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Escreva um programa VisuAlg que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B - Lista de Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 260 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma:

Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7]
Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14]

Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A.

Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do 1.o elemento: 8
Informe o valor do 2.o elemento: 5
Informe o valor do 3.o elemento: 4
Informe o valor do 4.o elemento: 1
Informe o valor do 5.o elemento: 2
Informe o valor do 6.o elemento: 3
Informe o valor do 7.o elemento: 4
Informe o valor do 8.o elemento: 6
Informe o valor do 9.o elemento: 9
Informe o valor do 10.o elemento: 7

Elementos do vetor A:

8,  5,  4,  1,  2,  3,  4,  6,  9,  7  

Elementos do vetor B:

24,  10,  12,  2,  6,  6,  12,  12,  27,  14
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Combinando dois vetores em VisuAlg"

var
  // vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros
  vetor_a: vetor[0..9] de inteiro
  vetor_b: vetor[0..9] de inteiro
  i: inteiro

inicio
  // agora vamos pedir para o usuário informar os valores
  // dos elementos do vetor A
  para i de 0 ate 9 faca
    escreva("Valor do", (i + 1), ".o elemento: ")
    leia(vetor_a[i])
  fimpara

  // vamos construir o vetor B
  para i de 0 ate 9 faca
    // o índice atual é par?
    se i mod 2 = 0 entao
      vetor_b[i] <- vetor_a[i] * 3
    senao
      vetor_b[i] <- vetor_a[i] * 2
    fimse
  fimpara

  // vamos mostrar os elementos do vetor A
  escreval()
  escreval("Elementos do vetor A:")
  escreval()
  para i de 0 ate 9 faca
    escreva(vetor_a[i], ",  ")
  fimpara

  // vamos mostrar os elementos do vetor B
  escreval()
  escreval("Elementos do vetor B:")
  escreval()
  para i de 0 ate 9 faca
    escreva(vetor_b[i], ",  ")
  fimpara

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VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 1953 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: real

inicio
  valor <- 178.00 // valor original
  percentual <- 15.0 / 100.0 // 15%
  valor_final <- valor + (percentual * valor)

  // mostra o resultado
  escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

  // O resultado será 204,70

fimalgoritmo

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: real

inicio
  valor <- 250.00; // valor original
  percentual <- 8.0 / 100.0 // 8%
  valor_final <- valor - (percentual * valor)

  // mostra o resultado
  escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

  // O resultado será 230,00

fimalgoritmo

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  perguntas, acertos: real

inicio
  perguntas <- 90.0
  acertos <- 72.0

  // mostra a porcentagem de acertos
  escreva("Porcentagem de acertos: ")
  escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%")

  // mostra a porcentagem de erros
  escreva("Porcentagem de erros: ")
  escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%")

  // Os resultados serão 80% e 20%

fimalgoritmo

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real

inicio
  valor_anterior <- 300.0 // valor anterior
  novo_valor <- 340.0 // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100

  escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%")

  // O resultado será 13,33

fimalgoritmo

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, comissao: real

inicio
  valor <- 70.0 // valor do produto
  percentual <- 5.0 / 100.0 // 5%

  // calcula a comissão
  comissao <- percentual * valor

  // mostra o resultado
  escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao)

  // O resultado será 3,5

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 648 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ano: inteiro

inicio
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  escreva("Informe o ano: ")
  leia(ano)

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao
    escreva("O ano informado é bissexto.")
  senao
    escreva("O ano informado não é bissexto.")
  fimse

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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno

Quantidade de visualizações: 895 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o lado 1 do triângulo: 6
Informe o lado 2 do triângulo: 8
Informe o lado 3 do triângulo: 2
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado1, lado2, lado3: real

Inicio
  // vamos ler os lados do triângulo
  escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ")
  leia(lado1)
  escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ")
  leia(lado2)
  escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ")
  leia(lado3)

  // vamos testar se o triângulo é equilátero
  // os três lados iguais
  se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao
    escreval("O triângulo é equilátaro.")
  senao
    // vamos testar se o triângulo é escaleno
    // os três lados diferentes
    se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao
      escreval("O triângulo é escaleno")
    senao
      // vamos testar se o triângulo é isósceles
      // dois lados iguais e um diferente
      se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      fimse
    fimse
  fimse
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas

As instalações elétricas são compostas por dispositivos cuja função é distribuir a energia elétrica, proveniente da rede de abastecimento, entre os pontos de utilização. Analise as afirmativas a seguir, referentes aos dispositivos que compõem as instalações elétricas.

I. O quadro de distribuição consiste no dispositivo responsável pela divisão dos circuitos elétricos de uma edificação.

II. Os condutores consistem em fios ou cabos de cobre ou alumínio, cuja função é transmitir a corrente elétrica.

III. As tomadas de corrente são dispositivos cuja função é gerar corrente elétrica, permitindo a alimentação de equipamentos.

IV. Os dispositivos de manobra são aqueles que permitem a interrupção da transmissão da corrente elétrica.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.

A) Apenas a afirmativa I está correta.

B) Apenas a afirmativa III está correta.

C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Princípios específicos do Direito do Consumidor

(Juiz do Trabalho - RJ - 2015). Sob a visão clássica, cinco são os princípios que regem o direito contratual. A relação de consumo é ajustada por contrato e aqueles princípios também a ela se aplicam. Contudo, em face da natureza da relação de consumo, alguns desses princípios têm seu valor reduzido, enquanto outros assumem relevância. Tem relevância para a relação de consumo, o seguinte princípio do direito contratual:

A) Da ordem pública.

B) Da relatividade dos contratos.

C) Da boa-fé.

D) De obediência às regras mercantis.

E) Da autonomia da vontade.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Serviços preliminares e instalações provisórias

A instalação de tapumes é obrigatória em atividades de construção, para impedir o acesso de pessoas estranhas ao serviço. Sobre a instalação de tapumes e serviços decorrentes:

A) Os tapumes devem ter altura mínima de 2,2 m em relação ao nível do terreno.

B) Em edifícios com mais de dois pavimentos, é facultativa a construção de galerias para o tráfego de pedestres sobre o passeio.

C) As bordas da galeria para pedestres devem possuir tapumes com altura mínima de 2,0 m e inclinação de 45°.

D) Não é obrigatória a instalação de tapume em todo o perímetro da obra, apenas na testada do lote.

E) As galerias para o tráfego de pedestres devem ter altura livre mínima de 2,5 m.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Características do concreto armado

A reologia é o ramo da mecânica que estuda a evolução de deformações de um material por causas tencionais ao longo do tempo.

O fenômeno reológico que independe do carregamento e ocorre devido à variação de umidade do concreto, gerando deformações diferenciais e tensões internas aos elementos de concreto, pode ser classificado como:

A) fissuração.

B) retração.

C) fluência.

D) deformação lenta.

E) variação de temperatura.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de extremidade

As solicitações que ocorrem num pilar de extremidade podem ser as forças normais e os momentos fletores. No método de dimensionamento do pilar-padrão com curvatura aproximada, considera-se um momento mínimo que deverá ser comparado com os demais momentos de 1ª ordem.

Diante do exposto, qual é o valor do momento mínimo nas direções x e y do pilar de extremidade apresentado na figura a seguir?



A) M1d, mín, x = 4025,65KN.cm; M1d, mín, y = 2499,5KN.cm.

B) M1d, mín, x = 1585,25KN.cm; M1d, mín, y = 2389,21KN.cm.

C) M1d, mín, x = 2500KN.cm; M1d, mín, y = 3056,5KN.cm.

D) M1d, mín, x = 2028,6KN.cm; M1d, mín, y = 3056,5KN.cm.

E) M1d, mín, x = 2028,6KN.cm; M1d, mín, y = 2499KN.cm.
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