Você está aqui: C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a distância entre dois pontos no plano em C - C para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 477 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando C. Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em C é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: ![]() Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código C completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) float distancia2d(float x1, float y1, float x2, float y2); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema float x1, y1, x2, y2, distancia; // vamos ler os dados do primeiro ponto printf("Informe o x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Informe o y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // vamos ler os dados do segundo ponto printf("Informe o x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Informe o y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos obter a distância entre eles distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2); printf("Distância entre os dois pontos: %f", distancia); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) float distancia2d(float x1, float y1, float x2, float y2){ float a = x2 - x1; float b = y2 - y1; float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2)); return c; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro ponto: 3 Informe o y do primeiro ponto: 6 Informe o x do segundo ponto: 9 Informe o y do segundo ponto: 4 Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759 |
![]() |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular a área de um círculo em C dado o raio do círculoQuantidade de visualizações: 8617 vezes |
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:![]() Sendo assim, temos a seguinte fórmula: ![]() Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo. O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio. Veja agora um código C completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> // vamos definir o valor de PI #define PI 3.14159265358979323846 int main(int argc, char *argv[]){ int raio; printf("Informe o raio do círculo: "); // efetua a leitura do raio scanf("%d", &raio); // calcula a área double area = PI * pow(raio, 2); // mostra o resultado printf("A area do círculo de raio %d é igual a %f\n\n", raio, area); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 5 A area do círculo de raio 5 é igual a 78.539816 A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência. |
C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a transposta de uma matriz em C - Curso de C para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1015 vezes |
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante. Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que: ATji = Aij Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta. É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3. Antes de vermos o código C, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas: \[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \] Sua matriz transposta correspondente é: \[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \] E agora veja o código C que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos declarar e construir uma matrix // 2x3 (duas linhas e três colunas int matriz[2][3] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}}; int i, j; // vamos exibir os valores da matriz printf("Elementos da matriz:\n"); for(i = 0; i < 2; i++){ for(j = 0; j < 3; j++){ printf("%5d ", matriz[i][j]); } printf("\n"); } // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas int linhas = 3; // linhas da matriz original int colunas = 2; // colunas da matriz original int transposta[linhas][colunas]; // e agora vamos preencher a matriz transposta for(i = 0; i < 2; i++){ for(j = 0; j < 3; j++){ transposta[j][i] = matriz[i][j]; } } // vamos exibir os valores da matriz transposta printf("Elementos da matriz transposta:\n"); for(i = 0; i < 3; i++){ for(j = 0; j < 2; j++){ printf("%5d ", transposta[i][j]); } printf("\n"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Elementos da matriz: 3 5 7 1 2 9 Elementos da matriz transposta: 3 1 5 2 7 9 |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar os elementos de um vetor (array) usando a função qsort() da linguagem CQuantidade de visualizações: 947 vezes |
A função qsort() da linguagem C permite a ordenação dos elementos de um vetor (array ou matriz unidimensional) mediante o fornecimento de uma função auxiliar definida pelo usuário. Veja seu protótipo:void qsort(void *base, size_t num, size_t size, int(*comparator)(const void*, const void*)); Veja que só precisamos fornecer um ponteiro para o vetor a ser ordenado, a quantidade de elementos contidos no vetor, o tamanho em bytes de cada elemento e a função de comparação. No exemplo abaixo mostramos como ordenar um vetor contendo 9 valores inteiros: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função auxiliar que permite comparar dois valores // durante a ordenação int comparar(const void *a, const void *b){ return(*(int*)a - *(int*)b); } int main(int argc, char *argv[]) { int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; int i, tamanho = 9; // imprime o vetor sem a ordenação for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } // vamos ordenar o vetor usando qsort(valores, tamanho, sizeof(int), comparar); // imprime o vetor ordenado puts("\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } puts("\n"); system("pause"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 0 1 2 3 4 6 8 9 11 Pressione qualquer tecla para continuar... |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |