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Elabore um programa VisuAlg que efetue a leitura sucessiva de valores numéricos e apresente no final o somatório, a média e o total de valores lidos - Desafio de Programação Resolvido em VisuAlgQuantidade de visualizações: 284 vezes |
Pergunta/Tarefa: Elabore um programa VisuAlg que efetue a leitura sucessiva de valores numéricos e apresente no final o somatório, a média e o total de valores lidos. O programa deve fazer as leituras dos valores enquanto o usuário estiver fornecendo valores positivos, ou seja, o programa deve parar quando o usuário fornecer um valor negativo. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor (negativo para parar): 8 Informe o valor (negativo para parar): 3 Informe o valor (negativo para parar): 5 Informe o valor (negativo para parar): 1 Informe o valor (negativo para parar): -3 A soma dos números é: 17 O total de números lidos é: 4 A média dos números é: 4.25 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Leitura sucessiva de valores numéricos em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema numero, soma, total_numeros: inteiro media: real inicio soma <- 0 total_numeros <- 0 // vamos efetuar a leitura dos números repita escreva("Informe o valor (negativo para parar): ") leia(numero) // o número é positivo? se numero >= 0 entao // vamos somar mais este número soma <- soma + numero // vamos contar mais este número total_numeros <- total_numeros + 1 fimse ate numero < 0 // vamos calcular a média dos números lidos se total_numeros > 0 entao media <- soma / (total_numeros * 1.0) escreval() escreval("A soma dos números é: ", soma) escreval("O total de números lidos é: ", total_numeros) escreval("A média dos números é: ", media) senao escreval() escreval("Não foram informados números positivos.") fimse fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 223 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias" var // variáveis usadas na resolução do problema potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real area_comodo, potencia_total: real quant_lampadas: inteiro inicio // vamos ler a potência da lâmpada escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ") leia(potencia_lampada) // vamos ler a largura do cômodo escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ") leia(largura_comodo) // agora vamos ler o comprimento do cômodo escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ") leia(comprimento_comodo) // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total <- area_comodo * 18 // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada) // será necessário no mínimo uma lâmpada se quant_lampadas = 0 entao quant_lampadas <- quant_lampadas + 1 fimse // e mostramos o resultado escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.") fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em VisuAlgQuantidade de visualizações: 257 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado: // declara um vetor de 10 inteiros valores: vetor[1..10] de inteiro Informe um valor: 4 O valor foi encontrado: 3 vezes Informe um valor: 8 O valor foi encontrado: 1 vezes Informe um valor: 3 O valor foi encontrado: 0 vezes Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor" var // variáveis usadas na resolução do problema valores: vetor[1..10] de inteiro pesquisa, repeticoes, i: inteiro inicio // inicializa um vetor de 10 inteiros valores[1] <- 4 valores[2] <- 21 valores[3] <- 9 valores[4] <- 8 valores[5] <- 12 valores[6] <- 21 valores[7] <- 4 valores[8] <- 4 valores[9] <- 1 valores[10] <- 10 // vamos ler um valor inteiro escreva("Informe um valor: ") leia(pesquisa) // vamos verificar quantas vezes o valor informado está // contido no vetor repeticoes <- 0 para i de 1 ate 10 faca se valores[i] = pesquisa entao // encontrou? vamos contar esta ocorrência repeticoes <- repeticoes + 1 fimse fimpara // vamos mostrar o resultado escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes") fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular salário líquido em VisuAlg - Calculando o salário líquido de um professorQuantidade de visualizações: 776 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor da hora aula: 28 Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12 Informe o percentual de desconto do INSS: 8 Salário Bruto: R$ 336,00 Total de Descontos: R$ 26,88 Salário Líquido: R$ 309,12 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Cálculo de Salário Bruto e Líquido em VisuAlg" Var // variáveis usadas para resolver o problema valor_hora_aula: real horas_trabalhadas: inteiro percentual_desconto_inss: real salario_bruto: real salario_liquido: real total_desconto: real Inicio // vamos ler o valor do hora aula escreva("Informe o valor da hora aula: ") leia(valor_hora_aula) // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ") leia(horas_trabalhadas) // vamos ler o percentual de desconto do INSS escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ") leia(percentual_desconto_inss) // vamos calcular o salário bruto salario_bruto <- valor_hora_aula * horas_trabalhadas // agora calculamos o total do desconto total_desconto <- (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto // finalmente calculamos o salário líquido salario_liquido <- salario_bruto - total_desconto // mostramos o resultado escreval("Salário Bruto: R$ ", salario_bruto:2:2) escreval("Total de Descontos: R$ ", total_desconto:2:2) escreval("Salário Líquido: R$ ", salario_liquido:2:2) Fimalgoritmo |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Serviços preliminares e instalações provisórias Em um canteiro de obras: A) São permitidas a entrada e a permanência de trabalhadores que não sejam compatíveis com a fase da obra. B) É permitida a entrada rápida de trabalhadores que não estejam assegurados. C) São proibidas a entrada e a permanência de quaisquer trabalhadores, independentemente da fase da obra. D) É proibida a entrada de trabalhadores que não estejam assegurados, mas é permitida a permanência de trabalhadores que não sejam compatíveis com a fase da obra. E) São proibidas a entrada e a permanência de trabalhadores que não estejam assegurados e que não sejam compatíveis com a fase da obra. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Instalações prediais de combate a incêndio O fogo pode ser classificado em classes em função do tipo de material sujeito a combustão, tal que, para cada classe de fogo, existe uma categoria de extintor adequada para dissipar focos de incêndio. Sobre as categorias de extintores, são feitas as afirmações a seguir. Analise-as e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) O extintor de água pressurizada é recomendado para extinguir o fogo por resfriamento de materiais de fácil combustão, como tecidos, madeira, papel e fibras. ( ) O extintor de espuma extingue o fogo por abafamento de equipamentos elétricos, como fios, quadro de distribuição, motores e transformadores. ( ) O extintor de pó químico emprega o abafamento para extinção do fogo, sendo recomendado para equipamentos elétricos energizados e pirofóricos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: A) V - F - F. B) V - F - V. C) F - V - V. D) F - V - F. E) V - V - F. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Quando criamos um novo COGO Point usando a opção Manual do Point Creation Tool (Create Ground Data -> Points), qual é o primeiro parâmetro de ponto solicitado? A) Localização do ponto (point location) B) Número do ponto (point number) C) Nome do ponto (point name) D) Descrição do ponto (point description) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de lajes maciças à flexão As lajes de concreto armado são elementos planos e horizontais, submetidos a carregamentos perpendiculares ao plano. Esses carregamentos promovem o desenvolvimento de esforços internos de flexão. Analise as afirmativas a seguir referentes aos tipos de flexão: I. A flexão normal ocorre em uma seção transversal em que atuam apenas momento fletor e esforço normal de tração ou compressão. II. A flexão reta ocorre quando os momentos fletores atuam em planos ortogonais aos eixos principais de inércia da seção transversal. III. Diz-se que a seção transversal de uma laje está submetida à flexão pura quando sobre ela atuam somente momentos fletores. IV. A seção transversal de uma laje está submetida à flexão composta quando, sobre esta, atuam momentos de flexão e forças normais. Assinale a alternativa correta: A) Apenas a afirmativa I está correta. B) Apenas a afirmativa III está correta. C) As afirmativas I, II e IV estão corretas. D) As afirmativas II, III e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
O código abaixo é válido em Python?nome1 = "ALBERTO" nome2 = 'FERNANDA' print(nome1) print(nome2) A) Sim B) Não Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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