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Como calcular a área do trapézio em Portugol - Portugol para Geometria PlanaQuantidade de visualizações: 1314 vezes |
Antes de passarmos ao código Portugol para o cálculo da área de um trapézio, dê uma olhada na imagem a seguir: A área do trapézio é a medida correspondente a superfície dessa figura da geometria plana. O cálculo da sua área é o produto entre a soma das medidas das bases (B e b) pela altura (h), e dividindo o resultado por 2. O trapézio possui quatro lados, por isso ele é também um quadrilátero. Dois lados são as bases, e as bases são paralelas entre si. A base de maior medida é chamada de base maior (B), e a base de menor medida é chamada de base menor (b). Quais são os tipos de trapézio Podemos classificar os trapézios de acordo com suas formas e disposição no plano (e marcados na figura acima): 1) Trapézio Isósceles: possui dois lados com as mesmas medidas. 2) Trapézio Retângulo: possui dois ângulos retos (90°). Além disso, o lado que possui os ângulos retos é perpendicular as bases. E é também a altura do trapézio. Fique atento a este tipo de trapézio, pois ele é usado no cálculo numérico (métodos numéricos) para aproximar a integral de uma função usando a regra dos trapézios. 3) Trapézio Escaleno: todos os lados com medidas diferentes. Como calcular a área do trapézio em Portugol Agora que já vimos os três tipos diferentes de trapézios e vimos também a fórmula para o cálculo de sua área (na imagem acima), podemos passar ao código Portugol que pede para o usuário informar a medida da base maior, da base menor e da altura do trapézio e retornamos a sua área. Veja o exercício: 1) Seja um trapézio medindo 3 cm de altura, base maior medindo 8 cm e base menor medindo 5 cm. Calcule a área do trapézio. Eis o código Portugol para a resolução: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Como calcular a área de um trapézio em Portugol programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema real b_maior, b_menor, altura, area // vamos ler a medida da base maior escreva("Medida da base maior (B): ") leia(b_maior) // vamos ler a medida da base menor escreva("Medida da base menor (b): ") leia(b_menor) // vamos ler a medida da altura escreva("Medida da altura (h): ") leia(altura) // e agora calculamos a área do trapézio area = ((b_maior + b_menor) * altura) / 2.0 // e mostramos o resultado escreva("A área do trapézio é: ", area, " cm quadrados.") } } Ao executarmos este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Medida da base maior (B): 8 Medida da base menor (b): 5 Medida da altura (h): 3 A área do trapézio é: 19.5 cm quadrados. Tenha em mente que a área será sempre em centímetros quadrados, metros quadrados, quilômetros quadrados, etc. |
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Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 423 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- programa { // vamos incluir a biblioteca Tipos inclua biblioteca Tipos --> tp funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema real potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo real area_comodo, potencia_total inteiro quant_lampadas // vamos ler a potência da lâmpada escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ") leia(potencia_lampada) // vamos ler a largura do cômodo escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ") leia(largura_comodo) // agora vamos ler o comprimento do cômodo escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ") leia(comprimento_comodo) // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total = area_comodo * 18 // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas = tp.real_para_inteiro(potencia_total / potencia_lampada) // será necessário no mínimo uma lâmpada se (quant_lampadas == 0) { quant_lampadas = quant_lampadas + 1 } // e mostramos o resultado escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.") } } |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase em Portugol usando a função obter_caracter() da biblioteca TextoQuantidade de visualizações: 339 vezes |
Em algumas situações nós precisamos acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase no Portugol Studio ou Portugol Web Studio. Para isso nós podemos usar a função obter_caracter() da biblioteca Texto. Esta função pede, como primeiro argumento, a palavra ou frase a partir da qual o caractere será extraído e, como segundo argumento, o índice do caractere (sempre começando em 0 para o primeiro caractere). Veja um programa Portugol completo no qual obtemos o primeiro caractere de uma palavra: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- programa { // vamos importar a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> tx funcao inicio() { cadeia palavra = "PORTUGOL" caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, 0) escreva("A letra retornada é: ", letra) } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: A letra retornada é: P Veja agora como podemos usar o laço PARA para percorrer e exibir todos os caracteres individuais da palavra ou frase: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- programa { // vamos importar a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> tx funcao inicio() { cadeia palavra = "PORTUGOL" para (inteiro i = 0; i <= tx.numero_caracteres(palavra) - 1; i++) { caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, i) escreva("A letra é: ", letra, "\n") } } } Ao executar o código novamente nós teremos o seguinte resultado: A letra é: P A letra é: O A letra é: R A letra é: T A letra é: U A letra é: G A letra é: O A letra é: L |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Portugol - Como calcular Bhaskara em PortugolQuantidade de visualizações: 2298 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta Portugol Studio, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo Portugol vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Portugol (escrevi e testei no Portugol Webstudio). Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // "Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol programa { // inclui a biblioteca Matematica inclua biblioteca Matematica --> mat // função principal do programa funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes real a, b, c // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante real raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se (discriminante > 0) { raiz1 = ((b * -1) + mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) raiz2 = ((b * -1) - mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação possui uma única solução real? senao se (discriminante == 0){ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação não possui solução real? senao{ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) imaginaria = mat.raiz((discriminante * -1), 2.0) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Portugol |
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