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Na usina nuclear de Angra dos Reis, os técnicos analisam a perda de massa de um material radioativo. Sabendo-se que este - Exercícios Resolvidos de C

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Pergunta/Tarefa:

Na usina nuclear de Angra dos Reis, os técnicos analisam a perda de massa de um material radioativo. Sabendo-se que este perde 25% de sua massa a cada 30 segundos, criar um programa que imprima o tempo necessário para que a massa deste material se torne menor que 0,10 grama. O programa pode calcular o tempo para várias massas (em gramas).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a massa (em gramas): 300
O tempo necessário é: 840 segundos.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float massa;
  int tempo = 0;

  // vamos ler a massa do material
  printf("Informe a massa (em gramas): ");
  scanf("%f", &massa);
    
  // enquanto a massa for maior que 0,10 grama
  while (massa > 0.10) {
    // conta mais um segundo
    tempo = tempo + 1;
      
    // já se passaram 30 segundos?
    if (tempo % 30 == 0) {
      // reduz a massa em 25%
      massa = massa - (massa * (25.0 / 100.00));
    } 
  } 
    
  // mostra o resultado
  printf("O tempo necessário é: %d segundos.", tempo);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}


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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  char caractere;
  int codigo;
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  printf("Informe um caractere: ");
    
  // vamos ler o caractere informado
  scanf("%c", &caractere);
    
  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = (int)caractere;
    
  // e mostramos o resultado
  printf("Você informou o caractere: %c", caractere);
  printf("\nO código ASCII correspondente é: %d", codigo);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como alocar memória para instâncias de uma estrutura (struct) e acessá-las usando ponteiros em C

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Esta dica mostra como declarar uma estrutura (struct), alocar duas instâncias desta e acessá-las usando ponteiros.

Considere a seguinte struct:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char titulo[80];
  int codigo;
  int paginas;
};

Note que agora a variável titulo foi declarada como uma matriz de caracteres de 80 posições. Mais adiante você entenderá o propósito de tal abordagem. Veja agora como alocamos memória para duas instâncias desta estrutura:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
// de Livro
Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

A partir deste ponto as variáveis a e b são ponteiros para as duas instâncias recém alocadas. Observe que, quando usamos ponteiros para estruturas, seus membros são acessados usando-se a notação -> em vez do ponto. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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a->codigo = 342;
a->paginas = 230;

Para definir o valor para o membro titulo é preciso lançar mão da função strcpy(). Isso é feito porque estamos lidando com ponteiros, e cada instância de Livro possui sua área de memória a partir da qual a posição inicial da cadeia de caracteres que receberá o título do livro já foi inicializada. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

strcpy(a->titulo, "Programando em Java");

Observe agora o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char titulo[80];
  int codigo;
  int paginas;
};

int main(int argc, char *argv[]){
  // cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas)
  // de Livro
  Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));
  Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preenche os dados do primeiro Livro
  // Estamos usando ponteiros agora. Para definir o título
  // do livro é preciso usar a função strcpy, já que estamos
  // usando uma cadeia de caracteres
  strcpy(a->titulo, "Programando em Java");
  a->codigo = 342;
  a->paginas = 230;

  // preenche os dados do segundo Livro
  strcpy(b->titulo, "JavaScript - O Guia Prático");
  b->codigo = 675;
  b->paginas = 930;

  // exibe os dados do primeiro livro
  printf("Primeiro Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    a->titulo, a->codigo, a->paginas);

  // exibe os dados do segundo livro
  printf("\nSegundo Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    b->titulo, b->codigo, b->paginas);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como elevar uma base a um determinado expoente usando a função pow() da linguagem C

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Em algumas situações nós precisamos efetuar cálculos de potenciação em C, ou seja, elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:



Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125.

A linguagem C nos fornece a função pow(), presente no header math.h que recebe como argumentos a base e o expoente e nos retorna a potência (como um valor double). Veja um exemplo de seu uso no código abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int base = 4;
  int expoente = 5;
  double potencia = pow(4, 5);
  printf("A base %d elevada ao expoente %d é igual à potência %f\n\n",
	  base, expoente, potencia);
  
  system("PAUSE");  
  return 0;
}

Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado:

A base 4 elevada ao expoente 5 é igual à potência 1024.000000

Note que a função pow() da linguagem C retorna um valor double.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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