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Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em C# - Lista de Exercícios Resolvidos de C#Quantidade de visualizações: 524 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C# que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas Console.Write("Informe o valor x da coordenada: "); x = Int32.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe o valor y da coordenada: "); y = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0) { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Primeiro Quadrante (+,+)"); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0) { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Segundo Quadrante (-,+)"); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0) { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Terceiro Quadrante (-,-)"); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0) { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Quarto Quadrante (+,-)"); } // a coordenada está na origem else { Console.WriteLine("A coordenada (" + x + "," + y + ") está na origem"); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
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C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como criar uma List genérica de inteiros em C#, adicionar elementos e percorrê-los usando o laço foreachQuantidade de visualizações: 31071 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o laço foreach do C# para percorrer os elementos de uma List genérica. Primeiro nós criamos a lista de inteiros usando o construtor List<int>() e, em seguida, adicionamos itens a ela usando a função Add(). Para finalizar, usamos o laço foreach para percorrer os elementos individualmente. Veja o código C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections.Generic; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // cria uma List genérica de inteiros List<int> valores = new List<int>(); // insere valores na lista valores.Add(4); valores.Add(2); valores.Add(87); valores.Add(23); // acessa os valores da lista e os exibe // usando um laço foreach Console.WriteLine("Os elementos da Lista são: "); foreach (int valor in valores) { Console.WriteLine(valor); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Os elementos da Lista são: 4 2 87 23 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos iniciasQuantidade de visualizações: 17013 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C# para iniciantes - Como usar o laço for da linguagem C#Quantidade de visualizações: 12014 vezes |
O laço for em C# é usado quando queremos executar uma instrução ou um bloco de instruções um determinado número de vezes. Este laço é composto de três partes: Inicialização: Laços for são controlados por uma variável de controle. Nesta parte nós definimos o tipo de dados e o valor inicial desta variável. Esta parte do laço é executada somente na primeira iteração. Teste da condição de parada: Cada iteração do laço acontece mediante uma condição. Esta condição é avaliada e, caso o retorno seja satisfatório, a execução do laço continua. O resultado da avaliação desta parte do laço deve ser true ou false. Tenha em mente que, se a condição já for falsa na primeira iteração, o laço nunca será executado. Incremento ou decremento da variável de controle: Esta parte do laço é executada após cada iteração. É aqui que incrementamos ou decrementamos o valor da variável de controle. Esta parte é importante. Não manipular o valor da variável de controle pode resultar em laços infinitos. Veja um laço for no qual contamos de 0 a 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i++){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Veja agora um laço for que exibe os números pares de 0 a 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i += 2){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } E finalmente, um laço for que conta de 10 até 0: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 10; i >= 0; i--){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Com exceção da parte do teste de condição de parada, as demais partes de um laço for podem conter múltiplas instruções separadas por vírgulas. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 0, x = 3; i < 10; i++, x *= 4){ Console.WriteLine("{0}", i + x); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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