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Faça um programa Java que lê 10 valores e os armazena em um vetor de float ou double. Em seguida, mostre na tela o maior valor, a média - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 324 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa Java que lê 10 valores e os armazena em um vetor de float ou double. Em seguida, mostre na tela: a) O maior valor; b) A média dos valores; c) Quais valores estão acima da média. Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com: Informe o 1.o valor: 8 Informe o 2.o valor: 5 Informe o 3.o valor: 2 Informe o 4.o valor: 6 Informe o 5.o valor: 7 Informe o 6.o valor: 11 Informe o 7.o valor: 3 Informe o 8.o valor: 4 Informe o 9.o valor: 1 Informe o 10.o valor: 12 Maior valor: 12.0 Média: 5.9 Elementos acima da média: 8.0 6.0 7.0 11.0 12.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valores[] = new double[10]; double maior, soma, media; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os elementos do array, ou seja, do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: "); valores[i] = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // agora vamos encontrar o maior valor e a média maior = valores[0]; soma = 0.0; for(int i = 0; i < valores.length; i++){ if(valores[i] > maior){ maior = valores[i]; } // adiciona este valor à soma soma = soma + valores[i]; } // mostramos o maior valor e a média media = soma / valores.length; System.out.println("\nMaior valor: " + maior); System.out.println("Média: " + media); // agora vamos mostrar os elementos que estão acima // da média System.out.println("\nElementos acima da média: "); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // este elemento está acima da média? if(valores[i] > media){ System.out.println(valores[i]); } } } } |
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Java ::: Classes e Componentes ::: JList |
Java Swing - Como obter a quantidade de itens em uma JList usando o método getSize() da interface ListModelQuantidade de visualizações: 9347 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos obter a quantidade de itens em uma JList por meio de uma chamada ao método getSize() da interface ListModel, responsável por gerenciar os itens da JList. Note que escrevi o exemplo abaixo sem usar nenhum editor GUI visual. Dessa forma fica mais fácil entender todas as partes que compoem uma aplicação Java Swing. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JList lista; public Estudos() { super("A classe JList"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria os itens da lista String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria a JList lista = new JList(nomes); // Um botão que permite obter a quantidade de itens JButton btn = new JButton("Quantidade de Itens"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ int quant = lista.getModel().getSize(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "A lista contém " + quant + " itens"); } } ); // Adiciona a lista à janela c.add(new JScrollPane(lista)); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como excluir linhas de uma JTable em tempo de execução usando o método removeRow() da classe DefaultTableModelQuantidade de visualizações: 15695 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível excluir uma determinada linha de uma JTable usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel. Veja que mostro também como inserir novas linhas na JTable usando o método insertRow(). Veja o resultado obtido na imagem abaixo: E agora o código Java Swing completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); final DefaultTableModel modelo = new DefaultTableModel(); // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(modelo); // Cria duas colunas modelo.addColumn("Nome"); modelo.addColumn("Idade"); JButton btn = new JButton("Inserir Linhas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe o nome:"); String idade = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a idade:"); int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a posição da nova linha:")); // testa se a posição é válida if(pos > (modelo.getRowCount() - 1)) pos = 0; // Insere uma linha na posição especificada modelo.insertRow(pos, new Object[]{nome, idade}); } } ); JButton btn2 = new JButton("Excluir Linhas"); btn2.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a posição da linha a ser excluída:")); // testa se a posição é válida if(pos < modelo.getRowCount()) // Exclui a linha na posição especificada modelo.removeRow(pos); } } ); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); c.add(btn); c.add(btn2); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 12435 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Java que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o primeiro lado do triângulo System.out.print("Informe o primeiro lado do triângulo: "); int ladoA = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o segundo lado do triângulo System.out.print("Informe o segundo lado do triângulo: "); int ladoB = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o terceiro lado do triângulo System.out.print("Informe o terceiro lado do triângulo: "); int ladoC = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // os lados informados formam um triângulo? if((ladoA < (ladoB + ladoC)) && (ladoB < (ladoA + ladoC)) && (ladoC < (ladoA + ladoB))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((ladoA == ladoB) && (ladoB == ladoC)){ System.out.println("O triângulo é equilátero"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((ladoA == ladoB) || (ladoA == ladoC) || (ladoC == ladoB)){ System.out.println("O triângulo é isósceles"); } else{ // é escaleno System.out.println("O triângulo é escaleno"); } } } else{ System.out.println("Os lados informados não formam um triângulo."); } } } |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valor = 5 for i in range(0, 4): valor++ print("O valor final é: {0} ".format(valor)) A) O valor final é: 8 B) O valor final é: 9 C) Erro de SyntaxError: invalid syntax na linha 3 D) O valor final é: 7 E) Erro de SyntaxError: invalid syntax na linha 2 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Evolução das estruturas Até o início do século XIX os metais exerciam uma função estrutural limitada nas edificações. O aço em abundância e econômico tornou-se disponível pela primeira vez na década de 1850. Assinale a opção correta quanto aos motivos que levaram à expansão da utilização de elementos metálicos em estruturas: Selecione a resposta: A) A utilização do ferro forjado e o sentido estético da época levaram a maior utilização da estrutura metálica. B) Devido à introdução do Processo Bessemer, em que grandes quantidades de ferro podiam ser transformadas em aço, em aproximadamente 20 minutos resultando em um metal com propriedades estruturais bastante superiores ao do ferro fundido. C) A carência de profissionais capacitados, artesãos, em trabalhar a alvenaria de pedra como elemento estrutural levaram a uma mudança em termos de tecnologia estrutural, havendo a utilização da estrutura metálica em larga escala. D) O incremento da urbanização e a necessidade da rapidez na construção de casas para as pessoas que vinham para as cidades trabalhar nas fábricas levaram à larga utilização da estrutura metálica, reduzindo assim, o seu custo. E) A verticalização das cidades e a ousadia dos arquitetos e dos construtores de se construir edifícios cada vez mais altos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Estrutura e propriedade dos materiais O carbono é um elemento que existe em várias formas polimórficas e também no estado amorfo. A figura a seguir representa, respectivamente, quais estruturas desse elemento? A) Uma célula unitária para a estrutura cristalina da grafita e a estrutura do diamante. B) Uma estrutura de um sólido cristalino de carbono simples e a estrutura do diamante. C) Uma célula unitária para a estrutura cúbica do diamante e a estrutura da grafita. D) A estrutura de uma célula de carbono da grafita e a estrutura cristalina do diamante. E) A estrutura da grafita e uma célula unitária para a estrutura cristalina cúbica do diamante. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual a saída do seguinte programa Python?valor = 0.0043563 print("Valor: %e" % valor) A) Erro de execução na linha 2 B) Valor: 0.004356 C) Valor: 4.356300e-03 D) Valor: 0 E) Valor: 0.0044 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Vigas a flexão simples: seções retangulares Além da preocupação com segurança e economia, o projetista estrutural precisa também se preocupar com a execução da obra. Vigas super armadas dificultam a concretagem, podendo resultar nos vazios do concreto, popularmente chamadas de bicheiras. Tendo isso em mente, qual é a largura mínima para uma viga com 3 barras de 16mm de armadura principal, dispostas na mesma camada, e estribo de 6,3mm? Considere que não há parede apoiada sobre a viga, a agressividade ambiental é classe III e o concreto tem brita 1. A) 12cm. B) 14cm. C) 19cm. D) 15cm. E) 20cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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