Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular Média Harmônica em C# - C# para Matemática e Estatística

Quantidade de visualizações: 601 vezes
A média harmônica é usada, no estudo da estatística, em situações que envolvem grandezas inversamente proporcionais. Podemos citar, como exemplos, problemas que envolvem densidade, tempo e velocidade, tempo e vazão, entre outros.

Em um conjunto de valores, para calcular a média harmônica, dividimos a quantidade de elementos pela soma do inverso de cada um dos elementos do conjunto.

Veja a Fórmula da Média Harmônica para os valores [3, 9, 7, 2, 5]:



Note que, na fórmula, o número 5 equivale à quantidade de elementos no conjunto.

Vamos agora ver como calcular a Média Harmônica na linguagem C#? Eis o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos criar um vetor com os valores do conjunto
      double[] valores = { 3, 9, 7, 2, 5 };
      // tamanho do vetor
      int n = valores.Length;
      // para guardar a média harmônica
      double media_harmonica;
      // guarda a soma dos inversos dos elementos do conjunto
      double soma = 0;

      // vamos mostrar os elementos do conjunto
      Console.Write("Os elementos do conjunto são: ");
      for (int i = 0; i < valores.Length; i++) {
        Console.Write(valores[i] + ", ");
      }

      // agora vamos somar os inversos dos elementos
      for (int i = 0; i < valores.Length; i++) {
        soma = soma + (1.0 / valores[i]);
      }

      // agora obtemos a média harmônica
      media_harmonica = n / soma;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("\nA Média Harmônica é: " +
        media_harmonica);
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Os elementos do conjunto são: [3.0, 9.0, 7.0, 2.0, 5.0]
A Média Harmônica é: 3.8840937114673246

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como testar se um diretório existe em C# usando a propriedade Exists da classe DirectoryInfo

Quantidade de visualizações: 20857 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se um diretório existe em C#, talvez para ler ou gravar dados neste arquivo. Isso pode ser feito por meio da propriedade Exists da classe DirectoryInfo.

Esta propriedade retorna um valor true se o diretório existir e false em caso contrário.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo
      DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens");

      // vamos testar se o diretório existe
      if (dir.Exists) {
        Console.Write("Diretório existe");
      }
      else {
        Console.Write("Diretório não existe");
      }

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O diretório existe.


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como retornar o nome de um arquivo sem a extensão em C# usando o método GetFileNameWithoutExtension() da classe Path

Quantidade de visualizações: 12692 vezes
A função GetFileNameWithoutExtension() da classe Path do C# facilita o nosso trabalho quando precisamos obter o caminho e nome de um arquivo sem a sua extensão, ou seja, se o nome do arquivo for "video.mp4", a função nos retornará apenas "video".

O método GetFileNameWithoutExtension() recebe uma string representando o caminho e nome do arquivo e retorna uma outra string contendo o nome do arquivo sem a extensão.

Veja um exemplo completo de seu uso:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;
using System.Collections;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // caminho e nome do arquivo com a extensão
      string arquivo = "C:\\estudos_csharp\\texto.txt";

      // obtém o nome do arquivo sem a extensão
      string arquivo2 = Path.GetFileNameWithoutExtension(arquivo);

      // exibe o resultado
      Console.WriteLine("O nome do arquivo sem a extensão " +
        "é: {0}", arquivo2);

      Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair...");
      // pausa o programa
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O nome do arquivo sem a extensão é: texto


C# ::: Datas e Horas ::: DateTime

Como usar a estrutura DateTime do C# em seus programas

Quantidade de visualizações: 9323 vezes
A estrutura DateTime representa um momento no tempo, geralmente expressado como uma data e hora do dia. O tipo DateTime representa datas e horas com valores na faixa de meia-noite do dia 1º de janeiro de 0001 Anno Domini (Common Era) até as 11:59:59 da noite do dia 31 de dezembro de 9999 A.D. (C.E.).

Os valores de horas são medidos em unidades de 100 nanosegundos chamados de ticks e uma data em particular é o número de ticks desde a meia-noite do dia 1º de janeiro de 0001 A.D (C.E) no calendário Gregoriano (GregorianCalendar). Por exemplo, um valor de tick de 31241376000000000L representa a data 1º de janeiro de 0100 (sexta-feira) à meia-noite. O valor DateTime é sempre expresso no contexto de um calendário explícito ou padrão.

Considerações sobre versões

Em versões do .NET Framework anteriores à 2.0, a estrutura DateTime contém um campo de 64 bits composto de um campo de 2 bits não usados concatenados com um campo privado Ticks, que é um campo sem sinal de 62 bits que contém o número de ticks que representam a data e hora. O valor do campo Ticks pode ser obtido por meio da propriedade Ticks.

A partir do .NET Framework 2.0, a estrutura DateTime contém um campo de 64 bits composto de um campo privado Kind concatenado com o campo Ticks. O campo Kind é um campo de 2 bits que indica se a estrutura DateTime representa uma hora local, uma hora UTC (Coordinated Universal Time) ou um hora em um fuso horário não especificado. O campo Kind é usado quando estamos efetuando conversões de horas entre fuso horários, mas, não é usado para comparações de datas e horas ou aritmética. O valor do campo Kind pode ser obtido por meio da propriedade Kind.

É importante observar que uma alternativa ao uso da estrutura DateTime para se trabalhar com datas e horas em um fuso horário em particular é a estrutura DateTimeOffset. Esta estrutura guarda as informações de data e hora em um campo DateTime privado e o número de minutos pelos quais a data e hora diferem do horário UTC em um campo Int16 privado. Isso torna possível usarmos um valor DateTimeOffset para refletir as horas em um fuso horário em particular, enquanto um valor DateTime pode, sem causar confusão, refletir somente a hora UTC e do fuso horário local.

Valores DateTime

As descrições de valores de horas no tipo DateTime geralmente são expressas usando o padrão Coordinated Universal Time (UTC), que é o nome reconhecido internacionalmente para o Greenwich Mean Time (GMT). O Coordinated Universal Time é a hora de acordo com as medições em longitude de zero graus, ou seja, o ponto de origem UTC. Horários de verão não são aplicáveis ao UTC.

A hora local é relativa a um determinado fuso horário. Um fuso horário está associado à diferença de fuso horário, que é o deslocamento do fuso horário medido em horas a partir do ponto de origem UTC. Além disso, a hora local é opcionalmente afetada pelo horário de verão, que adiciona ou subtrai uma hora à duração do dia. Consequentemente, a hora local é calculada adicionando-se a diferença de fuso horário ao UTC e ajustando o horário de verão se necessário. A diferença de fuso horário no ponto de origem UTC é zero.

A hora UTC é ideal para cálculos, comparações e armazenamento de datas e horas em arquivos. A hora local é apropriada para a exibição em interfaces do usuário em aplicações desktop. Aplicações que são acessadas em diferentes fuso horários (tais com aplicações web) também precisam fornecer meios para a correta adequação a tais fuso horários.

Veja um trecho de código no qual usamos a propriedade Now da estrutura DateTime para exibir a data e hora local no formato longo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  // Data e hora atual
  DateTime agora = DateTime.Now;

  // exibe o resultado
  System.Console.WriteLine("{0:F}", agora);

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

O resultado da execução deste código será algo parecido com:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2008 19:54:46.


Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Responsabilidade civil dos prepostos e preponentes

Considera-se ___________ a entrega de papéis, bens ou valores ao ____________, encarregado pelo __________, se os recebeu sem ______________, salvo nos casos em que haja prazo para reclamação. Qual opção abaixo preenche corretamente as lacunas?

A) Perfeita - preponente - preposto - protesto.

B) Inválida - preponente - preposto - protesto.

C) Inválida - preposto - preponente - protocolo.

D) Perfeita - preposto - preponente - protocolo.

E) Perfeita - preposto - preponente - protesto.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Perfil de velocidade turbulento

A Lei da Parede para a determinação do perfil de velocidade empírico-turbulento envolve a determinação da velocidade de atrito na subcamada viscosa. Além do método da Lei da Parede, quais outros métodos existem para estimar o perfil de velocidade turbulento?

A) Fator de atrito de Darcy, Lei da Potência e Lei Logarítmica.

B) Princípio de Arquimedes, Lei da Potência e Lei do Defeito da Velocidade.

C) Lei Logarítmica, Lei do Defeito da Velocidade e Lei da Potência.

D) Lei da Potência, Lei de Hooke e Lei do Defeito da Velocidade.

E) Fator de atrito de Darcy, Lei Logarítmica e Princípio de Arquimedes.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ano: 2023 Banca: Instituto Access - Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano Prova: Instituto Access - Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano - Prefeitura de Dores do Indaiá - Advogado do Procon - 2023

A respeito de ética no âmbito público, analise as afirmativas a seguir:

I. A ética no serviço público é pressuposto do servidor público.

II. Os trabalhadores com vínculo com entidades governamentais precisam seguir uma série de valores e regras estabelecidos para esse serviço.

III. Como se relaciona à moral, a ética pode sofrer ajustes pessoais de acordo com os valores morais e princípios individuais de cada cidadão.

Assinale:

A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual a sintaxe correta para mostrar o tipo de uma variável em Python?

a = 45
print("O tipo da variável é: {0}".format(______________))

A) typeOf(a)

B) Type(a)

C) typeof(a)

D) type(a)

E) type a
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações profundas

A infraestrutura de fundação de qualquer empreendimento desempenha papel importante no suporte de cargas decorrentes do peso próprio da superestrutura e de sua utilização. As fundações são convencionalmente separadas em dois grandes grupos: superficiais e profundas.

Com base no que foi exposto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições a seguir.

( ) Estaca escavada mecanicamente é a estaca com a qual um operador, lançando mão de um trado manual, perfura o solo. Isso é feito exclusivamente com revestimento.

( ) Estacas são elementos de fundação profunda com auxílio de ferramentas ou equipamentos. O procedimento pode ser feito por cravação à percussão, prensagem, vibração ou escavação, ou ainda de forma mista, envolvendo mais de um desses processos.

( ) O elemento que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela resistência de ponta ou resistência do fuste, ou ainda pela combinação das duas formas, é classificado como estaca.

Assinale a alternativa que indica, de cima para baixo, a ordem correta.

A) V, V, V.

B) F, F, F.

C) V, F, V.

D) F, V, F.

E) F, V, V.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 34 usuários muito felizes estudando em nosso site.