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Um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente - Lista de Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 433 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente do número aleatório gerado. Sua saída deve ser parecida com: O número gerado foi: 26 O seno do número gerado é: 0.7625584504796028 O cosseno do número gerado é: 0.6469193223286404 A tangente do número gerado é: 1.1787535542062797 O número gerado foi: 40 O seno do número gerado é: 0.7451131604793488 O cosseno do número gerado é: -0.6669380616522619 A tangente do número gerado é: -1.117214930923896 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Random; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_rand; double seno, cosseno, tangente; // vamos gerar o número aleatório na faixa 20-40 Random rand = new Random(); numero_rand = rand.nextInt(21) + 20; System.out.println("O número gerado foi: " + numero_rand); // vamos gerar o seno do número sorteado seno = Math.sin(numero_rand); System.out.println("O seno do número gerado é: " + seno); // vamos gerar o cosseno do número sorteado cosseno = Math.cos(numero_rand); System.out.println("O cosseno do número gerado é: " + cosseno); // agora a tangente do número sorteado tangente = Math.tan(numero_rand); System.out.println("A tangente do número gerado é: " + tangente); } } |
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Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem JavaQuantidade de visualizações: 1001 vezes |
A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula. Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s). A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é: \[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J. Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // energia cinética double energia_cinetica = 400; // em joule // massa do corpo double massa = 20; // em kg // e então calculamos a velocidade do corpo double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa)); // mostramos o resultado System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um valor está contido em um array em JavaQuantidade de visualizações: 11099 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java GUI ou console que declara, constrói e inicializa um vetor (array unidimensional) de 5 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar um valor inteiro e informe se o valor lido está contido no vetor. A declaração, construção e inicialização do vetor pode ser feita da seguinte forma: // declara, constrói e inicializa um vetor de 5 inteiros int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1}; Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import javax.swing.JOptionPane; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // declara, constrói e inicializa um vetor de 5 inteiros int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1}; // vamos ler um valor inteiro int pesquisa = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Valor:")); // vamos verificar se o valor informado está contido no vetor boolean encontrado = false; for(int i = 0; i < valores.length; i++){ if(valores[i] == pesquisa){ encontrado = true; break; } } if(encontrado){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor está no vetor"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor não está no vetor"); } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escrever um algoritmo que lê o público total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogoQuantidade de visualizações: 7191 vezes |
Pergunta/Tarefa: Em um determinado jogo de futebol havia 4 tipos de ingressos, assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00; geral 50% a R$ 5,00; arquibancada 30% a R$ 10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Escreva um programa (algoritmo) Java que leia o público total do jogo e forneça a renda obtida. Um outro enunciado muito comum deste exercício é: Escrever um algoritmo que lê o público total de futebol e fornecer a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00, geral 50% a R$ 5,00, arquibancada 30% a R$10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o público total do jogo de futebol: 10000 Renda geral do jogo: R$ 76.000,00 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.text.NumberFormat; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos obter o público total do jogo de futebol System.out.print("Informe o público total do jogo de futebol: "); int publico = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // renda do ingresso popular double popular = (publico * (10.0 / 100)) * 1.00; // renda do ingresso geral double geral = (publico * (50.0 / 100)) * 5.00; // renda do ingresso arquibancada double arquibancada = (publico * (30.0 / 100)) * 10.00; // renda do ingresso cadeiras double cadeiras = (publico * (10.0 / 100)) * 20.00; // obtemos a renda total double renda_total = popular + geral + arquibancada + cadeiras; // e exibimos o resultado NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance(); System.out.println("Renda geral do jogo: " + formato.format(renda_total)); } } |
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