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Escreva um algoritmo Java que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) - Desafio de Programação Resolvido em Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo Java que cria e preenche um vetor de 10 posições com números aleatórios (entre 0 e 99) gerados pelo computador. Logo em seguida, mostre os números gerados de forma randômica e depois coloque o vetor em ordem crescente, mostrando no final os valores ordenados.

Atenção: O vetor deverá ser ordenado usando a ordenação da bolha (Bubble Sort).

Sua saída deve ser parecida com:

Vetor gerado aleatoriamente:

34 31 5 72 98 71 13 34 27 76 

Vetor ordenado de forma crescente:

5 13 27 31 34 34 71 72 76 98
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Random;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um vetor de inteiros de 10 elementos
    int valores[] = new int[10];
    
    // vamos preencher o vetor com os valores randômicos
    Random rand = new Random();
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      valores[i] = rand.nextInt(99);
    }
    
    // mostra o vetor gerado
    System.out.println("Vetor gerado aleatoriamente:\n");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + " ");
    }
    
    // agora vamos ordenar o vetor de forma crescente
    System.out.println("\n\nVetor ordenado de forma crescente:\n");
    
    // ordena o vetor usando a ordenação Bubble Sort
    for (int i = 0; i < valores.length; i++){
      for (int j = i; j < valores.length; j++){
        if (valores[i] > valores[j]){
          int aux = valores[i];
          valores[i] = valores[j];
          valores[j] = aux;
        }
      }
    }

    // mostra o vetor ordenado
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + " ");
    }
    
    System.out.println("\n\n");
  }
}


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Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Java - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando Java

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Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código Java que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler os valores x e y
    System.out.print("Informe o valor de x: ");
    double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor de y: ");
    double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a norma do vetor
    double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));
    
    // mostra o resultado
    System.out.println("A norma do vetor é: " + norma);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.219544457292887

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Java Collections para iniciantes - Arrays (vetores) ou a ArrayList? Qual devo usar?

Quantidade de visualizações: 16156 vezes
Uma das perguntas mais frequentes que os usuários do nosso site nos fazem é aquela sobre o uso de simples arrays (vetores e matrizes) ou objetos da classe ArrayList. Se o número de elementos for fixo ou você precisar de muita eficiência ao lidar com tipos primitivos, então arrays podem ser a melhor escolha.

Porém, muitos problemas envolvendo o armazenamento de dados requerem estruturas de dados que possam ser redimensionadas de acordo com a necessidade do algorítmo. Neste caso, uma ArrayList (ou qualquer uma das outras classes Collections) pode ser a escolha certa.

Veja um trecho de código para ficar mais fácil o entendimento:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valores[] = {4, 12, 8, 5, 13};
    System.out.println("Primeiro elemento no vetor: " 
      + valores[0]);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Primeiro elemento no vetor: 4

Como podemos ver neste exemplo, um array (nesse caso um vetor) possui um tamanho fixo, ou seja, o compilador não nos permite reduzir ou aumentar a quantidade de elementos em um vetor ou matriz criado a partir da notação de arrays. Assim, apesar de todas as facilidades que os arrays trazem consigo, este pode ser um empecilho para o tipo de aplicação que queremos desenvolver em um determinado momento.

A classe ArrayList, por outro lado, possui tamanho variado. Isso quer dizer que seu tamanho é aumentado ou reduzido de acordo com as necessidades do seu código.

Uma outra questão que diferencia arrays de ArrayList, é que não podemos armazenar tipos primitivos em um objeto da classe ArrayList. Se precisarmos fazer isso, o tipo primitivo deve ser colocado em uma classe encapsuladora, por exemplo, a classe Integer. Em algumas situações o compilador faz isso nos bastidores, e esta operação é chamada de auto-boxing.


Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Java Reflection - Como obter um objeto Class usando os métodos getClass() e forName() da classe Class da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 10177 vezes
Uma das tarefas mais básicas que devemos fazer quando estamos usando reflexão em Java, é obter um objeto Class. Uma vez que tenhamos uma instância de Class, podemos obter várias informações sobre uma classe, até mesmo manipulá-la. Nesta dica veremos como usar o método getClass() para obter um objeto Class. Esta forma de obter um objeto Class é frequentemente útil em situações nas quais temos uma instância de uma classe, mas não sabemos a qual classe esta instância pertence (instanceOf).

Há várias formas de se obter um objeto Class. Se você tiver uma classe para a qual o nome de tipo é conhecido em tempo de compilação, há uma forma ainda mais fácil de se obter uma intância da classe. Só precisamos usar a palavra chave do compilador .class. Veja:

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Class classe = JButton.class;

Se o nome da classe não foi conhecido em tempo de compilação, mas estiver disponível em tempo de execução (runtime), podemos usar o método forName() para obter um objeto Class. O código a seguir mostra como criar um objeto Class associado à classe javax.swing.JPanel:

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try{
  Class classe = Class.forName("javax.swing.JPanel");
}
catch(ClassNotFoundException e){
  // trate os erros aqui
}

Podemos usar também o método getSuperClass() em um objeto Class para obter o objeto Class representando a superclasse da classe que está sofrendo introspecção. O trecho de código a seguir mostra como o objeto classe1 reflete a classe JTextField, e classe2 reflete a classe JTextComponent, uma vez que esta classe é a superclasse de JTextField:

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JTextField txtNome = new JTextField();
Class classe1 = txtNome.getClass();
Class classe2 = classe1.getSuperclass();

Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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