Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Sistemas Digitais - Manipulação de Bits |
|
Como fazer o complemento de 1 de um número binário em Java - Solução usando manipulação de strings - Lista de Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 312 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Em Sistemas Digitais e na manipulação de bits, o complemento de 1 de um número binário é realizado de forma direta invertendo-se os "0s" e "1s", ou seja, todo zero (0) vira um (1) e todo um (1) vira zero (0). Dessa forma, se tivermos o número binário 11001, seu complemento de 1 será 00110. Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número binário e exiba o seu complemento de um. Para esta solução você deverá usar exclusivamente manipulação de strings. Sua saída deve ser parecida com: Informe um número binário: 1011001 O complemento de 1 é: 0100110 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
|
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Evolução das estruturas No final do século XIX, a alvenaria utilizada nas grossas paredes portantes e nas cúpulas, começa a perder a sua importância e seu destaque nas construções. Assinale abaixo a alternativa correta quanto às razões deste fato: Selecione a resposta: A) O alto custo deste sistema devido à mão de obra especializada. B) O longo tempo de execução dos arranha-céus executados em alvenaria de pedra. C) A dificuldade em transportar e em armazenar o material para a execução da estrutura. D) A possibilidade da construção de altos edifícios nos centros urbanos, feitos em aço. E) A inadequação estética conforme os movimentos artísticos da época. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythona = {5, 8, 2, 1} b = {1, 4, 5, 3} c = a & b print(c) Qual é o resultado de sua execução? A) {5, 5, 1, 1} B) Um erro de execução na linha 2 C) {1, 5} D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
O exercício do direito à propriedade Ainda sobre as ações judiciais correlatas aos direitos de vizinhança, mais especificamente sobre as ações de demarcação e divisão de propriedades, retificação de registros imobiliários e relação entre esses procedimentos, assinale a alternativa correta no que toca aos seus objetivos, às hipóteses de cabimento e às demais peculiaridades: A) A ação de demarcação serve para esclarecer os limites divisórios entre dois prédios de dois proprietários diferentes. B) O procedimento de retificação de matrícula serve para individualizar em matrículas separadas um bem que é de propriedade conjunta (condomínio). C) A ação de demarcação dispensa memorial descritivo e prova pericial no processo. D) As ações demarcatória e divisória não podem ser cumuladas na mesma ação, pois têm objetos diferentes. E) Os procedimentos ou as ações de marcação e divisão de propriedades só podem ser realizados judicialmente. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual das formas abaixo é válida para a declaração e inicialização de variáveis em JavaScript? A) int a = 5; B) declare a = 5; C) var a = 5; D) def a = 5; E) variable a = 5; Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual é a forma correta de se criar funções em Python? A) defun calcular(): B) def calcular(): C) void calcular(): D) def calcular(){} E) function calcular(): Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como criar uma tela de login usando o gerenciador de layout GridBagLayout do Java SwingQuantidade de visualizações: 35209 vezes |
Temos que aceitar o fato de que o uso de uma IDE visual facilita muito o trabalho de criação de interfaces gráficas (GUI). Contudo, é muito bom poder escrever telas via código mesmo. E o gerenciador de layout GridBagLayout possibilita a criação de layouts realmente avançados. O trecho de código abaixo mostra como criar uma tela de login usando este gerenciador. Guarde este código. Ele poder ser útil na criação de outros formulários: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import javax.swing.border.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Tela de login usando GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // define uma borda para aumentar o espaço // entre as bordas da janela e o gerenciador // de layout ((JComponent)getContentPane()).setBorder( new EmptyBorder(5, 8, 8, 8)); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // controla o espaço entre os componentes // e as linhas do GridBagLayout. // aqui nós definimos 3 pixels para os // lados de cima, esquerda, inferior e direita gbc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3); // adiciona componentes à janela // esta primeira JLabel ocupará duas células // na primeira linha gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha o label à esquerda gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST; JLabel infoLabel = new JLabel("Dados do Usuário:"); // vamos aumentar a fonte da JLabel infoLabel.setFont(new Font("SansSerif", Font.BOLD, 14)); // vamos adicionar um espaço extra na parte // inferior da JLabel infoLabel.setBorder( new EmptyBorder(0, 0, 5, 0)); add(infoLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 1; // cria a label do usuário JLabel usuarioLabel = new JLabel("Usuário:"); add(usuarioLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JTextField do usuário JTextField usuarioTxt = new JTextField(13); add(usuarioTxt, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 0; // coluna // cria a label da senha JLabel usuarioSenha = new JLabel("Senha:"); add(usuarioSenha, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JPasswordField da senha JPasswordField senhaTxt = new JPasswordField(13); add(senhaTxt, gbc); gbc.gridy = 3; // linha gbc.gridx = 1; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha os botões à direita gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST; JPanel botoesPanel = new JPanel(); botoesPanel.add(new JButton("Cancelar")); botoesPanel.add(new JButton("OK")); add(botoesPanel, gbc); pack(); // ajusta o tamanho da janela ao // dos componentes setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar a quantidade de palavras em uma string Java usando um objeto da classe StringTokenizerQuantidade de visualizações: 11407 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar um objeto da classe StringTokenizer, do pacote java.util para contar as palavras em um texto ou frase, ou seja, em uma string. O método que usaremos da classe StringTokenizer é countTokens() que retorna a quantidade de pedaçõs na string, separados por espaço. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Este exemplo mostra como contar as palavras // de uma string import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é bom demais"; StringTokenizer parser = new StringTokenizer(frase); int cont = parser.countTokens(); System.out.println("A frase contém " + cont + " palavras"); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase contem 6 palavras. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em JavaQuantidade de visualizações: 2299 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código Java completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar um número inteiro positivo System.out.print("Informe um número inteiro positivo: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o número é negativo? if(numero < 0){ System.out.println("Número inválido."); } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ System.out.println("Número válido, mas não é primo. "); } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ boolean primo = true; for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = false; break; } } if(primo){ System.out.println("O número informado é primo"); } else{ System.out.println("O número informado não é primo"); } } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |