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Faça um algoritmo que leia a nota de 10 alunos de uma turma e guarde-as em um vetor. No final, mostre - Lista de Exercícios Resolvidos de VB.NET

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Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo que leia a nota de 10 alunos de uma turma e guarde-as em um vetor. No final, mostre:

a) Qual é a média da turma
b) Quantos alunos estão acima da média da turma
c) Qual foi a maior nota digitada
d) Em que posições a maior nota aparece

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a 1.a nota: 9
Informe a 2.a nota: 7.5
Informe a 3.a nota: 8
Informe a 4.a nota: 6.5
Informe a 5.a nota: 9.2
Informe a 6.a nota: 5.7
Informe a 7.a nota: 10
Informe a 8.a nota: 8
Informe a 9.a nota: 9.1
Informe a 10.a nota: 10

Média da turma: 8.3
Quant. alunos acima da média: 5
Maior nota digitada: 10.0

A maior nota aparece na posição: 6
A maior nota aparece na posição: 9
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Imports System

Module Program
  ' função principal do programa VB.NET
  Sub Main(args As String())
    ' variáveis usadas na resolução do problema
    Dim notas(9) As Double
    Dim soma, media, maior As Double
    Dim quant_acima_media As Integer

    ' vamos efetuar a leitura das 10 notas dos alunos
    For i As Integer = 0 To notas.GetUpperBound(0)
      Console.Write("Informe a " & (i + 1) & ".a nota: ")
      notas(i) = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Next

    ' vamos efetuar os cálculos
    maior = notas(0)
    soma = 0.0
    quant_acima_media = 0
    For i As Integer = 0 To notas.GetUpperBound(0)
      ' a nota atual é maior que a nota que temos
      If notas(i) > maior Then
        maior = notas(i)
      End If

      ' vamos somar mais esta nota
      soma = soma + notas(i)
    Next

    ' calcula a média da turma
    media = soma / notas.Length

    ' vamos contar os alunos acima da média
    For i As Integer = 0 To notas.GetUpperBound(0)
      ' esta nota está acima da média?
      If notas(i) > media Then
        quant_acima_media = quant_acima_media + 1
      End If
    Next

    ' vamos mostrar os dados
    Console.WriteLine(vbCrLf & "Média da turma: " & media)
    Console.WriteLine("Quant. alunos acima da média: " & quant_acima_media)
    Console.WriteLine("Maior nota digitada: " & maior)

    ' e agora as posições da maior nota
    Console.WriteLine()
    For i As Integer = 0 To notas.GetUpperBound(0)
      If notas(i) = maior Then
        Console.WriteLine("A maior nota aparece na posição: " & i)
      End If
    Next

    Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub

End Module


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VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VB.NET dados dois pontos no plano cartesiano

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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem VB.NET que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' x e y do primeiro ponto
    Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: ")
    Dim x1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: ")
    Dim y1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' x e y do segundo ponto
    Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: ")
    Dim x2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: ")
    Dim y2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' agora vamos calcular o coeficiente angular
    Dim m As Double = (y2 - y1) / (x2 - x1)

    ' e mostramos o resultado
    Console.WriteLine("O coeficiente angular é: " & m)

    Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código em linguagem VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0,6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' x e y do primeiro ponto
    Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: ")
    Dim x1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: ")
    Dim y1 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' x e y do segundo ponto
    Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: ")
    Dim x2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: ")
    Dim y2 As Double = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' vamos obter o comprimento do cateto oposto
    Dim cateto_oposto As Double = y2 - y1
    ' e agora o cateto adjascente
    Dim cateto_adjascente As Double = x2 - x1
    ' vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
    ' (em radianos, não se esqueça)
    Dim tetha As Double = Math.Atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente)
    ' e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
    ' o coeficiente angular
    Dim tangente As Double = Math.Tan(tetha)

    ' e mostramos o resultado
    Console.WriteLine("O coeficiente angular é: " & tangente)

    Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar horas à data e hora atual em VB.NET usando a função AddHours() da classe DateTime

Quantidade de visualizações: 12273 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos adicionar horas à data e hora atual em VB.NET usando o método AddHours() da classe DateTime. Note que estamos obtendo a data e hora atual usando DateTime.Now. Em seguida nós adicionamos 5 horas e mostramos a nota data e hora.

Veja o código VB.NET completo para o exemplo:

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Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim agora As DateTime = DateTime.Now
    Dim horas As Integer = 5 ' vamos adicionar 5 horas

    ' exibe a data e hora atual
    Console.WriteLine("Agora são: " _
      & agora.ToString("dd/MM/yyyy - hh:mm:ss"))

    ' adiciona as horas
    agora = agora.AddHours(horas)

    ' exibe a nova data e hora
    Console.WriteLine("Daqui " & horas & " horas será: " _
      & agora.ToString("dd/MM/yyyy - hh:mm:ss"))

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Agora são: 11/07/2022 - 03:47:01
Daqui 5 horas será: 11/07/2022 - 08:47:01


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e montante em VB.NET

Quantidade de visualizações: 8499 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em VB.NET pode ser feito assim:

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Module Module1
  Sub Main()
    Dim principal As Double = 2000.0
    Dim taxa As Double = 0.08 '8%
    Dim meses As Integer = 2

    Dim juros As Double = principal * taxa * meses

    Console.WriteLine("O total de juros a ser pago é: " _
       & juros)

    Console.WriteLine()
    Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...")
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos)

M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

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Module Module1
  Sub Main()
    Dim principal As Double = 2000.0
    Dim taxa As Double = 0.08 '8%
    Dim meses As Integer = 2

    Dim juros As Double = principal * taxa * meses
    Dim montante As Double = principal * (1 + (taxa * meses))

    Console.WriteLine("O total de juros a ser pago é: " _
       & juros)
    Console.WriteLine("O montante a ser pago é: " & montante)

    Console.WriteLine()
    Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...")
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module



Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações profundas

As estacas Strauss podem ser armadas com ferragem longitudinal (barras retas) e estribos que permitam livre passagem do soquete de compactação e garantam um cobrimento da armadura não inferior a 3cm.

A estaca Strauss é recomendada:

A) apenas em terrenos com comprimento fixo de cravação.

B) em trabalhos abaixo do lençol freático.

C) em terrenos com comprimento variável de cravação.

D) com a disponibilidade de equipamentos robustos e complexos na execução.

E) em áreas não suscetíveis à presença de agentes biológicos.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual dessas coleções Python é ordenada, mutável (permite mudanças) e permite duplicação de itens?

A) Dictionary

B) Tuple

C) List

D) Set

E) Nenhuma das opções anteriores
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Domínios de Deformações

Vigas de concreto armado, com seções submetidas a um momento fletor e a um esforço cortante, são dimensionadas de tal forma que se determine uma armadura longitudinal para resistir ao momento fletor e uma armadura transversal para resistir ao esforço cortante.

Analise as informações a seguir, a respeito da solicitação normal do tipo momento fletor:

I) Solicitação de flexão simples ocorre quando a única solicitação atuante é o momento fletor.

II) Solicitação de flexão composta ocorre quando, além do momento fletor, há uma força normal atuante.

III) Solicitação de flexão oblíqua ocorre quando o plano de flexão compreende um eixo de simetria da seção transversal.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente a afirmação I está correta.

B) Somente as afirmações I e II estão corretas.

C) Somente a afirmação II está correta.

D) Somente a afirmação III está correta.

E) Somente as afirmações II e III estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Equação da continuidade

Um cano de 2,00 cm de diâmetro se estreita para 8,00 mm. No primeiro segmento, um líquido flui com velocidade de 4,00 m/s. A velocidade do líquido no segundo segmento e a vazão de volume no cano valem, respectivamente:

A) 16,0 m/s e 1,26 x 10-3 m3/s.

B) 100 m/s e 5,03 x 10-4 m3/s.

C) 25,0 m/s e 4,00 x 10-4 m3/s.

D) 25,0 m/s e 1,26 x 10-3 m3/s.

E) 1,00 m/s e 1,26 m3/s.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de combate a incêndio

O fogo é fundamental para o desenvolvimento da humanidade, mas é muito danoso às edificações, visto que pode causar prejuízos financeiros e sociais. Para tanto, as edificações necessitam de instalações prediais de combate a incêndio, que são projetadas para evitar prejuízos materiais e de vida decorrentes de um incêndio na edificação.

Sobre as instalações prediais de combate a incêndio, são feitas as seguintes proposições:

I - Têm sistemas concebidos para preservar a vida dos ocupantes das edificações e de áreas de risco, em caso de incêndio.

II - São projetadas com dispositivos que dificultam a propagação do fogo, diminuindo os prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente.

III - São concebidas para controlar e extinguir o incêndio, bem como favorecer a entrada do corpo de bombeiros na edificação.

Quais proposições estão corretas?

A) I, II e III.

B) I e II.

C) II e III.

D) I e III.

E) Apenas a III.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VB.NET

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