Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a distância entre dois pontos no plano em C - C para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 523 vezes
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando C.

Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em C é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço).

Comece analisando a imagem abaixo:



Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y).

Veja a fórmula:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\]

Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\]

Que resulta em 6,32 (aproximadamente).

E agora veja o código C completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles:

----------------------------------------------------------------------
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-(
PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>

// função que permite calcular a distância
// entre dois pontos no plano (R2)
float distancia2d(float x1, float y1, float x2, float y2);

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float x1, y1, x2, y2, distancia;
	  
  // vamos ler os dados do primeiro ponto
  printf("Informe o x do primeiro ponto: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Informe o y do primeiro ponto: ");
  scanf("%f", &y1);
    
  // vamos ler os dados do segundo ponto
  printf("Informe o x do segundo ponto: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Informe o y do segundo ponto: ");
  scanf("%f", &y2);
    
  // vamos obter a distância entre eles
  distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2);
  printf("Distância entre os dois pontos: %f", distancia);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// função que permite calcular a distância
// entre dois pontos no plano (R2)
float distancia2d(float x1, float y1,
                  float x2, float y2){
  float a = x2 - x1;
  float b = y2 - y1;
  float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2));
  return c;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o x do primeiro ponto: 3
Informe o y do primeiro ponto: 6
Informe o x do segundo ponto: 9
Informe o y do segundo ponto: 4
Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 22 usuários muito felizes estudando em nosso site.