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Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá - Lista de Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 233 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Desafio do número mágico em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema numero_magico, palpite, tentativas: inteiro acertou: logico inicio // inicializa as variáveis tentativas <- 0 acertou <- falso // vamos sortear o número entre 0 e 500 numero_magico <- RandI(501) // um laço que repete enquanto o usuário não // acertar o número mágico enquanto nao acertou faca escreva("Adivinhe o número mágico: ") leia(palpite) // registra essa tentativa tentativas <- tentativas + 1 // o usuário acertou o número mágico? se palpite = numero_magico entao escreval("Você acertou o número em ", tentativas, " tentativas.") // mostra a classificação do usuário se tentativas <= 3 entao escreval("Classificação: Muito Sortudo") senao se (tentativas >= 4) e (tentativas <= 6) entao escreval("Classificação: Sortudo") senao se (tentativas >= 7) e (tentativas <= 10) entao escreval("Classificação: Normal") senao escreval("Classificação: Tente Novamente") fimse fimse fimse // sai do laço acertou <- verdadeiro senao // indica se o palpite é maior ou menor se palpite < numero_magico entao escreval("Tente um número maior.") escreval() senao escreval("Tente um número menor.") escreval() fimse fimse fimenquanto fimalgoritmo |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 648 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema ano: inteiro inicio // vamos solicitar que o usuário informe um ano escreva("Informe o ano: ") leia(ano) // vamos verificar se o ano informado é bissexto se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao escreva("O ano informado é bissexto.") senao escreva("O ano informado não é bissexto.") fimse fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 325 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
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Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlgQuantidade de visualizações: 1450 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg" Var // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes a, b, c: real // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real Inicio // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante <- (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se discriminante > 0 então raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a) raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) senão // a equação possui uma única solução real? se discriminante = 0 então raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) // a equação não possui solução real? senão raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) fimse fimse Fimalgoritmo Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
Vamos testar seus conhecimentos em Topografia |
Cálculo de declive entre estacas de um projeto rodoviário Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Jaru - RO Prova: IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Engenheiro Civil Em um projeto rodoviário, com estacas a cada 20 m, a estaca E79+6m está na cota 112,7 m e a estaca E84+6m está na cota 102,7 m. O declive entre essas estacas é: A) 5% B) 10% C) 15% D) 20% E) 25% Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Características do concreto armado No campo da engenharia, a reologia desempenha um papel crucial no estudo do comportamento de materiais, especialmente quando submetidos a forças ou tensões. Ela investiga como os materiais reagem a essas forças e como suas propriedades podem variar de acordo com fatores como taxa de deformação, temperatura e pressão. No contexto do concreto armado, um fenômeno reológico em particular ocorre quando a deformação do material aumenta com o tempo sob carregamento constante em comparação com a deformação inicial. Como esse fenômeno é classificado na reologia do concreto armado? A) Retração. B) Expansão. C) Fluência. D) Variação de temperatura. E) Deformações excessivas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Instalações prediais de combate a incêndio O fogo pode ser classificado em classes em função do tipo de material sujeito a combustão, tal que, para cada classe de fogo, existe uma categoria de extintor adequada para dissipar focos de incêndio. Sobre as categorias de extintores, são feitas as afirmações a seguir. Analise-as e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) O extintor de água pressurizada é recomendado para extinguir o fogo por resfriamento de materiais de fácil combustão, como tecidos, madeira, papel e fibras. ( ) O extintor de espuma extingue o fogo por abafamento de equipamentos elétricos, como fios, quadro de distribuição, motores e transformadores. ( ) O extintor de pó químico emprega o abafamento para extinção do fogo, sendo recomendado para equipamentos elétricos energizados e pirofóricos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: A) V - F - F. B) V - F - V. C) F - V - V. D) F - V - F. E) V - V - F. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas As instalações elétricas são compostas por dispositivos cuja função é distribuir a energia elétrica, proveniente da rede de abastecimento, entre os pontos de utilização. Analise as afirmativas a seguir, referentes aos dispositivos que compõem as instalações elétricas. I. O quadro de distribuição consiste no dispositivo responsável pela divisão dos circuitos elétricos de uma edificação. II. Os condutores consistem em fios ou cabos de cobre ou alumínio, cuja função é transmitir a corrente elétrica. III. As tomadas de corrente são dispositivos cuja função é gerar corrente elétrica, permitindo a alimentação de equipamentos. IV. Os dispositivos de manobra são aqueles que permitem a interrupção da transmissão da corrente elétrica. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas. A) Apenas a afirmativa I está correta. B) Apenas a afirmativa III está correta. C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação Considerando a questão: "Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal?". Qual o valor do fator de atrito f na tubulação anteriormente citada? Qual valor do somatório de Ks tornaria a perda de carga singular idêntica à perda de carga linear? A) 0,66 e 66,2. B) 0,066 e 66,2. C) 0,132 e 66,2. D) 0,066 e 132,4. E) 0,132 e 132,4. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg |
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Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Cookies em JavaScript - Como escrever uma função para a criação de cookies em JavaScript Python - Como exibir os valores de 0 a 10 em ordem decrescente usando o laço for da linguagem Python |
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