Você está aqui: C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
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Algoritmo C para ler um número inteiro e exibir o dobro e o triplo do número informado - Lista de Exercícios Resolvidos de CQuantidade de visualizações: 501 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo C que pede para o usuário digitar um número inteiro e obtenha como resultado o dobro e o triplo do número digitado. Sua saída deve ser parecida com: Informe um número inteiro: 7 Você informou o número: 7 O dobro do número é: 14 O triplo do número é: 21 Veja a resolução comentada deste exercício usando C:
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HTML5 ::: Dicas & Truques ::: Meta Tags |
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HTML5 para iniciantes - Como usar a meta tag viewport para controlar o layout de suas páginas HTMLQuantidade de visualizações: 5228 vezes |
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Quando estamos aprendendo HTML5 e queremos desenvolver páginas web responsivas, ou design responsivo, uma das primeiras tags que temos que entender e dominar bem, é a tag viewport, incluinda com a especificação do HTML5. Mas o que é a tag viewport? Esta meta tag foi originalmente apresentada no navegador Safari Mobile, e é usada para definir a largura e escala de apresentação do conteúdo da página HTML. Dessa forma, viewport é a área da página web na qual o conteúdo é exibido para o usuário. Como sabemos, uma página web pode ser acessada por dispositivos variados. A tela do laptop é muito maior se comparada à tela de um smartphone ou tablet. A meta tag viewport é adicionada na seção <head> da página HTML e pode conter os seguintes elementos: width: É a largura do viewport virtual no dispositivo. height: É a altura do viewport virtual do dispositivo. initial-scale: É o nível de zoom quando a página é acessada. maximum-scale: É o limite máximo de zoom que pode ser aplicado à página. user-scalable: Uma flag que indica se o usuário pode ou não aplicar zoom à página. Os valores permitidos são yes ou no. Veja, por exemplo, como definir um viewport de 980px e escala inicial de zoom de 1:
No entanto, se nossa intenção é desenvolver um design responsivo, devemos passar o valor device-width para o atributo width do viewport. Isso faz com que a largura do viewport seja igual à largura do dispositivo que está acessando a página. Veja uma página HTML completa usando esta abordagem:
Note que o elementos dentro do atributo content são separados por vírgulas, juntamente com seus valores individuais. | ||
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
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Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOP - Como chamar o construtor de uma superclasse a partir da classe derivadaQuantidade de visualizações: 18767 vezes |
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Em algumas situações, é necessário efetuar uma chamada ao construtor de uma superclasse a partir da sub-classe, ou classe derivada. Principalmente quando temos que inicializar dados privados pertencentes à superclasse. Imaginemos o seguinte cenário: uma classe Pessoa cujo construtor recebe o nome e idade da pessoa. Temos então uma classe Aluno que herda de pessoa e cujo construtor recebe nome, idade e matrícula. Desta forma, temos aqui uma boa oportunidade para efetuarmos uma chamada ao construtor da superclasse a partir da classe derivada. Comece criando a classe Pessoa (Pessoa.java):
Compile Pessoa.java. Agora vamos criar um classe Aluno (Aluno.java) que herda da classe Pessoa:
Compile Aluno.java e escreva o programa abaixo, que demonstra como a chamada ao construtor da superclasse é feita a partir da subclasse, ou classe derivada:
Execute este código e observe alguns detalhes interessantes. O mais importante é a forma de chamar o construtor da superclasse:
Veja como recebemos três variáveis no construtor da classe Aluno e passamos duas delas para o construtor da superclasse. | ||||
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
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Como usar o controle TListBox em suas aplicações DelphiQuantidade de visualizações: 13619 vezes |
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Objetos da classe TListBox, da unit StdCtrls, são controles do tipo lista de seleção. Este componente exibe uma lista com barras de rolagem contendo items que podem ser selecionados, adicionados ou excluídos. A classe TListBox é um wrapper (invólucro) para o controle LISTBOX da plataforma Windows. Em controles do tipo ListBox o usuário pode selecionar apenas um ítem ou vários itens de uma vez. Em Delphi, a classe TListBox implementa o comportamento genérico definido em TCustomListBox. É esta classe que devemos usar para derivar nossa própria ListBox caso o controle TListBox não satisfaça as nossas necessidades. É claro que podemos partir de qualquer classe que herde de TCustomListBox. A forma mais comum de adicionarmos um controle TListBox em nossos formulários é selecionando este componente na aba Standard e arrastando-o para a posição desejada na janela. Em seguida podemos adicionar itens na lista acessando sua propriedade Items, que são do tipo TStrings, ou seja, uma lista de strings. Ao clicarmos na propriedade Items no Object Inspector, um String List Editor será exibido. Basta inserir algumas strings nesta caixa de texto, pressionar o botão OK e verificar como o controle já exibe os itens que acabamos de inserir. Em tempo de execução, itens podem ser adicionados à uma TListBox usando códigos parecidos com:
Se precisarmos obter o texto do ítem selecionado em uma TListBox, podemos usar:
Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. | ||
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
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Como desenhar texto usando o método DrawString() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 5730 vezes |
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Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single)
Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim:
As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja:
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C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Como retornar a quantidade de dimensões de uma matriz em C# usando a propriedade RankQuantidade de visualizações: 7907 vezes |
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A propriedade Rank de um array do C# pode ser usada para obtermos a quantidade de dimensões de uma matriz (unidimensional, bidimensional, tridimensional, etc). Esta propriedade retorna um inteiro contendo a quantidade de dimensões. Veja o código para o exemplo:
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Este array possui 2 dimensões. | |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Python - Como exibir os valores de 0 a 10 em ordem decrescente usando o laço for da linguagem Python Java - Como testar o conteúdo no final de uma string usando Java - O método endsWith() da classe String |
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