Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Escreva um algoritmo Java que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 272 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo Java que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) gerados pelo computador. Logo em seguida, mostre os números gerados de forma randômica e depois coloque o vetor em ordem crescente, mostrando no final os valores ordenados. Atenção: O vetor deverá ser ordenado usando a ordenação da bolha (Bubble Sort). Sua saída deve ser parecida com: Vetor gerado aleatoriamente: 34 31 5 72 98 71 13 34 27 76 Vetor ordenado de forma crescente: 5 13 27 31 34 34 71 72 76 98 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Random; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um vetor de inteiros de 10 elementos int valores[] = new int[10]; // vamos preencher o vetor com os valores randômicos Random rand = new Random(); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ valores[i] = rand.nextInt(99); } // mostra o vetor gerado System.out.println("Vetor gerado aleatoriamente:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // agora vamos ordenar o vetor de forma crescente System.out.println("\n\nVetor ordenado de forma crescente:\n"); // ordena o vetor usando a ordenação Bubble Sort for (int i = 0; i < valores.length; i++){ for (int j = i; j < valores.length; j++){ if (valores[i] > valores[j]){ int aux = valores[i]; valores[i] = valores[j]; valores[j] = aux; } } } // mostra o vetor ordenado for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } System.out.println("\n\n"); } } |
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Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Java - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando JavaQuantidade de visualizações: 1781 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código Java que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores x e y System.out.print("Informe o valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular a norma do vetor double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2)); // mostra o resultado System.out.println("A norma do vetor é: " + norma); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.219544457292887 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Java Collections para iniciantes - Arrays (vetores) ou a ArrayList? Qual devo usar?Quantidade de visualizações: 16156 vezes |
Uma das perguntas mais frequentes que os usuários do nosso site nos fazem é aquela sobre o uso de simples arrays (vetores e matrizes) ou objetos da classe ArrayList. Se o número de elementos for fixo ou você precisar de muita eficiência ao lidar com tipos primitivos, então arrays podem ser a melhor escolha. Porém, muitos problemas envolvendo o armazenamento de dados requerem estruturas de dados que possam ser redimensionadas de acordo com a necessidade do algorítmo. Neste caso, uma ArrayList (ou qualquer uma das outras classes Collections) pode ser a escolha certa. Veja um trecho de código para ficar mais fácil o entendimento: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valores[] = {4, 12, 8, 5, 13}; System.out.println("Primeiro elemento no vetor: " + valores[0]); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Primeiro elemento no vetor: 4 Como podemos ver neste exemplo, um array (nesse caso um vetor) possui um tamanho fixo, ou seja, o compilador não nos permite reduzir ou aumentar a quantidade de elementos em um vetor ou matriz criado a partir da notação de arrays. Assim, apesar de todas as facilidades que os arrays trazem consigo, este pode ser um empecilho para o tipo de aplicação que queremos desenvolver em um determinado momento. A classe ArrayList, por outro lado, possui tamanho variado. Isso quer dizer que seu tamanho é aumentado ou reduzido de acordo com as necessidades do seu código. Uma outra questão que diferencia arrays de ArrayList, é que não podemos armazenar tipos primitivos em um objeto da classe ArrayList. Se precisarmos fazer isso, o tipo primitivo deve ser colocado em uma classe encapsuladora, por exemplo, a classe Integer. Em algumas situações o compilador faz isso nos bastidores, e esta operação é chamada de auto-boxing. |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Java Reflection - Como obter um objeto Class usando os métodos getClass() e forName() da classe Class da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 10177 vezes |
Uma das tarefas mais básicas que devemos fazer quando estamos usando reflexão em Java, é obter um objeto Class. Uma vez que tenhamos uma instância de Class, podemos obter várias informações sobre uma classe, até mesmo manipulá-la. Nesta dica veremos como usar o método getClass() para obter um objeto Class. Esta forma de obter um objeto Class é frequentemente útil em situações nas quais temos uma instância de uma classe, mas não sabemos a qual classe esta instância pertence (instanceOf). Há várias formas de se obter um objeto Class. Se você tiver uma classe para a qual o nome de tipo é conhecido em tempo de compilação, há uma forma ainda mais fácil de se obter uma intância da classe. Só precisamos usar a palavra chave do compilador .class. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Class classe = JButton.class; Se o nome da classe não foi conhecido em tempo de compilação, mas estiver disponível em tempo de execução (runtime), podemos usar o método forName() para obter um objeto Class. O código a seguir mostra como criar um objeto Class associado à classe javax.swing.JPanel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- try{ Class classe = Class.forName("javax.swing.JPanel"); } catch(ClassNotFoundException e){ // trate os erros aqui } Podemos usar também o método getSuperClass() em um objeto Class para obter o objeto Class representando a superclasse da classe que está sofrendo introspecção. O trecho de código a seguir mostra como o objeto classe1 reflete a classe JTextField, e classe2 reflete a classe JTextComponent, uma vez que esta classe é a superclasse de JTextField: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- JTextField txtNome = new JTextField(); Class classe1 = txtNome.getClass(); Class classe2 = classe1.getSuperclass(); Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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