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Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Entendendo a interface TableColumnModel

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A interface TableColumnModel foi idealizada para manter instâncias da classe TableColumn, onde cada instância representa uma única coluna de dados do TableModel. TableColumn é a classe responsável por gerenciar a exibição de uma coluna na GUI da JTable. Cada TableColumn tem um renderizador de célula, um editor de célula, um table header e um renderizador de célula para os títulos da tabela associados a ela.

Quando uma JTable é colocada em um JScrollPane seus títulos são colocados na parte COLUMN_HEADER do painel de rolagem e podem ser arrastados e redimensionados afim de reordenar ou alterar o tamanho das colunas. O renderizador do título de uma TableColumn é responsável por retornar o componente usado para a exibição do título da coluna, e o renderizador de células é responsável por retornar o componente usado para exibir cada célula.

Como acontece com os renderizadores de JList e JTree, estes renderizadores também agem como "carimbos" e não são interativos. Os componentes retornados pelos editores de células são completamente interativos. Renderizadores de células são instâncias de TableCellRenderer e editores de células são instâncias de CellEditor. Se nenhum destes são explicitamente definidos, versões padrões serão usadas baseadas no tipo da Class do tipo de dados correspondente ao TableModel.

O trabalho da interface TableColumnModel é gerenciar todas as instâncias de TableColumns, fornecendo controle sobre a ordem, seleção de colunas e tamanho de margens. Para suportar diferentes modos de seleção, a TableColumnModel mantém uma ListSelectionModel que permite seleções únicas, de intervalo único e seleções de múltiplos intervalos.

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Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto)

Java Collections - Como usar a interface Set em seus códigos Java

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A interface Set estende a interface Collection mas não adiciona novos métodos ou constantes. Em vez disso, esta interface define que uma instância de Set não contenha elementos duplicados. Esta responsabilidade é transferida para as classes que implementam a interface.

A classe abstrata AbstractSet é uma classe de conveniência que herda da classe também abstrata AbstractCollection e implementa a interface Set. A classe AbstractSet fornece implementações concretas para os métodos equals() e hashCode(). Estes métodos permitem a funcionalidade da não permissão de elementos duplicados nos conjuntos.

As classes concretas mais conhecidas da interface Set são:

HashSet - Esta classe é implementada em cima de uma tabela hash, ou seja, um array (matriz) na qual os elementos são armazenados em posições calculadas de acordo com o seu conteúdo. Uma característica interessante de HashSet é que os elementos raramente são retornados na mesma ordem na qual foram inseridos.

LinkedHashSet - Esta classe estende a classe HashSet com uma implementação de lista ligada (linked list) que permite a ordenação dos elementos no conjunto.

TreeSet - Esta classe é uma classe concreta que implementa a interface SortedSet. A interface SortedSet é uma sub-interface de Set que garante que os elementos no conjunto estejam ordenados. Além disso, esta interface fornece os métodos first() e last() para acessar o primeiro e o último elemento do conjunto. Há ainda os métodos headSet(toElement) e tailSet(fromElement) para retornar uma faixa do conjunto cujos elementos sejam "menores" que toElement e "maiores" que fromElement.

Seja qual for a implementação de Set que você queira usar, é sempre uma boa idéia codificar em cima da interface. Isso facilita a troca de HashSet por TreeSet ou vice-versa sem grandes modificações no seu código.

Veja um exemplo no qual usamos a classe concreta HashSet para representar um conjunto de cinco strings únicas:

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Ao executar este trecho de código teremos um resultado parecido com:

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Note que raramente os elementos serão exibidos na ordem na qual eles foram inseridos. Experimente agora trocar a linha:

Set<String> conjunto = new HashSet<>();

por

Set<String> conjunto = new LinkedHashSet<>();

Execute o código novamente e verá que agora os elementos são exibidos na mesma ordem que foram inseridos.


Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe Graphics

Quantidade de visualizações: 11607 vezes
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:

public abstract void drawString(String str,
  int x,int y)


Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos.

O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel:

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Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular o volume e a área de um cilindro em Java - Geometria Espacial em Java

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Pergunta/Tarefa:

O Cilindro ou Cilindro Circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos.

Veja a imagem a seguir:



Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o raio e a altura de um cilindro e calcule e mostre o seu volume e sua área de superfície. Os valores informados pelo usuário deverão ser do tipo double e os resultados deverão também ser do tipo double.

Para auxiliar nos cálculos, a fórmula do volume do cilindo é:

\[ \text{V} = \pi \cdot r^2 \cdot \text{h} \]

Já a fórmula da área do cilindro é:

\[ \text{A} = \text{2} \cdot \pi \cdot r \cdot (r + h) \]

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o raio do cilindro: 5
Informe a altura do cilindro: 8
O volume do cilindro é: 628.3185307179587
A área do cilindro é: 408.4070449666731
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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