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Como calcular a distância entre dois pontos no plano em C - C para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 428 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando C. Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em C é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código C completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) float distancia2d(float x1, float y1, float x2, float y2); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema float x1, y1, x2, y2, distancia; // vamos ler os dados do primeiro ponto printf("Informe o x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Informe o y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // vamos ler os dados do segundo ponto printf("Informe o x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Informe o y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos obter a distância entre eles distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2); printf("Distância entre os dois pontos: %f", distancia); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) float distancia2d(float x1, float y1, float x2, float y2){ float a = x2 - x1; float b = y2 - y1; float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2)); return c; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro ponto: 3 Informe o y do primeiro ponto: 6 Informe o x do segundo ponto: 9 Informe o y do segundo ponto: 4 Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759 |
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Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em CQuantidade de visualizações: 1986 vezes |
A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados. A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é: \[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \] Onde: Epg ? energia potencial gravitacional (em joule, J). m ? massa do corpo (em kg). g ? aceleração da gravidade (m/s2). h ? altura do objeto em relação ao chão (em metros). Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo? Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // massa do corpo float massa = 2; // em kg // altura do corpo em relação ao chão float altura = 1.5; // em metros // vamos calcular a energia potencial gravitacional float epg = massa * gravidade * altura; // mostramos o resultado printf("A Energia Potencial Gravitacional é: %fJ", epg); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar protótipos de função em CQuantidade de visualizações: 12047 vezes |
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- `somar` undeclared (first use this function) A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // protótipo da função somar() int somar(int, int); Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // protótipo da função somar() int somar(int, int); int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Apostila de C para iniciantes - Como usar a função fread() da linguagem C para ler todo o conteúdo de um arquivo de uma só vezQuantidade de visualizações: 22806 vezes |
A função fread() se torna muito útil quando precisamos ler grandes blocos ou até mesmo todo o conteúdo de um arquivo. Neste caso, o conteúdo lido é guardado em um buffer para uso posterior. Veja o protótipo desta função:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- size_t fread(void *ptr, size_t size, size_t count, FILE *stream); Aqui ptr é um ponteiro para o buffer que receberá o conteúdo sendo lido. A capacidade deste buffer deverá ser no mínimo o valor de size multiplicado por count. O parâmetro size é o tamanho em bytes de cada elemento sendo lido. count é o número de elementos a serem lidos e stream é um ponteiro para o arquivo cujo conteúdo será lido. Se a leitura do conteúdo for feita com sucesso, a função fread() retornará a quantidade de elementos lidos com sucesso. No exemplo abaixo estamos lendo caracteres de 1 byte cada. Analise o código cuidadosamente e verá como é fácil modificá-lo para, por exemplo, ler apenas a metade do arquivo de cada vez: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos abrir o arquivo para leitura no modo binário FILE *arquivo = fopen("dados.txt", "rb"); if(arquivo != NULL){ // vamos obter o tamanho do arquivo em bytes fseek(arquivo, 0, SEEK_END); long tam_arquivo = ftell(arquivo); rewind(arquivo); // vamos alocar memória para todo o conteúdo do arquivo char *buffer = (char*)malloc(sizeof(char) * tam_arquivo); // a memória foi alocada com sucesso? if(buffer != NULL){ // vamos copiar o conteúdo do arquivo para o buffer size_t resultado = fread(buffer, 1, tam_arquivo, arquivo); // vamos verificar se a operação foi feita com sucesso if(resultado == tam_arquivo){ puts("O conteudo do arquivo foi lido com sucesso\n\n"); // vamos exibí-lo na tela puts(buffer); } } fclose(arquivo); // fecha o arquivo free(buffer); // libera a memória do buffer } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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Dimensionamento de pilares de extremidade As solicitações que ocorrem num pilar de extremidade podem ser as forças normais e os momentos fletores. No método de dimensionamento do pilar-padrão com curvatura aproximada, considera-se um momento mínimo que deverá ser comparado com os demais momentos de 1ª ordem. Diante do exposto, qual é o valor do momento mínimo nas direções x e y do pilar de extremidade apresentado na figura a seguir? A) M1d, mín, x = 4025,65KN.cm; M1d, mín, y = 2499,5KN.cm. B) M1d, mín, x = 1585,25KN.cm; M1d, mín, y = 2389,21KN.cm. C) M1d, mín, x = 2500KN.cm; M1d, mín, y = 3056,5KN.cm. D) M1d, mín, x = 2028,6KN.cm; M1d, mín, y = 3056,5KN.cm. E) M1d, mín, x = 2028,6KN.cm; M1d, mín, y = 2499KN.cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Responsabilidade civil dos prepostos e preponentes Com relação as definições do preposto, assinale a alternativa correta. A) O preposto pode negociar por conta própria ou de terceiro, e participar indiretamente de operação idêntica a que lhe foi cometida. B) O preposto não pode, sem autorização escrita, fazer-se substituir no desempenho da preposição, sob pena de responder pessoalmente pelos atos do substituto e pelas obrigações por ele contraídas. C) Considera-se inválida a entrega de papéis, bens ou valores ao preposto, encarregado pelo preponente, se este os recebeu sem protesto. D) As limitações contidas na outorga de poderes podem ser opostas a terceiros, dependem do arquivamento e averbação do instrumento no Registro Público de Empresas Mercantis. E) No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis, perante terceiros, pelos atos culposos e atos dolosos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptconst verdadeiro = true == []; const falso = true == ![]; document.write(verdadeiro + falso); Qual o resultado de sua execução? A) "true" B) 1 C) false D) 0 E) "false" Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual das formas abaixo é válida para a declaração e inicialização de variáveis em JavaScript? A) int a = 5; B) declare a = 5; C) var a = 5; D) def a = 5; E) variable a = 5; Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythona = {5, 8, 2, 1} b = {1, 4, 5, 3} c = a.intersection(b) print(c) Qual é o resultado de sua execução? A) {1, 5} B) Um erro de execução na linha 2 C) {5, 5, 1, 1} D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão console MySQL - Como usar joins no MySQL |
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