Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Sistemas Digitais - Manipulação de Bits

Como fazer o complemento de 1 de um número binário em Java - Solução usando manipulação de strings - Lista de Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 312 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em Sistemas Digitais e na manipulação de bits, o complemento de 1 de um número binário é realizado de forma direta invertendo-se os "0s" e "1s", ou seja, todo zero (0) vira um (1) e todo um (1) vira zero (0).

Dessa forma, se tivermos o número binário 11001, seu complemento de 1 será 00110.

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número binário e exiba o seu complemento de um. Para esta solução você deverá usar exclusivamente manipulação de strings.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe um número binário: 1011001
O complemento de 1 é: 0100110
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Evolução das estruturas

No final do século XIX, a alvenaria utilizada nas grossas paredes portantes e nas cúpulas, começa a perder a sua importância e seu destaque nas construções. Assinale abaixo a alternativa correta quanto às razões deste fato:

Selecione a resposta:

A) O alto custo deste sistema devido à mão de obra especializada.

B) O longo tempo de execução dos arranha-céus executados em alvenaria de pedra.

C) A dificuldade em transportar e em armazenar o material para a execução da estrutura.

D) A possibilidade da construção de altos edifícios nos centros urbanos, feitos em aço.

E) A inadequação estética conforme os movimentos artísticos da época.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Analise o seguinte código Python

a = {5, 8, 2, 1}
b = {1, 4, 5, 3}
c = a & b
print(c)

Qual é o resultado de sua execução?

A) {5, 5, 1, 1}

B) Um erro de execução na linha 2

C) {1, 5}

D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3}
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O exercício do direito à propriedade

Ainda sobre as ações judiciais correlatas aos direitos de vizinhança, mais especificamente sobre as ações de demarcação e divisão de propriedades, retificação de registros imobiliários e relação entre esses procedimentos, assinale a alternativa correta no que toca aos seus objetivos, às hipóteses de cabimento e às demais peculiaridades:

A) A ação de demarcação serve para esclarecer os limites divisórios entre dois prédios de dois proprietários diferentes.

B) O procedimento de retificação de matrícula serve para individualizar em matrículas separadas um bem que é de propriedade conjunta (condomínio).

C) A ação de demarcação dispensa memorial descritivo e prova pericial no processo.

D) As ações demarcatória e divisória não podem ser cumuladas na mesma ação, pois têm objetos diferentes.

E) Os procedimentos ou as ações de marcação e divisão de propriedades só podem ser realizados judicialmente.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual das formas abaixo é válida para a declaração e inicialização de variáveis em JavaScript?

A) int a = 5;

B) declare a = 5;

C) var a = 5;

D) def a = 5;

E) variable a = 5;
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual é a forma correta de se criar funções em Python?

A) defun calcular():

B) def calcular():

C) void calcular():

D) def calcular(){}

E) function calcular():
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como criar uma tela de login usando o gerenciador de layout GridBagLayout do Java Swing

Quantidade de visualizações: 35209 vezes
Temos que aceitar o fato de que o uso de uma IDE visual facilita muito o trabalho de criação de interfaces gráficas (GUI). Contudo, é muito bom poder escrever telas via código mesmo. E o gerenciador de layout GridBagLayout possibilita a criação de layouts realmente avançados.

O trecho de código abaixo mostra como criar uma tela de login usando este gerenciador. Guarde este código. Ele poder ser útil na criação de outros formulários:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import javax.swing.border.*;
import java.awt.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Tela de login usando GridBagLayout");

    // define o layout
    setLayout(new GridBagLayout());
    
    // define uma borda para aumentar o espaço
    // entre as bordas da janela e o gerenciador
    // de layout
    ((JComponent)getContentPane()).setBorder(
       new EmptyBorder(5, 8, 8, 8));

    // cria o GridBagConstraints
    GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints();

    // controla o espaço entre os componentes
    // e as linhas do GridBagLayout.
    // aqui nós definimos 3 pixels para os
    // lados de cima, esquerda, inferior e direita
    gbc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3);

    // adiciona componentes à janela
    // esta primeira JLabel ocupará duas células
    // na primeira linha
    gbc.gridy = 0; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha
    // alinha o label à esquerda
    gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST;
    JLabel infoLabel = new JLabel("Dados do Usuário:");
    // vamos aumentar a fonte da JLabel
    infoLabel.setFont(new Font("SansSerif", 
      Font.BOLD, 14));
    // vamos adicionar um espaço extra na parte
    // inferior da JLabel
    infoLabel.setBorder(
      new EmptyBorder(0, 0, 5, 0));
    
    add(infoLabel, gbc);

    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    gbc.gridwidth = 1;
    // cria a label do usuário
    JLabel usuarioLabel = new JLabel("Usuário:");
    add(usuarioLabel, gbc);

    gbc.gridy = 1; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    // cria a JTextField do usuário
    JTextField usuarioTxt = new JTextField(13);
    add(usuarioTxt, gbc);

    gbc.gridy = 2; // linha
    gbc.gridx = 0; // coluna
    // cria a label da senha
    JLabel usuarioSenha = new JLabel("Senha:");
    add(usuarioSenha, gbc);    
    
    gbc.gridy = 2; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    // cria a JPasswordField da senha
    JPasswordField senhaTxt = new JPasswordField(13);
    add(senhaTxt, gbc);

    gbc.gridy = 3; // linha
    gbc.gridx = 1; // coluna
    gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha
    // alinha os botões à direita
    gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST;
    JPanel botoesPanel = new JPanel();
    botoesPanel.add(new JButton("Cancelar"));
    botoesPanel.add(new JButton("OK"));
    add(botoesPanel, gbc);

    pack(); // ajusta o tamanho da janela ao
    // dos componentes
    setVisible(true);    
  }

  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar a quantidade de palavras em uma string Java usando um objeto da classe StringTokenizer

Quantidade de visualizações: 11407 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar um objeto da classe StringTokenizer, do pacote java.util para contar as palavras em um texto ou frase, ou seja, em uma string. O método que usaremos da classe StringTokenizer é countTokens() que retorna a quantidade de pedaçõs na string, separados por espaço.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// Este exemplo mostra como contar as palavras
// de uma string

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é bom demais";
    
    StringTokenizer parser = new StringTokenizer(frase);
    int cont = parser.countTokens();
    
    System.out.println("A frase contém " + 
        cont + " palavras");
    
    System.exit(0);
  }
}  

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase contem 6 palavras.


Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é primo em Java

Quantidade de visualizações: 2299 vezes
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos.

É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par.

Veja agora um código Java completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;
 
import java.util.Scanner;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos solicitar um número inteiro positivo
    System.out.print("Informe um número inteiro positivo: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o número é negativo?
    if(numero < 0){
      System.out.println("Número inválido.");
    }
    // é 0 ou 1?
    else if((numero == 0) || (numero == 1)){
      System.out.println("Número válido, mas não é primo. ");
    }
    // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo
    else{
      boolean primo = true;
      for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++){
        // se passar no teste, não é primo
        if (numero % i == 0) {
          primo = false;
          break;
        }
      }
      
      if(primo){
        System.out.println("O número informado é primo");
      }
      else{
        System.out.println("O número informado não é primo");
      }
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 9
O número informado não é primo


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 39 usuários muito felizes estudando em nosso site.