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Crie uma classe Esfera contendo um atributo de instância chamado diametro, do tipo double. Defina um construtor público que receberá o valor do diâmetro - Exercícios Resolvidos de Java

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Pergunta/Tarefa:

Este desafio de programação Java aborda a Programação Orientada a Objetos.

Crie uma classe Esfera contendo um atributo de instância chamado diametro, do tipo double. Defina um construtor público que receberá o valor do diâmetro da esfera e o usará para inicializar a variável diametro privada.

Em seguida crie um método que calcula e retorna o volume da esfera como um double. Crie também um método que calcula e retorna a área da esfera.

Finalmente, na classe principal da sua aplicação Java, crie três instâncias da classe Esfera e mostre os volumes e áreas correspondentes a cada uma.

Para que você relembre as propriedades de uma esfera, dê uma olhada na imagem a seguir:



Para facilitar na tarefa, a fórmula para o volume da esfera quando temos o raio é:

\[ \text{V} = \frac{\text{4} \cdot \pi \cdot r^3}{3} \]

Já a fórmula para o cálculo da área da esfera é:

\[ \text{A} = \text{4} \cdot \pi \cdot r^2 \]

Lembre-se de que o raio é o diâmetro dividido por 2.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o diâmetro da primeira esfera: 7
O volume da esfera é: 179.5943800302165
A área da esfera é: 153.93804002589985

Informe o diâmetro da segunda esfera: 5
O volume da esfera é: 65.44984694978736
A área da esfera é: 78.53981633974483

Informe o diâmetro da terceira esfera: 9.4
O volume da esfera é: 434.8927654315375
A área da esfera é: 277.59112687119415
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Código para a classe Esfera (Esfera.java):

package estudos;

// definição da classe Esfera
public class Esfera {
  private double diametro;

  // construtor da classe
  public Esfera(double diametro) {
    this.diametro = diametro;
  }

  // método que calcula e retorna o volume da esfera
  public double getVolume(){
    // calculamos o raio
    double raio = this.diametro / 2;
    // calculamos o volume
    double volume = (4 * Math.PI * Math.pow(raio, 3)) / 3.0;
    // e retornamos o volume calculado
    return volume;
  }
  
  // método que calcula e retorna a área da esfera


Código para a classe de testes (Estudos.java):

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double diametro;
    Esfera e1, e2, e3;

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o diâmetro da primeira esfera
    System.out.print("Informe o diâmetro da primeira esfera: ");
    diametro = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    // criamos uma instância da classe Esfera
    e1 = new Esfera(diametro);
    // mostramos as informações
    System.out.println("O volume da esfera é: " + e1.getVolume());
    System.out.println("A área da esfera é: " + e1.getArea());
    
    // vamos ler o diâmetro da segunda esfera
    System.out.print("\nInforme o diâmetro da segunda esfera: ");
    diametro = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    // criamos uma nova instância da classe Esfera


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