Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Escreva um programa Java para ajudar o motorista a se decidir - Lista de Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 533 vezes
Pergunta/Tarefa:

Existe a convenção de que o etanol será mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou sair 30% mais barato, conforme parâmetros do Inmetro. Ela foi determinada a partir da diferença de consumo entre os dois combustíveis: como o álcool bebe 30% mais que a gasolina, seu custo deve ser pelo menos 30% inferior ao da gasolina para ser vantajoso.

Para saber o que ficará mais em conta, divida o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0.7, o recomendável é abastecer com álcool. Caso seja maior, o mais viável é escolher a gasolina.

Escreva um programa Java que pede ao usuário o preço do litro de etanol e o preço do litro da gasolina e informe qual dos dois combustíveis é recomendável colocar. Lembre-se: Se o preço do etanol for acima de 70% o recomendável é abastecer com gasolina.

Sua saída deve ser parecida com:

1
2
3
Informe o valor do litro de etanol: 3.22
Informe o valor do litro de gasolina: 5.46
Compensa colocar etanol
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
----------------------------------------------------------------------
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
 
Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-(
PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br
----------------------------------------------------------------------
 
package estudos;
 
import java.util.Scanner;
 
public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double preco_etanol, preco_gasolina;
     
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos ler o preço do litro de etanol
    System.out.print("Informe o valor do litro de etanol: ");
    preco_etanol = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o preço do litro de gasolina
    System.out.print("Informe o valor do litro de gasolina: ");
    preco_gasolina = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
     
    // compensa colocar gasolina?
    if ((preco_etanol / preco_gasolina) > (70 / 100.0)){
      System.out.println("Compensa colocar gasolina");
    }
    // melhor colocar etanol então
    else{
      System.out.println("Compensa colocar etanol");
    }
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 37 usuários muito felizes estudando em nosso site.