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Excluir uma coluna de uma JTable em tempo de execução

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import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
import java.util.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
		
    final DefaultTableModel modelo = new MyDefaultTableModel();
    
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(modelo);
    tabela.setAutoCreateColumnsFromModel(false);
    
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
    
    JButton btn = new JButton("Inserir Colunas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
      	public void actionPerformed(ActionEvent e){
      	  String titulo = JOptionPane.showInputDialog(null, 
      	     "Informe o título para a nova coluna:");
      	  int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
      	                "Informe a posição da nova coluna:"));
      	  
      	  // testa se a posição é válida
      	  if(pos > (modelo.getColumnCount() - 1))
      	    pos = 0;
      	  
      	  // Insere uma coluna na posição especificada
          insertColumn(tabela, titulo, null, pos);
        }
      }	
    );
    
    JButton btn2 = new JButton("Excluir Colunas");
    btn2.addActionListener(
      new ActionListener(){
      	public void actionPerformed(ActionEvent e){
      	  int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
      	                "Informe a posição da coluna a ser excluída:"));
      	  
      	  // testa se a posição é válida
      	  if(pos < modelo.getColumnCount())
      	    // remove a coluna na posição especificada
            removeColumnAndData(tabela, pos);
        }
      }	
    );  
    
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
	
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
			
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
    c.add(btn2);
    	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
  
  public void betterAddColumn(JTable table, Object headerLabel,
                                Object[] values) {
    DefaultTableModel model = (DefaultTableModel)table.getModel();
    TableColumn col = new TableColumn(model.getColumnCount());
    
    if(table.getAutoCreateColumnsFromModel()) {
      throw new IllegalStateException();
    }
    col.setHeaderValue(headerLabel);
    table.addColumn(col);
    model.addColumn(headerLabel.toString(), values);
  }
  
  public void insertColumn(JTable table, Object headerLabel,
                             Object[] values, int vColIndex){
    betterAddColumn(table, headerLabel, values);
    table.moveColumn(table.getColumnCount()-1, vColIndex);
  }
  
  public void removeColumnAndData(JTable table, int vColIndex) {
    MyDefaultTableModel model = (MyDefaultTableModel)table.getModel();
    TableColumn col = table.getColumnModel().getColumn(vColIndex);
    int columnModelIndex = col.getModelIndex();
    Vector data = model.getDataVector();
    Vector colIds = model.getColumnIdentifiers();
    
    table.removeColumn(col);
    
    colIds.removeElementAt(columnModelIndex);
    
    for (int r=0; r<data.size(); r++) {
      Vector row = (Vector)data.get(r);
      row.removeElementAt(columnModelIndex);
    }
    model.setDataVector(data, colIds);
    
    Enumeration enume = table.getColumnModel().getColumns();
    for (; enume.hasMoreElements(); ) {
      TableColumn c = (TableColumn)enume.nextElement();
      if (c.getModelIndex() >= columnModelIndex) {
        c.setModelIndex(c.getModelIndex()-1);
      }
    }
    model.fireTableStructureChanged();
  }
	
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

class MyDefaultTableModel extends DefaultTableModel {
  public Vector getColumnIdentifiers() {
    return columnIdentifiers;
  }
}


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Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - Revisado

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Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos.

A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java.

A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect.

Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.lang.reflect.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos carregar a classe Object
    try{
      Class c = Class.forName("java.lang.Object");
 
      // obtém os nomes dos métodos
      Method[] metodos = c.getMethods(); 
 
      // exibe o nome de cada método
      for(int i = 0; i < metodos.length; i++){
        System.out.println(metodos[i].getName()); 
      }
    }
    catch(ClassNotFoundException e){
      System.out.println(e.getMessage()); 
    }
 
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

wait
wait
wait
equals
toString
hashCode
getClass
notify
notifyAll

Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API:

1) Determinar a classe de um objeto;
2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe;
3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface;
4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução;
5) Obter e definir o valor do campo de um objeto;
6) Invocar um método em um objeto;
7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução.

A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercícios Resolvidos de Java - Como converter de decimal para números romanos em Java

Quantidade de visualizações: 556 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro decimal e converta-o para o número romano correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número decimal: 2023
O número romano correspondente é: MMXXIII 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Este código completo faz parte do nosso E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas.
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Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em Java dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 1211 vezes
Nesta dica de Java veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Java completo para esta tarefa:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos usar a classe Scanner para ler os dados
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
    System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: ");
    double x1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: ");
    double y1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
    System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: ");
    double x2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: ");
    double y2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    String sinal = "+";
    // vamos calcular o coeficiente angular da reta
    double m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
    // vamos calcular o coeficiente linear
    double n = y1 - (m * x1);
 
    // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
    if (n < 0){
      sinal = "-";
      n = n * -1;
    }
  
    // mostra a equação reduzida da reta
    System.out.println("Equação reduzida: y = " + m + "x" 
      + " " + sinal + " " + n);
    
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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