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Como calcular a área do trapézio em C - C para Geometria PlanaQuantidade de visualizações: 605 vezes |
Antes de passarmos ao código C para o cálculo da área de um trapézio, dê uma olhada na imagem a seguir:![]() A área do trapézio é a medida correspondente a superfície dessa figura da geometria plana. O cálculo da sua área é o produto entre a soma das medidas das bases (B e b) pela altura (h), e dividindo o resultado por 2. O trapézio possui quatro lados, por isso ele é também um quadrilátero. Dois lados são as bases, e as bases são paralelas entre si. A base de maior medida é chamada de base maior (B), e a base de menor medida é chamada de base menor (b). Quais são os tipos de trapézio Podemos classificar os trapézios de acordo com suas formas e disposição no plano (e marcados na figura acima): 1) Trapézio Isósceles: possui dois lados com as mesmas medidas. 2) Trapézio Retângulo: possui dois ângulos retos (90°). Além disso, o lado que possui os ângulos retos é perpendicular as bases. E é também a altura do trapézio. Fique atento a este tipo de trapézio, pois ele é usado no cálculo numérico (métodos numéricos) para aproximar a integral de uma função usando a regra dos trapézios. 3) Trapézio Escaleno: todos os lados com medidas diferentes. Como calcular a área do trapézio em C Agora que já vimos os três tipos diferentes de trapézios e vimos também a fórmula para o cálculo de sua área (na imagem acima), podemos passar ao código C que pede para o usuário informar a medida da base maior, da base menor e da altura do trapézio e retornamos a sua área. Veja o exercício: 1) Seja um trapézio medindo 3 cm de altura, base maior medindo 8 cm e base menor medindo 5 cm. Calcule a área do trapézio. Eis o código C para a resolução: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema float b_maior, b_menor, altura, area; // vamos ler a medida da base maior printf("Medida da base maior (B): "); scanf("%f", &b_maior); // vamos ler a medida da base menor printf("Medida da base menor (b): "); scanf("%f", &b_menor); // vamos ler a medida da altura printf("Medida da altura (h): "); scanf("%f", &altura); // e agora calculamos a área do trapézio area = ((b_maior + b_menor) * altura) / 2.0; // e mostramos o resultado printf("A área do trapézio é: %f cm quadrados.", area); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: Medida da base maior (B): 8 Medida da base menor (b): 5 Medida da altura (h): 3 A área do trapézio é: 19.5 cm quadrados. Tenha em mente que a área será sempre em centímetros quadrados, metros quadrados, quilômetros quadrados, etc. |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em CQuantidade de visualizações: 1461 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas printf("Informe o valor x da coordenada: "); scanf("%d", &x); printf("Informe o valor y da coordenada: "); scanf("%d", &y); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y); } // a coordenada está na origem else{ printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a altura da queda livre de um corpo dado o tempo de queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 1765 vezes |
A Queda livre é um movimento unidimensional e uniformemente acelerado. Tal movimento ocorre quando algum corpo é solto do repouso a partir de certa altura. Uma vez que a aceleração da gravidade é constante, se desconsiderarmos a ação de forças dissipativas, o tempo de descida nesse movimento será sempre igual. Na prática, o movimento de queda livre ideal é bastante próximo daquele em que um objeto é solto a uma pequena altura em relação ao chão. No entanto, rigorosamente, esse movimento só acontece quando algum objeto é solto no vácuo. De acordo com as equações do movimento de queda livre, o tempo de queda não depende da massa dos objetos, mas da aceleração da gravidade e da altura em que esse objeto é solto. A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão. O fato de uma pena não chegar ao chão no mesmo tempo em que uma bola de boliche, quando soltas na superfície da Terra, está associado ao atrito com o ar, que é quase desprezível para objetos pesados e aerodinâmicos, como a bola de boliche. A altura da queda livre de um objeto, quando temos apenas o tempo (duração da queda), pode ser obtida por meio da seguinte fórmula: \[ \text{H} = \frac{\text{g} \cdot t^2}{2} \] Onde: H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. g ? aceleração da gravidade (m/s2). t ? tempo da queda (em segundos). Em alguns livros de Física esta fórmula é encontrada também na forma: \[ \text{h} = \frac{1}{2} \text{g} \cdot t^2 \] Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Sabendo que um corpo leva 2s para chegar ao chão após ter sido abandonado a uma altura H em relação ao solo, calcule a altura em que esse corpo foi abandonado, em metros. Note que o tempo de queda é de 2 segundos. Então, como sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // tempo da queda float segundos = 2; // em segundos // vamos calcular a altura da queda float altura = (gravidade * pow(segundos, 2)) / 2; // mostramos o resultado printf("A altura da queda livre é: %f metros", altura); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A altura da queda livre é: 19.613300 metros. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas)Quantidade de visualizações: 9753 vezes |
Esta dica mostra como escrever uma função em linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas, ou seja, case insensitive). O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> #include <ctype.h> // função personalizada que permite verificar // se duas strings são iguais ou diferentes sem // considerar maiúsculas e minúsculas int str_equal(const char *str1, const char *str2){ while((toupper(*str1) == toupper(*str2)) && (*str1)){ str1++; str2++; } return((*str1 == 0) && (*str2 == 0)); } int main(int argc, char *argv[]){ char palavra1[] = "Java"; char palavra2[] = "Java"; if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1) printf("As palavras sao iguais"); else printf("As palavras sao diferentes"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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PHP - Manipulação de texto em PHP - Como acessar e modificar os caracteres individuais de uma string |
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