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Como retornar o resto da divisão entre dois números inteiros sem usar o operador de módulo - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 392 vezes |
Pergunta/Tarefa: Sempre que o assunto é calcular o resto da divisão entre dois números inteiros em Java, a primeira coisa que vem à nossa mente é usar o operador de módulo (%). Mas você sabia que é possível efetuar essa tarefa sem usar este operador? Vamos ao desafio então. Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois números inteiros e mostre o resto da divisão entre os dois sem usar o operador de módulo. Seu código não poderá usar funções matemáticas prontas, apenas os demais operadores aritméticos fornecidos pela linguagem Java. Sua saída deverá ser parecida com: Primeiro número inteiro: 11 Segundo número inteiro: 7 O resto da divisão é: 4 Primeiro número inteiro: 9 Segundo número inteiro: 2 O resto da divisão é: 1 Primeiro número inteiro: 13 Segundo número inteiro: 5 O resto da divisão é: 3 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os dois números inteiros System.out.print("Primeiro número inteiro: "); int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Segundo número inteiro: "); int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular o resto da divisão int resto = a - ((a / b) * b); // e mostramos o resultado System.out.println("O resto da divisão é: " + resto); } } |
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Java ::: Pacote java.lang ::: Integer |
Java para iniciantes - Como usar o método parseInt() da classe Integer para converter uma String em um valor do tipo intQuantidade de visualizações: 95517 vezes |
Em algumas situações, principalmente quando estamos lidando com valores informados pelo usuário, nós precisamos converter uma String em um valor inteiro. Para isso podemos usar o método parseInt() da classe Integer. Veja sua assinatura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static int parseInt(String s) throws NumberFormatException A String fornecida como argumento deve conter apenas digitos decimais, exceto que o primeiro caractere pode ser o caractere ASCII sinal de menos "-" ('\u002D') para indicar um valor negativo ou o caractere ASCII sinal de mais "+" ('\u002B') para indicar um valor positivo. Veja um exemplo no qual usamos o método parseInt() para converter uma String informada pelo usuário em um valor do tipo int: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos usar um objeto da classe Scanner para ler a idade do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita a idade System.out.print("Informe sua idade: "); int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // mostra o valor lido System.out.println("A idade informada foi: " + idade); } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Informe sua idade: 28 A idade informada foi: 28 Há, porém, situações nas quais o usuário pode não seguir as recomendações de não inserir caracteres inválidos, o que inviabiliza a conversão para inteiro. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Informe sua idade: osmar Exception in thread "main" java.lang.NumberFormatException: For input string: "osmar" at java.lang.NumberFormatException.forInputString(NumberFormatException. java:48) at java.lang.Integer.parseInt(Integer.java:447) at java.lang.Integer.parseInt(Integer.java:497) at Estudos.main(Estudos.java:10) Para contornar esta situação nós precisamos fornecer um bloco try...catch para tratar a exceção NumberFormatException. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos usar um objeto da classe Scanner para ler a idade do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita a idade System.out.print("Informe sua idade: "); try{ int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // mostra o valor lido System.out.println("A idade informada foi: " + idade); } catch(NumberFormatException nfe){ System.out.println("Valor inválido: " + nfe.getMessage()); } } } Agora o programa exibirá uma mensagem de erro caso o usuário forneça uma String que não pode ser convertida para inteiro. |
Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer |
Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9035 vezes |
A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.lang.StringBuffer A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos. Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas. As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto. Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet". Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x). Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita. Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar em um JComponent (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método getGraphics() para obter o contexto de desenhoQuantidade de visualizações: 13943 vezes |
A classe JComponent possui um método chamado getGraphics() que retorna um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade. Antes de demonstrarmos como isso funciona, tenha em mente que o contexto de desenho de um componente só está disponível após ele ser pintado pela primeira vez. Se tentarmos obter o Graphics antes que o componente tenha sido pintado, corremos o risco de lançar uma exceção NullPointerException. O trecho de código abaixo mostra como desenhar uma linha em um JLabel ao clicar em um botão. Fique atento a este código. Boa parte das dicas vistas nesta seção usam esta abordagem: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma linha no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(0, 0, 150, 100); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
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