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Matriz Simétrica em Java - Um programa Java que testa se uma matriz quadrada é uma matriz simétrica - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 354 vezes |
Pergunta/Tarefa: Antes de fazermos a resolução deste exercício de matrizes em Java, é importante revermos alguns conceitos sobre a matriz simétrica. O que é uma matriz simétrica Uma matriz simétrica é toda matriz cuja matriz transposta é igual à própria matriz, ou seja, A = At. Para compreender o que é uma matriz simétrica, é importante revermos o que é uma matriz transposta. Matriz transposta: quando invertemos as linhas e colunas de uma matriz, ou seja, dada a matriz A, a matriz transposta de A, representada por At, terá em sua primeira coluna a primeira linha da matriz A; já a segunda coluna da matriz transposta será a segunda linha da matriz A, e assim sucessivamente. Veja a figura: Matriz simétrica: sabendo o que é uma matriz transposta, dada a matriz A, quando calculamos a matriz transposta de A e encontramos a própria matriz A, ou seja, A = At, então essa matriz é simétrica. Escreva um programa Java que declara uma matriz de inteiros de 3 linhas e 3 colunas e peça para o usuário informar os valores de cada elemento. Em seguida mostre a matriz informada e indique se a matriz é uma matriz simétrica ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Elemento na linha 1 e coluna 1: 5 Elemento na linha 1 e coluna 2: 1 Elemento na linha 1 e coluna 3: 2 Elemento na linha 2 e coluna 1: 1 Elemento na linha 2 e coluna 2: 6 Elemento na linha 2 e coluna 3: 3 Elemento na linha 3 e coluna 1: 2 Elemento na linha 3 e coluna 2: 3 Elemento na linha 3 e coluna 3: 8 5 1 2 1 6 3 2 3 8 A matriz informada é uma matriz simétrica. Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { int n = 3; // ordem da matriz quadrada int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for (int i = 0; i < n; i++){ for (int j = 0; j < n; j++) { System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) + " e coluna " + (j + 1) + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // agora verificamos se a matriz é simétrica boolean simetrica = true; for (int i = 0; (i < n) && (simetrica); i++) { for (int j = 0; (j < i) && (simetrica); j++) { // os elementos em posicoes simetricas sao iguais? if (matriz[i][j] != matriz[j][i]){ simetrica = false; } } } // agora mostramos a matriz lida System.out.printf("\n"); for (int i = 0; i < n; i++) { for (int j = 0; j < n; j++) { System.out.printf("%d ", matriz[i][j]); } System.out.printf("\n"); } if (simetrica){ System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz simétrica.\n"); } else{ System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz simétrica.\n"); } } } |
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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados char da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 25265 vezes |
O tipo de dados char é usado para representar um único caractere. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra1 = 'A'; char letra2 = 'B'; System.out.println("As letras são: " + letra1 + " e " + letra2); System.exit(0); } } Observe que um literal string deve estar entre aspas duplas, enquanto que um literal do tipo caractere deve estar entre aspas simples. Desta forma, "H" é uma string e 'H' é um caractere. O tipo char é integral mas sem sinal. A faixa de uma variável deste tipo vai de 0 à 65536. Os caracteres em Java são codificados em Unicode, que é um codificação de 16 bits capaz de representar uma larga faixa de caracteres internacionais. Se os 9 bits mais significantes de um char forem todos 0, então a codificação será a mesma que o ASCII de 7 bits. É possível atribuir literais inteiros à uma variável do tipo char. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra = 98; System.out.println("A letra é: " + letra); System.exit(0); } } Este código exibirá o caractere 'b'. Veja um exemplo no qual imprimimos todas as letras do alfabeto minúsculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(char i = 97; i <= 122; i++){ System.out.print(i + " "); } System.exit(0); } } O tipo char pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- char -> int -> long -> float -> double Não é possível converter um char em um short ou byte. Caso isso seja realmente necessário, temos que fazer uma coerção (cast). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra = 57; byte valor = (byte)(letra); System.exit(0); } } É fácil entender porque um char não pode ser convertido implicitamente em um byte. Um char possui 16 bits enquanto um byte possui apenas 8 bits. Mas, um short possui 16 bits. Assim, o que impede a conversão implicita de um char para um short? É simples. Como o tipo short possui sinal (aceita valores negativos) e o tipo char é sem sinal, o resultado é que o tipo short possui um bit a menos (reservado para o sinal) e portanto, não pode acomodar os 16 bits do tipo char. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack |
Java Collections - Como remover o elemento no topo de uma Stack usando seu método pop()Quantidade de visualizações: 9379 vezes |
Uma estrutura do tipo pilha (representada aqui por um objeto da classe Stack) permite que seus elementos sejam removidos sempre na ordem contrária em que foram inseridos, ou seja, o último elemento inserido é sempre o primeiro a sair. Veja no trecho de código abaixo como usar o método pop() para remover e retornar o elemento no topo da pilha:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma Stack de String Stack<String> pilha = new Stack<String>(); // adiciona três elementos na pilha pilha.push("Cuiabá"); pilha.push("Goiânia"); pilha.push("Belo Horizonte"); // remove os elementos, sempre removendo o // elemento do topo primeiro while(!pilha.empty()){ String elem = pilha.pop(); System.out.println("Elemento removido: " + elem); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Elemento removido foi: Belo Horizonte Elemento removido foi: Cuiabá Elemento removido foi: Goiânia |
Java ::: Dicas & Truques ::: Internacionalização e Localização (Internationalization, i18n, Localization, l10n) |
Como usar os construtores da classe Locale em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 9594 vezes |
A classe Locale, na versão 1.6 do Java, apresenta 3 construtores. Aprender a usá-los corretamente trará muito mais flexibilidade aos seus códigos. Veja o primeiro construtor: Locale(String language) Este construtor requer como argumento um código de língua válido, ou seja, um dos códigos de duas letras minúsculas definidos pelo ISO-639. Assim, "pt" é para o português, "en" para o inglês, e assim por diante. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // criamos um locale para o Brasil Locale localeBR = new Locale("pt"); // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos formatar de acordo com o formato de // data longa no português brasileiro DateFormat df = DateFormat.getDateInstance( DateFormat.FULL, localeBR); // vamos exibir o resultado System.out.println(df.format(agora.getTime())); } } Veja o segundo construtor: Locale(String language, String country) Este construtor requer a língua (language) e o país (country). O argumento country deve ser um código de país válido, ou seja, um dos códigos de duas letras maiúsculas definidos pelo ISO-3166. Assim, "BR" é para o Brasil, "PT" para Portugal, "US" para United States, e assim por diante. Este construtor que aceita o código da língua e o código do país é o mais frequentemente usado, uma vez que Brasil e Portugal possuem o mesmo código de língua, mas códigos de paises diferentes. Além disso, há países cujas regiões falam línguas diferentes, por exemplo, o Canadá. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // criamos um locale para o Brasil Locale localeBR = new Locale("pt", "BR"); // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos formatar de acordo com o formato de // data longa no português brasileiro DateFormat df = DateFormat.getDateInstance( DateFormat.FULL, localeBR); // vamos exibir o resultado System.out.println(df.format(agora.getTime())); } } Vejamos agora o terceiro construtor: Locale(String language, String country, String variant) Este construtor requer a língua, o país e a variante de localização. O argumento variante é um código específico relacionado ao fornecedor do sistema ou browser. Por exemplo: WIN para Windows, MAC para Macintosh, etc. Este último construtor não é usado comumente, razão pela qual o exemplo de seu uso fica pendente até a próxima revisão desta dica. |
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