imaginaria = mat.raiz((discriminante * -1), 2.0) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
O aço no edifício A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura abaixo, que se caracteriza pelo fato de não possuir amarrações diagonais nem paredes de cisalhamento para assegurar a estabilidade lateral, pode ser chamada de: ![]() A) Estrutura contraventada. B) Moldura amarrada excentricamente. C) Moldura resistente a momentos. D) Paredes de cisalhamento. E) Nenhuma das alternativas anteriores. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(CEBRASPE - 2024 - ITAIPU - Técnico em Hidrologia) Em relação ao tempo, o balanço hídrico de uma bacia A) aumenta com a vazão de entrada e diminui com a vazão de evaporação. B) Aumenta com a vazão de entrada e aumenta com a vazão de evaporação. C) diminui com a vazão de entrada e diminui com a vazão de saída. D) diminui com a vazão de saída e diminui com a precipitação. E) aumenta com a vazão de evaporação e diminui com a precipitação. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas As instalações prediais de água fria têm a função de distribuir água potável em temperatura ambiente, enquanto as instalações prediais de água quente distribuem água aquecida, sempre observando a segurança dos usuários. Analise as afirmativas a seguir, referentes às instalações prediais de água fria e água quente. I. As colunas de distribuição têm a função de conduzir a água a partir dos barriletes com destino aos ramais, tanto na instalação de água fria quanto na instalação de água quente. II. Os aquecedores de acumulação se caracterizam pela capacidade de armazenamento de água, que é aquecida em um reservatório componente do equipamento. III. O sistema de aquecimento individual, em uma edificação, consiste naquele que alimenta todos os pontos de utilização de um único apartamento. IV. As bitolas das tubulações empregadas em uma rede de distribuição de água devem diminuir a partir do barrilete em direção ao sub-ramal. Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmativa(s) correta(s). A) Apenas a afirmativa I está correta. B) Apenas a afirmativa III está correta. C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Características do concreto armado A fissuração é um efeito importante nas estruturas de concreto e não deve ser desprezada. O conhecimento íntimo desse tipo de efeito é de vital importância para garantir a durabilidade e o desempenho das estruturas por longos anos. A seguir, correlacione os tipos de fissuração e as definições: 1 - Fissuras plásticas. 2 - Fissuras térmicas. 3 - Fissuras de retração por secagem. ( ) Desenvolvem-se por conta de tensões de tração devido à restrição interna causada por retração diferencial entre a superfície e o interior do concreto. ( ) Desenvolvem-se nas primeiras idades do concreto, após o endurecimento. ( ) Desenvolvem-se antes de o concreto estar endurecido, entre 1 e 8 horas após o lançamento. Agora, assinale a alternativa que traz a sequência correta: A) 1 - 2 - 3. B) 2 - 1 - 3. C) 3 - 1 - 2. D) 2 - 3 - 1. E) 3 - 2 - 1. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Princípios específicos do Direito do Consumidor A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendido, dentre outros, o princípio da ação governamental, que se manifesta: A) Pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho. B) Pela presença do Estado no mercado estrangeiro. C) Pelo monopólio estrangeiro no mercado nacional. D) Pelo incentivos à criação e desenvolvimento de associações lucrativas. E) Pela iniciativa indireta. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Portugol |
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Dart - Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com Dart |
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