Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Sistemas Digitais - Manipulação de Bits

Como fazer o complemento de 1 de um número binário em Java - Solução usando manipulação de strings - Lista de Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 369 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em Sistemas Digitais e na manipulação de bits, o complemento de 1 de um número binário é realizado de forma direta invertendo-se os "0s" e "1s", ou seja, todo zero (0) vira um (1) e todo um (1) vira zero (0).

Dessa forma, se tivermos o número binário 11001, seu complemento de 1 será 00110.

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número binário e exiba o seu complemento de um. Para esta solução você deverá usar exclusivamente manipulação de strings.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe um número binário: 1011001
O complemento de 1 é: 0100110
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar um número binário
    System.out.print("Informe um número binário: ");
    String binario = entrada.nextLine();
    
    // vamos converter a string em um arrays de chars
    char digitos[] = binario.toCharArray();
    
    // agora percorremos todos os dígitos do número binário
    // e trocamos os "0s" por "1s" e vice-versa
    for(int i = 0; i < digitos.length; i++){
      if(digitos[i] == '0'){
        digitos[i] = '1';
      }
      else{
        digitos[i] = '0';
      }
    }
    
    // convertemos de novo para string
    String complemento1 = String.valueOf(digitos);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O complemento de 1 é: " + complemento1);
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados boolean em seus códigos Java

Quantidade de visualizações: 22545 vezes
O tipo de dados boolean representa dois valores lógicos representados pelos literais true ou false. Valores boolean são produzidos pelos operadores relacionais (<, <=, > e >=), condicionais (&& e ||), lógicos (& e |) e de igualdade (== e !=) e são usados para gerenciar o fluxo de controle durante a execução do programa.

Veja um trecho de código exemplificando o uso deste tipo de dados:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    boolean continuar = true;
    
    if(continuar == true){
      System.out.println("Podemos continuar.");
    }
    else{
      System.out.println("Vamos parar.");
    }    
    
    System.exit(0);
  }
}

Quando quisermos testar se o valor de uma variável ou constante do tipo boolean é true, podemos omitir o operador e o literal. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

if(continuar){
  System.out.println("Podemos continuar.");
}

O mesmo vale para a negação:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

if(!continuar){
  System.out.println("Podemos parar.");
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Java para iniciantes - Como controlar a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double ou float

Quantidade de visualizações: 26518 vezes
Este trecho de código mostra como usar o método printf() do Java 5.0 para definir a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double.

Obs: Veja que há arredondamento durante a redução das casas decimais.

Eis o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double valor = 54.235344213;
    // exibe o valor original
    System.out.println(valor);
    
    // exibe o valor com duas casas decimais
    System.out.printf("%.2f\n", valor);
 
    // exibe o valor com quatro casas decimais
    System.out.printf("%.4f\n", valor);
   
    // exibe o valor com cinco casas decimais
    System.out.printf("%.5f\n", valor);
 
    // exibe o valor com uma casa decimal
    System.out.printf("%.1f", valor);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

54.235344213
54,24
54,2353
54,23534
54,2


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular o produto escalar entre dois vetores usando Java - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando Java

Quantidade de visualizações: 3085 vezes
O produto escalar (em inglês: dot product) entre dois vetores é um número real que relaciona o comprimento desses dois vetores e o ângulo formado por eles. É importante notar que alguns autores se referem ao produto escalar como produto interno.

Obtém-se o produto escalar entre dois vetores, no R2, ou três vetores, no R3, por meio da fórmula a seguir (assumindo dois vetores __$\vec{u} = (a, b)__$ e __$\vec{v} = (c, d)__$ no R2).

\[\vec{u} \cdot \vec{v} = a \cdot c + b \cdot d \]

Vamos agora a um exemplo prático. Veja a imagem abaixo, na qual temos dois vetores, com suas coordenadas e magnitudes (módulo, comprimento ou norma):



Note que ambos os vetores possuem como origem as coordenadas (0, 0). O primeiro vetor possui as coordenadas finais (4, 10) e magnitude 11, e o segundo vetor possui as coordenadas finais (11, 6) e magnitude 13. Magnitude é o tamanho do vetor, ou seja, seu comprimento, seu módulo ou norma.

Veja agora o código Java completo que lê as coordenadas dos dois vetores e calcula e mostra o produto escalar entre eles:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // x e y do primeiro vetor
    System.out.print("Coordenada x do primeiro vetor: ");
    float x1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do primeiro vetor: ");
    float y1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    
    // x e y do segundo ponto
    System.out.print("Coordenada x do segundo vetor: ");
    float x2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do segundo vetor: ");
    float y2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());    
    
    // vamos calcular o produto escalar
    float pEscalar = (x1 * x2) + (y1 * y2);
    
    // mostramos o resultado
    System.out.println("O produto escalar é: " + pEscalar);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 4
Coordenada y do primeiro vetor: 10
Coordenada x do segundo vetor: 11
Coordenada y do segundo vetor: 6
O produto escalar é: 104.0


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 79 usuários muito felizes estudando em nosso site.