Você está aqui: VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Como transformar dias em anos, meses, semanas e dias em VisuAlg - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 685 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar o número de dias e faça a conversão para anos, meses, semanas e dias. O número informado pelo usuário deve ser um inteiro positivo. Não há necessidade de considerar anos bissextos nem validar a entrada do usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o número de dias: 500 Você informou 500 dias Isso equivale a: 1 anos 4 meses 2 semanas 1 dias Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Converter dias em anos, meses, semanas e dias" var // variáveis usadas na resolução do problema total_dias, anos, meses, semanas, dias: inteiro inicio // vamos ler a quantidade e dias escreva("Informe o número de dias: ") leia(total_dias) dias <- total_dias // vamos obter a quantidade de anos anos <- Int(dias / 365) dias <- dias % 365 // agora a quantidade de meses meses <- Int(dias / 30) dias <- dias % 30 // agora a quantidade de semanas semanas <- Int(dias / 7) // e finalmente os dias dias <- dias % 7 // e mostramos os resultados escreval("Você informou ", total_dias, " dias") escreval() escreval("Isso equivale a:") escreval(anos, " anos") escreval(meses, " meses") escreval(semanas, " semanas") escreval(dias, " dias") fimalgoritmo |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlgQuantidade de visualizações: 273 vezes |
Pergunta/Tarefa: A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo. Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do carro sem desconto: 25000 Informe o ano do carro: 2010 Desconto concedido: 1750 Valor do carro com desconto: 23250 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 30500 Informe o ano do carro: 1985 Desconto concedido: 3660 Valor do carro com desconto: 26840 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 16800 Informe o ano do carro: 1990 Desconto concedido: 2016 Valor do carro com desconto: 14784 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N Total de carros com ano até 2000: 2 Total geral a pagar: 64874 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real total_geral: real ano: inteiro total_carros_ano_2000: inteiro resposta: caractere inicio // vamos inicializar os valores de algumas variáveis total_geral <- 0 total_carros_ano_2000 <- 0 // repete até que o usuário informe o valor "N" repita // vamos ler o valor do carro sem desconto escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ") leia(valor_carro) // vamos ler o ano do carro escreva("Informe o ano do carro: ") leia(ano) // o ano é menor ou igual a 2000 se ano <= 2000 entao valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0) // vamos somar mais este carro total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1 senao valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0) fimse // calculamos o valor do carro com o desconto valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto) escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto) // somamos mais este valor ao total geral total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ") leia(resposta) // adiciona uma quebra de linha escreval() ate resposta = "N" // mostramos os resultados escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000) escreval("Total geral a pagar: ", total_geral) fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímparQuantidade de visualizações: 825 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 14 O número é par Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar" Var // variáveis usadas na resolução do problema numero: inteiro Inicio // vamos pedir para o usuário informar o número escreva("Informe um número: ") leia(numero) // vamos testar se o número é par ou ímpar se numero mod 2 = 0 entao escreval("O número é par") senao escreval("O número é ímpar") fimse Fimalgoritmo Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 325 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(IDECAN - 2021 - Perito Criminal de 1ª Classe (PEFOCE)/Engenharia Civil) O aparelho utilizado para medição e registro de precipitações é o A) pluviômetro. B) fluviógrafo. C) pluviógrafo. D) limnímetro. E) limnígrafo. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Santo Agostinho foi um dos mais influentes pensadores cristãos da antiguidade, e abordava em suas obras questões éticas baseadas na compreensão da natureza da ética e sua ligação com a religião. Os textos de Santo Agostinho buscavam conciliar a filosofia greco-romana e os princípios do cristianismo, oferecendo uma leitura racionalizada da religião, sem descaracterizar a ideia de sobrenatural e de fé. Suas reflexões sobre o livre-arbítrio, a existência e a percepção do mal e a busca pela virtude pelos humanos foram base para reflexões filosóficas do iluminismo à contemporaneidade. Considerando essas informações, qual dos seguintes temas éticos direciona as reflexões de Santo Agostinho? A) Hedonismo: defesa da busca pelo prazer como o caminho para a realização pessoal. B) Utilitarismo: escolha de ações pela felicidade geral, na maior porcentagem possível. C) Virtude: defesa da virtude como uma forma de aproximação do fiel à Deus. D) Existencialismo: compreensão da natureza da existência humana. E) Niilismo: questionamento da legitimidade de valores morais em contextos mundanos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Os ecossistemas de água doce podem ser classificados em lênticos e lóticos. É correto afirmar que A) ecossistemas lênticos são ambientes aquáticos de água corrente como rios e riachos. B) ecossistemas lóticos são ambientes aquáticos de água parada como lagos e lagoas. C) em lagos e lagoas, termoclina é a zona de transição entre a camada superficial e a camada profunda, sendo uma camada fina de rápida variação de temperatura. D) um reservatório pode apresentar compartimentos com características semelhantes a rios, e outro semelhantes ao ambiente de lagos, sendo que quanto maior o tempo de residência do reservatório, maior a tendência do reservatório de se comportar como rio. E) a solubilidade do oxigênio na água está associada à temperatura e à pressão. Com a diminuição da temperatura e o aumento da pressão, ocorre redução da solubilidade do oxigênio na água. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais Uma das formas de produzir energia elétrica é por meio da energia nuclear. A energia nuclear frequentemente é contestada por apresentar dois grandes problemas: a geração de lixo nuclear, de difícil descarte; e a fragilidade estrutural dos reatores nucleares. Quanto ao segundo ponto, é necessário construir uma estrutura no entorno dos reatores que seja capaz de absorver, inclusive, o impacto de uma bomba (em caso de guerra). Uma bomba é um caso de que tipo de ação? A) Permanente direta. B) Excepcional. C) Acidental indireta. D) Acidental direta. E) Permanente indireta. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Responsabilidade civil no código de defesa do consumidor Um consumidor compra um ferro de passar roupa e quando está manejando o ferro pela primeira vez ele explode e o atinge, causando-lhe danos morais e estéticos. O consumidor é levado ao hospital para tratar alguns ferimentos. Nesse caso, a ação indenizatória deverá ser proposta em face do fabricante no prazo de: A) prazo decadencial de 5 anos. B) prazo prescricional de 30 dias. C) prazo decadencial de 90 dias. D) prazo prescricional de 5 anos. E) prazo prescricional de 90 dias. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg |
Veja mais Dicas e truques de VisuAlg |
Dicas e truques de outras linguagens |
wxWidgets - Como usar a classe wxFrame para criar a janela principal de suas aplicações C++ wxWidgets Revit C# - Como criar eixos no Revit via programação usando a função Create() da classe Grid da Revit C# API |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |