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Como percorrer todos os elementos de um vetor de inteiros e exibir a soma de seus valores - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 289 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte vetor de inteiros:

// um vetor de inteiros contendo sete elementos
valores: vetor[0..6] de inteiro
Escreva um algoritmo VisuAlg que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor e exibir a soma de seus valores. Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem:

A soma dos valores do vetor é: 32

Resposta/Solução:

Veja a resolução deste algorítmo usando VisuAlg:

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algoritmo "Como somar os elementos de um vetor em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  valores: vetor[0..6] de inteiro
  i, tamanho, soma: inteiro

inicio
  // guarda o tamanho do vetor
  tamanho <- 7

  // inicializa os elementos do vetor
  valores[0] <- 4
  valores[1] <- 5
  valores[2] <- 1
  valores[3] <- 8
  valores[4] <- 2
  valores[5] <- 2
  valores[6] <- 10

  // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma
  // dos valores dos elementos
  soma <- 0

  // agora vamos usar um laço PARA para percorrer todos os elementos
  // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual
  // da variável soma
  para i de 0 ate tamanho - 1 faca
    soma <- soma + valores[i]
  fimpara

  // vamos exibir a soma dos valores do vetor
  escreva("A soma dos valores do vetor é: ", soma)

fimalgoritmo


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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior

Quantidade de visualizações: 1194 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo VisuAlg que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 34
Informe o segundo número: 83
Informe o terceiro número: 72
O segundo número é o maior
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Algoritmo "Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  num1, num2, num3: inteiro

Inicio
  // vamos solicitar os três números inteiros
  escreva("Informe o primeiro número: ")
  leia(num1)
  escreva("Informe o segundo número: ")
  leia(num2)
  escreva("Informe o terceiro número: ")
  leia(num3)

  // o primeiro número é o maior?
  se (num1 > num2) e (num1 > num3) entao
    escreva("O primeiro número é o maior")
  senao
    // o segundo número é o maior?
    se (num2 > num1) e (num2 > num3) entao
      escreva("O segundo número é o maior")
    senao
      // o terceiro número é o maior?
      se (num3 > num1) e (num3 > num2) entao
        escreva("O terceiro número é o maior")
      senao
        // os números não são diferentes
        escreva("Os três números não são diferentes")
      fimse
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 447 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa (algoritmo) VisuAlg que usa um laço PARA, ENQUANTO ou REPITA...ATE para calcular e exibir os 50 primeiros números primos.

Sua saída deverá ser parecida com:

50 primeiros números primos:

     2     3     5     7    11    13    17    19    23    29
    31    37    41    43    47    53    59    61    67    71
    73    79    83    89    97   101   103   107   109   113
   127   131   137   139   149   151   157   163   167   173
   179   181   191   193   197   199   211   223   227   229
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Como exibir os N primeiros números primos em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quantidade, contador, numero, j: inteiro
  primo: logico

inicio
  quantidade <- 50 // quantidade de números primos
  contador <- 0 // quantidade de números primos encontrados
  numero <- 0 // inteiro inicial

  // Lembre-se! O número 1 não é primo
  escreval(quantidade, " primeiros numeros primos:")
  escreval()

  // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos
  enquanto contador < quantidade faca
    primo <- verdadeiro

    // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará
    // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o
    // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo
    // for igual a 0, então o número não é primo
    para j de 2 ate Int(numero / 2) faca
      se numero mod j = 0 entao
        primo <- falso // não é primo
        interrompa
      fimse
    fimpara

    se ((primo = verdadeiro) e (numero > 1)) entao
      escreva(numero:6)
      contador <- contador + 1 // encontramos um número primo

      se contador mod 10 = 0 entao
        escreval()
      fimse
    fimse

    numero <- numero + 1
  fimenquanto

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que pergunte a velocidade de um carro. Caso ultrapasse 80km/h, exiba uma mensagem dizendo que

Quantidade de visualizações: 6 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pergunte a velocidade de um carro. Caso ultrapasse 80km/h, exiba uma mensagem dizendo que o usuário foi multado. Nesse caso, exiba o valor da multa, cobrando R$ 5,00 por cada quilômetro acima da velocidade permitida.

Sua saída deve ser parecida com:

Velocidade do carro: 85
Você foi multado.
A multa a ser paga é: 25.0

Velocidade do carro: 75
Você não foi multado

Velocidade do carro: 110
Você foi multado.
A multa a ser paga é: 150.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Calcular a velocidade de um carro em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  velocidade, multa: real

// função principal do programa
inicio
  // vamos pedir para o usuário informar a velocidade
  // do carro
  escreva("Informe a velocidade do carro: ")
  leia(velocidade)

  // vamos verificar se o usuário foi multado
  se (velocidade > 80) entao
    escreval("Você foi multado.")
    // vamos calcular a multa
    multa <- (velocidade - 80) * 5.0
    escreval("A multa a ser paga é: ", multa)
  senao
    escreval("Você não foi multado")
  fimse

  escreval()

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)

Quantidade de visualizações: 382 vezes
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)

Pergunta/Tarefa:

Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do produto: 520
Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO
Informe a idade: 23
Informe o sexo: F
FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20%
Valor a pagar: 416.0

Informe o valor do produto: 830
Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA
Informe a idade: 38
Informe o sexo: M
OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5%
Valor a pagar: 788.5
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste exercício em VisuAlg:

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algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..."
var
  valor: real
  nome, sexo: caractere
  idade: inteiro

inicio
  //  vamos ler o valor do produto
  escreva("Informe o valor do produto: ")
  leia(valor)

  // agora vamos ler o nome do cliente
  escreva("Informe o nome do cliente: ")
  leia(nome)

  // agora vamos ler a idade
  escreva("Informe a idade: ")
  leia(idade)

  // e finalmente vamos ler o sexo do cliente
  escreva("Informe o sexo: ")
  leia(sexo)

  // vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto
  // de 20%
  se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao
    valor <- valor - (valor * (20 / 100))
    escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%")
    escreval("Valor a pagar: ", valor)
  senao
    valor <- valor - (valor * (5 / 100))
    escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%")
    escreval("Valor a pagar: ", valor)
  fimse
  
fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 316 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado:

// declara um vetor de 10 inteiros
valores: vetor[1..10] de inteiro
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor: 4
O valor foi encontrado: 3 vezes

Informe um valor: 8
O valor foi encontrado: 1 vezes

Informe um valor: 3
O valor foi encontrado: 0 vezes
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valores: vetor[1..10] de inteiro
  pesquisa, repeticoes, i: inteiro

inicio
  // inicializa um vetor de 10 inteiros
  valores[1] <- 4
  valores[2] <- 21
  valores[3] <- 9
  valores[4] <- 8
  valores[5] <- 12
  valores[6] <- 21
  valores[7] <- 4
  valores[8] <- 4
  valores[9] <- 1
  valores[10] <- 10

  // vamos ler um valor inteiro
  escreva("Informe um valor: ")
  leia(pesquisa)

  // vamos verificar quantas vezes o valor informado está
  // contido no vetor
  repeticoes <- 0
  para i de 1 ate 10 faca
    se valores[i] = pesquisa entao
      // encontrou? vamos contar esta ocorrência
      repeticoes <- repeticoes + 1
    fimse
  fimpara

  // vamos mostrar o resultado
  escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes")

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 2231 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: real

inicio
  valor <- 178.00 // valor original
  percentual <- 15.0 / 100.0 // 15%
  valor_final <- valor + (percentual * valor)

  // mostra o resultado
  escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

  // O resultado será 204,70

fimalgoritmo

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: real

inicio
  valor <- 250.00; // valor original
  percentual <- 8.0 / 100.0 // 8%
  valor_final <- valor - (percentual * valor)

  // mostra o resultado
  escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

  // O resultado será 230,00

fimalgoritmo

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  perguntas, acertos: real

inicio
  perguntas <- 90.0
  acertos <- 72.0

  // mostra a porcentagem de acertos
  escreva("Porcentagem de acertos: ")
  escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%")

  // mostra a porcentagem de erros
  escreva("Porcentagem de erros: ")
  escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%")

  // Os resultados serão 80% e 20%

fimalgoritmo

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real

inicio
  valor_anterior <- 300.0 // valor anterior
  novo_valor <- 340.0 // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100

  escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%")

  // O resultado será 13,33

fimalgoritmo

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, comissao: real

inicio
  valor <- 70.0 // valor do produto
  percentual <- 5.0 / 100.0 // 5%

  // calcula a comissão
  comissao <- percentual * valor

  // mostra o resultado
  escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao)

  // O resultado será 3,5

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímpar

Quantidade de visualizações: 913 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número: 14
O número é par
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  numero: inteiro

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar o número
  escreva("Informe um número: ")
  leia(numero)

  // vamos testar se o número é par ou ímpar
  se numero mod 2 = 0 entao
    escreval("O número é par")
  senao
    escreval("O número é ímpar")
  fimse

Fimalgoritmo

Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 462 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
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algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado_a, lado_b, lado_c: inteiro

inicio
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_a)

  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ")
  leia(lado_b)

  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_c)

  // os lados informados formam um triângulo?
  se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e 
    (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao
      escreval("O triângulo é equilátero")
    senao
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      senao
        // é escaleno
        escreval("O triângulo é escaleno")
      fimse
    fimse
  senao
    escreval("Os lados informados não formam um triângulo.")
  fimse

fimalgoritmo



Vamos testar seus conhecimentos em

Agregados naturais

Os módulos de finura para areais bem granulados enquadram-se na NBR e variam de acordo com certos limites expostos na norma. Assinale a alternativa que contenha Areia Muito fina.

A) Módulo Finura 1,35.

B) Faixa inicial módulo de finura 1,71.

C) Faixa inicial módulo de finura 2,11.

D) Faixa inicial módulo de finura 2,71.

E) Módulo de finura 4,00.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual função é usada para substituir partes de uma string em Python?

A) str_replace()

B) replace()

C) Replace()

D) StringReplace()

E) repl()
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Serviços preliminares e instalações provisórias

A instalação de tapumes é obrigatória em atividades de construção, para impedir o acesso de pessoas estranhas ao serviço. Sobre a instalação de tapumes e serviços decorrentes:

A) Os tapumes devem ter altura mínima de 2,2 m em relação ao nível do terreno.

B) Em edifícios com mais de dois pavimentos, é facultativa a construção de galerias para o tráfego de pedestres sobre o passeio.

C) As bordas da galeria para pedestres devem possuir tapumes com altura mínima de 2,0 m e inclinação de 45°.

D) Não é obrigatória a instalação de tapume em todo o perímetro da obra, apenas na testada do lote.

E) As galerias para o tráfego de pedestres devem ter altura livre mínima de 2,5 m.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

O projeto de instalação hidrossanitária

As fossas sépticas consistem em alternativas para o tratamento primário, em soluções individuais de esgotamento sanitário. A ABNT NBR 7229:1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos) define alguns cuidados necessários em relação ao tamanho e ao dimensionamento necessário.

Considere as seguintes sentenças:

I - O tanque séptico consiste em uma unidade cilíndrica ou prismática retangular de fluxo horizontal para tratamento de esgotos por processos de sedimentação, flotação e digestão, o qual deve respeitar uma distância mínima de 1,50m de construções.

II - O sumidouro é definido como um poço seco escavado no chão, sendo impermeabilizado.

III - O lodo e a escuma removidos dos tanques sépticos podem ser lançados em corpos de água ou galerias de águas pluviais, desde que atendam aos limites de lançamento definidos em lei.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas a sentença II está correta.

B) As sentenças I e II estão corretas.

C) Apenas a sentença I está correta.

D) Apenas a sentença III está correta.

E) Apenas as sentenças II e III estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Características do concreto armado

Os domínios de deformação em concreto armado são categorias que descrevem diferentes estados de deformação do material em relação às tensões aplicadas. Cada domínio corresponde a um comportamento específico do material e pode ser usado para entender como o concreto e o aço de reforço interagem sob diferentes condições de carga.

Nesse sentido, assinale a alternativa que traz o domínio no qual as peças de concreto armado devem ser projetadas de modo a melhor aproveitar as resistências dos materiais.

A) Domínio 1.

B) Domínio 2.

C) Domínio 3.

D) Domínio 4.

E) Domínio 5.
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Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg

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