Você está aqui: C# ::: C# para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em C#Quantidade de visualizações: 237 vezes |
A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo. Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é: \[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \] Onde: v ? velocidade de queda (m/s) g ? aceleração da gravidade (m/s2) t ? intervalo de tempo (s) Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s. Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C# completo para o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // gravidade terrestre em m/s2 double gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) double tempo = 15.00; // em segundos // velocidade da queda nesse intervalo double velocidade = gravidade * tempo; // mostramos o resultado Console.WriteLine("A velocidade da queda livre é: " + velocidade); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h. Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C# que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // gravidade terrestre em m/s2 double gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) int tempo; // velocidade da queda nesse intervalo double velocidade; // um laço for que repete 10 vezes for (int i = 1; i <= 10; i++) { tempo = i; // inicialmente será um segundo velocidade = gravidade * tempo; Console.WriteLine("A velocidade no tempo " + tempo + ": " + velocidade); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
C# para iniciantes - Como usar o tipo de dados char da linguagem C#Quantidade de visualizações: 15604 vezes |
O tipo de dados char é usado quando queremos declarar, definir e usar caracteres em nossos programas. Em C#, uma variável do tipo char armazena um caractere Unicode, que são caracteres de 16 bits usados para representar a maioria das linguagens escritas mais conhecidas no mundo. O tipo char é um apelido C# para o tipo System.Char da plataforma .NET e sua faixa de valores varia de U+0000 à U+ffff (de 0 à 65535). Variáveis do tipo char podem ser declaradas e receber valores literais de três formas. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // define uma letra char letra = 'A'; // define um valor hexadecimal equivalente à letra "A" char letra2 = '\x0041'; // define um valor Unicode equivalente à letra "A" char letra3 = '\u0041'; Há ainda a possibilidade de efetuar um cast de um valor inteiro para o tipo char. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // converte o valor 65 para um char char letra = (char)65; // exibe o resultado Console.WriteLine("A letra é: " + letra); Quando se trata de conversões implícitas, o tipo char pode ser convertido implicitamente para os tipos ushort, int, uint, long, ulong, float, double e decimal. Contudo, o caminho contrário não é possível, ou seja, nenhum outro tipo de dados pode ser convertido para o tipo char sem a necessidade de um cast (conversão explícita). Para finalizar, veja um trecho de código que exibe o alfabeto completo em letras maiúsculas: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 65; i <= 90; i++){ char letra = (char)i; Console.Write(letra + " "); } // pausa o programa Console.ReadKey(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover espaços em excesso de uma string C# usando expressões regularesQuantidade de visualizações: 14483 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar expressões regulares em C# para remover os espaços em excesso de uma frase ou texto. Esta técnica é bem útil quando estamos trabalhando com dados informados pelos usuários de nossas aplicações. Temos sempre que verificar, não somente o excesso de espaços no meio do texto, quanto espaços no início e no fim das strings informadas. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Text.RegularExpressions; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos construir o Regex com o padrão que queremos Regex regex = new Regex("\\s +", RegexOptions.IgnoreCase | RegexOptions.Compiled); // frase com espaços string frase = " Gosto muito de C# "; // frase sem espaços string resultado = (regex.Replace(frase, " ")).Trim(); // mostramos o resultado Console.WriteLine("Frase com espaços em excesso: {0}", frase); Console.WriteLine("Espaços em excesso removidos: {0}", resultado); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Frase com espaços em excesso: Gosto muito de C# Espaços em excesso removidos: Gosto muito de C# |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Como desenhar texto usando o método DrawString() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 5830 vezes |
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single) ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos" g.DrawString("Arquivo de Códigos", this.Font, new SolidBrush(Color.Red), 40, 60); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), new SolidBrush(Color.Red), 40, 60); As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), new SolidBrush(Color.Red), new PointF(80f, 120f)); |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado O concreto armado é composto pelo concreto simples e por barras de aço estrategicamente posicionadas no interior do concreto. O trabalho conjunto é garantido pela aderência entre os materiais que o compõem e, com isso, o concreto armado une a resistência à compressão do concreto com a resistência à tração do aço. Com relação às características do concreto armado, assinale a alternativa correta: A) O concreto armado tem elevada resistência à compressão e baixa resistência à tração. B) As armaduras colocadas na parte inferior de vigas de concreto absorvem os esforços de tração de uma peça sujeita à flexão e controlam o aparecimento de fissuras. C) As armaduras de peças de concreto armado se limitam a absorver os esforços gerados por solicitações normais de tração. D) É preciso ter cuidado ao utilizar o concreto e o aço em conjunto, já que são materiais distintos. E) O concreto armado surgiu apenas no século XX, quando passou a ser utilizado também no Brasil. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Escoamento laminar Em escoamento laminar, a região de entrada do fluido é definida por um comprimento de entrada. Esse comprimento é compreendido entre quais distâncias? A) Entre a região de entrada e a região de comportamento completamente desenvolvido. B) Entre a região de entrada e a região de comportamento parcialmente desenvolvido. C) Entre a região de entrada e a região de saída do escoamento. D) Entre a região de comportamento completamente desenvolvido e a região de saída do escoamento. E) Entre a região de entrada e a região com defeito de velocidade. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?for i in range(0, 10, 3): print(i, end=" ") A) 0 3 6 9 B) 0 1 2 3 C) 3 6 9 12 D) 10 20 30 40 E) 0 0 0 0 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Características do concreto armado Os domínios de deformação em concreto armado são categorias que descrevem diferentes estados de deformação do material em relação às tensões aplicadas. Cada domínio corresponde a um comportamento específico do material e pode ser usado para entender como o concreto e o aço de reforço interagem sob diferentes condições de carga. Nesse sentido, assinale a alternativa que traz o domínio no qual as peças de concreto armado devem ser projetadas de modo a melhor aproveitar as resistências dos materiais. A) Domínio 1. B) Domínio 2. C) Domínio 3. D) Domínio 4. E) Domínio 5. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Densidade de um fluido Um fluido encontra-se em um recipiente com volume de 300L. Sabendo que a massa desse fluido é de 2kg, qual a sua densidade em kg/m3? A) 0,67kg/m3. B) 6,67kg/m3. C) 0,15kg/m3. D) 150kg/m3. E) 151,5kg/m3. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |