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Como converter Metros Quadrados em Quilômetros Quadrados em C - C para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 216 vezes |
Em muitas situações nós temos uma medida de área em m2 e queremos transformá-la em km2, ou seja, converter Metros Quadrados para Quilômetros Quadrados. Para isso só precisamos dividir os metros quadrados por 1.000.000. Veja a fórmula: \[\text{Quilômetros Quadrados} = \frac{\text{Metros Quadrados}}{1.000.000} \] Agora veja o código C que pede para o usuário informar a medida de área em metros quadrados e a converte para quilômetros quadrados. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema float m_quadrados, km_quadrados; // vamos ler a medida em metros quadrados printf("Informe os metros quadrados: "); scanf("%f", &m_quadrados); // agora calculamos os quilometros quadrados km_quadrados = m_quadrados / 1000000.00; // e mostramos o resultado printf("Você informou %f metros quadrados.\n", m_quadrados); printf("Isso equivale a %g quilometros quadrados.\n", km_quadrados); printf("Sem notação científica: %.8f", km_quadrados); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe os metros quadrados: 80 Você informou 80.0 metros quadrados. Isso equivale a 8.0E-5 quilômetros quadrados. Sem notação científica: 0,000080 |
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C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra em C usando a função strcmp()Quantidade de visualizações: 22338 vezes |
A função strcmp() da linguagem C pode ser usada para verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra. Esta função, presente no header string.h aceita duas strings e retorna um valor inteiro: 0 se as strings forem iguais; maior que 0 se a primeira string for maior que a segunda e menor que 0 se a primeira string for menor que a segunda. Veja um exemplo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> int main(int argc, char *argv[]){ char palavra1[] = "Java"; char palavra2[] = "JavaScript"; if(strcmp(palavra1, palavra2) == 0){ printf("As palavras sao iguais"); } else if(strcmp(palavra1, palavra2) > 0){ printf("A primeira string e maior que a segunda"); } else if(strcmp(palavra1, palavra2) < 0){ printf("A segunda string e maior que a primeira"); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A segunda string é maior que a primeira. |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em CQuantidade de visualizações: 2352 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int numero, i; int primo = 1; // verdadeiro, true // vamos solicitar um número inteiro positivo printf("Informe um número inteiro positivo: "); scanf("%d", &numero); // o número é negativo? if(numero < 0){ printf("Número inválido.\n\n"); } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ printf("Número válido, mas não é primo.\n\n"); } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ for (i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = 0; // recebe false break; } } if(primo){ printf("O número informado é primo\n\n"); } else{ printf("O número informado não é primo\n\n"); } } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
C ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Ordenação e pesquisa em C - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)Quantidade de visualizações: 2516 vezes |
A ordenação Insertion Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados. A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando as cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação. A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim em diante, até não receber mais cartas. Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição. Vamos ver a implementação na linguagem C agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função que permite ordenar um vetor de inteiros // usando a ordenação Insertion Sort void insertionSort(int vetor[], int tam){ int i, temp, j; // este laço varre os elementos a partir do segundo // elemento, ou seja, o índice 1 for(i = 1; i < tam; i++){ // guardamos o elemento atual em temp temp = vetor[i]; for(j = i; ((j > 0) && (vetor[j - 1] > temp)); j--){ vetor[j] = vetor[j - 1]; // houve uma troca } vetor[j] = temp; // colocamos temp em seu devido lugar } } int main(int argc, char *argv[]){ int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; int i, tamanho = 9; // imprime a matriz sem a ordenação puts("Sem ordenação:\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } // vamos ordenar a matriz insertionSort(valores, tamanho); // imprime a matriz ordenada puts("\n\nOrdenada usando Insertion Sort:\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 Ordenada usando Insertion Sort: 0 1 2 3 4 6 8 9 11 |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão São afirmativas corretas sobre a ética na profissão, exceto: A) A ética é a reflexão sobre a moral. É ético aquele que age de acordo com os padrões de conduta ou prática correta, especialmente os padrões profissionais. B) A engenharia, como profissão, deve contribuir para o bem-estar social, sendo o engenheiro responsável, através de suas ações e projetos, pelas consequências à sociedade que confia em sua competência profissional. C) O comportamento ético para o engenheiro é uma habilidade tão importante como as habilidades técnicas, matemáticas e científicas. D) Como engenheiro, você deve apoiar-se em seus princípios éticos pessoais, diferenciando pequenos desvios de ações de grande impacto à sociedade. Somente grandes ações configuram um problema ético. E) A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
No Brasil, a maioria da precipitação cai sob a forma de chuva, convencionalmente medida por meio de aparelhos denominados pluviômetros e/ou pluviógrafos. Qual o volume de água, em litros, coletado em uma área de 10000 cm2, após uma precipitação de 1,5 cm? A) 15000 litros. B) 1500 litros. C) 150 litros. D) 1,5 litros. E) 15 litros. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Formas: Confecção e colocação O concreto deve estar curado e liberado para a remoção das formas segundo recomendações técnicas. Quando não se utiliza concreto especial ou aditivo acelerador de pega, para vigas de pequeno vão, qual é o prazo mínimo para a retirada das formas inferiores, com a manutenção das principais escoras? A) Cinco dias. B) Sete dias. C) Dez dias. D) Quatorze dias. E) Vinte e um dias. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Instalações prediais de águas pluviais Um professor de engenharia que gostava de fazer os alunos pensarem ativamente e questionarem a base das tabelas e ábacos fez uma pergunta em classe a partir dos ábacos da NBR 10844 de instalações prediais de águas pluviais: por que os ábacos com saída do tipo aresta viva fornecem maiores diâmetros que as do tipo funil? Cinco principais explicações foram fornecidas pelas classes, mas apenas uma estava correta. Marque a opção que explica corretamente o fenômeno. A) As saídas do tipo aresta viva fornecem maior capacidade de escoamento por permitir maior lâmina de água imediatamente sobre a entrada. B) As saídas do tipo funil geram aumento da perda de carga, ocasionando uma redução da capacidade hidráulica, que é, então, expressa no ábaco. C) As saídas em aresta viva geram uma incorporação de ar indesejada ao escoamento, ocasionando um efeito de sucção que reduz a capacidade hidráulica. D) As saídas do tipo funil necessitam de maior altura até chegar ao diâmetro da tubulação e isso é compensado em relação ao parâmetro L do ábaco. E) As saídas em arestas vivas têm menor perda de carga, o que implica a incorporação de ar com consequente redução da capacidade hidráulica. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Perfil de velocidade turbulento A Lei da Parede para a determinação do perfil de velocidade empírico-turbulento envolve a determinação da velocidade de atrito na subcamada viscosa. Além do método da Lei da Parede, quais outros métodos existem para estimar o perfil de velocidade turbulento? A) Fator de atrito de Darcy, Lei da Potência e Lei Logarítmica. B) Princípio de Arquimedes, Lei da Potência e Lei do Defeito da Velocidade. C) Lei Logarítmica, Lei do Defeito da Velocidade e Lei da Potência. D) Lei da Potência, Lei de Hooke e Lei do Defeito da Velocidade. E) Fator de atrito de Darcy, Lei Logarítmica e Princípio de Arquimedes. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.Count JavaScript - Cookies em JavaScript - Como escrever uma função para a criação de cookies em JavaScript |
Códigos Fonte |
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